Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Veja a diferença entre gato pelo curto e gato pelo médio. Confira o animal gato raças. | Foto: Freepik.

Raças de gato com pelo curto: se apaixone agora por esses pets

Para você que é fã dos felinos, que tal conhecer mais sobre raças de gato pelo curto?

O gato de pelo curto brasileiro, por exemplo, é o certo para quem busca um pet ágil e confiante, de personalidade lúdica e sociável.

Quer conhecer mais sobre as raças? Continue a leitura e descubra quais são as mais populares, as maiores e as menores, além dos cuidados necessários!

Veja a diferença entre gato pelo curto e gato pelo médio. Confira o animal gato raças. | Foto: Freepik.
Veja a diferença entre gato pelo curto e gato pelo médio. | Foto: Freepik.

Quais são as raças mais populares?

Existem, aproximadamente, 25 raças de gatos de pelo curto. Listamos as mais populares:

1. Gato azul russo

Esse gato se destaca dos demais por sua inteligência e afeto. Ele é de médio porte e pelo curto de cor prateada. Além disso, adora o contato com as pessoas, tem orelhas grandes, bigodes bem visíveis e não forma bolas de pelo. A origem dessa raça é no norte da Rússia e ela é uma das mais antigas.

2. Gato-de-bengala

De origem norte-americana, esse felino foi criado a partir do cruzamento de um gato doméstico com um leopardo. Pode-se imaginar, então, que esse animal é bem musculoso e robusto. Por isso, ter um desses em casa é como ter um felino selvagem, mas de pequeno porte, já que ele também tem uma linda pelagem tigrada.

Esse pet apresenta cauda grossa, orelhas pequenas e pelagem curta, espessa e macia. Dentre suas qualidades, o gato-de-bengala é um ótimo nadador, além de ser brincalhão e bem agitado.

3. Gato Devon Rex

O Devon Rex, que surgiu na cidade inglesa de Devon, possui pelos macios e ondulados – normalmente, de coloração amarela -, orelhas grandes, olhos arredondados e cabeça pequena. Além disso, ele é um bicho de estimação carinhoso e que emite um miado suave. Também é um ótimo vigia e está sempre em alerta.

4. Gato Manx

O que mais diferencia essa raça das demais é que esses gatos não têm rabo, apenas uma pequena continuação da coluna colada às costas devido a uma mutação natural.

Esse pet vem das Ilhas de Man (Grã-Bretanha) e era muito popular há trezentos anos. Além disso, o felino costuma apresentar uma pelagem de coloração branca com manchas negras, cinzas ou marrons e sua personalidade adapta-se melhor em ambientes tranquilos.

5. Gato Ocicat

Como possui pelagem malhada, seu nome deriva de “Ocelot” (jaguatirica) e “Cat” (gato). Essa raça tem origem nos Estados Unidos e é o resultado do cruzamento entre um gato siamês e um gato siamês-abissínio.

Trata-se de um pet forte, de aparência selvagem, focinho proeminente, orelhas grandes, patas musculosas e cauda longa e fina. O Ocicat é brincalhão, curioso, ativo e dominador em relação a outras raças de gato de pelo curto.

6. Gato Chartreux

O nome original, na verdade, é cartuxo e essa raça surgiu na França, apesar de seus antepassados serem da Turquia e do Irã.

O Chartreux tem olhos acobreados ou alaranjados e pelo azulado e se assemelha bastante com o gato azul russo. Sua personalidade é de um felino tranquilo, silencioso, reservado, leal aos seus donos, brincalhão e muito curioso. Seu hobby preferido é dormir.

7. Gato Bobtail japonês

Essa é outra das raças que chama a atenção por sua cauda pequena, semelhante a de um coelho. Famoso no folclore japonês, eles são muito populares em toda a região do Sudeste Asiático.

Sua pelagem é macia, lisa e sedosa, além de um pouco ondulada nas pontas. Esse felino também é bastante ativo, extrovertido, curioso e ama explorar todas as coisas da noite.

8. Gato Cornish Rex

Sua aparência é elegante, esbelta e musculosa. Vindo da Cornualha (região sudoeste da Inglaterra), esse felino é coberto por uma pelagem ondulada e macia e conta com orelhas grandes arredondadas, olhos claros e de tamanho médio e cauda fina.

9. Gato de pelo curto brasileiro

E como mencionado anteriormente, tem o nosso querido felino domesticável nacional! Essa raça foi criada no Brasil há menos de 20 anos, mas já é reconhecida oficialmente pela World Cat Federation.

A pelagem pode variar bastante, uma vez que essa raça é resultado de misturas de gatos sem raça definida. Esses felinos são receptíveis, dóceis e muito fiéis à família.

Outros gatos de pelo curto são: o gato abissínio, britânico, burmês europeu, burmilla, german rex, korat, mau egípcio, sokoke e singapura.

Quais são os maiores?

Confira, a seguir, quais são as maiores raças de gato de pelo curto:

●     Gato-de-bengala;

●     Gato de pelo curto inglês;

●     Gato azul russo;

●     Chartreux.

Quais são os menores?

Agora, vamos conhecer as menores raças de gato de pelo curto:

●     Gato Devon Rex;

●     Gato Cornish Rex.

Quais são os cuidados necessários com os pelos do meu gato?

Todos os pets precisam de carinho, atenção e cuidado, assim como um filho. Com seu gatinho, não é diferente, portanto, sempre procure seguir os cuidados necessários:

  • Escovação de pelos: mesmo com a pelagem curta, as raças de gato de pelo curto devem sempre ser escovadas para retirar os pelos mortos e beneficiar o crescimento saudável de novos pelos;
  • Higiene: banhos são importantes mesmo para gatos.

Pronto! Agora você já está por dentro do mundo dos felinos e já sabe tudo sobre as raças de gato com pelo curto. E por falar em pets, você quer ajuda para cuidar da saúde deles? Então, conheça já o Saúde Pet da Ciclic e contrate! É a assistência de saúde que o seu cão ou gato precisa!