Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços

Roubo ou furto? Quais as diferenças e como o seguro celular te ajuda?

Quando se compra um bem de alto valor, como um celular, uma das maiores preocupações é sobre o caso de roubo ou furto. E imaginar que seu aparelho possa sofrer algum desses crimes faz com que a procura de um seguro com essas coberturas aconteça.

Mas você sabia que roubo e furto não são a mesma coisa, né?

Para definir roubo ou furto, a justiça coloca que, por envolver violência contra alguém, o roubo, descrito no artigo 157 do Código Penal, é considerado um crime mais grave do que o furto.

Confira, agora, as diferenças!

O que é roubo?

O roubo é a subtração de um objeto alheio móvel com uso de violência ou grave ameaça à pessoa, de forma que beneficie o ladrão ou um terceiro.

Sendo assim, você pode classificar como roubo quando a pessoa que sofreu o ato está ciente da ação, ou seja, ela vê que algo está sendo retirado de si sem a sua permissão e, para a justiça, o envolvimento de violência não altera o crime.

Furto ou roubo diferença. | Foto: Unsplash.
Furto ou roubo diferença. | Foto: Unsplash.

O que é furto?

O furto também condiz ao ato de alguém pegar um objeto alheio móvel para ela ou para terceiros, porém, o que o diferencia do roubo é a ciência da pessoa que sofreu a ação.

Enquanto no roubo se subtrai algo de alguém por meio de violência ou ameaça, o furto ocorre de forma “silenciosa”, sem que a vítima perceba, sem uso de ameaça ou violência e, até mesmo, sem a pessoa estar presente na cena do crime.

Mas além disso, ainda existe outra dúvida sobre o que é roubo ou furto qualificado. Vamos te explicar agora!

Qual a diferença do furto para o furto qualificado?

O furto qualificado, segundo o artigo 155 do Código Penal, é aquele no qual acontece a destruição ou rompimento de um obstáculo, como bolsa cortada, vidro quebrado ou zíper estourado, diferente do furto simples, onde não há esses vestígios.

Como o Seguro Celular Ciclic pode te ajudar?

A primeira coisa que uma pessoa deve fazer ao perceber que sofreu roubo ou furto é ir em busca da delegacia de polícia mais próxima e fazer um boletim de ocorrência. E a segunda é acionar o seu seguro.

No Seguro Celular Ciclic, a cobertura é válida para casos de roubo ou furto qualificado e para abrir um sinistro, basta acessar o site da seguradora e apresentar os documentos necessários, como nota fiscal, boletim de ocorrência e IMEI.

Ao acionar essa proteção, disponibilizamos a possibilidade de troca por um novo aparelho. Desse modo, ao invés de se preocupar em encontrar um novo celular, você recebe outro igual ao seu direto em casa.

Quer saber mais sobre as coberturas do Seguro Celular da Ciclic? Visite a nossa página!