Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Organize-se financeiramente com um aplicativo de finanças. | Foto: Freepik.

Quer um aplicativo de finanças que te ajude até no IR? Conheça 10 opções incríveis

O período de declaração do Imposto de Renda de 2022 já começou. Conforme o calendário da Receita Federal, o prazo foi prorrogado até 31 de maio.

A Receita exige que os contribuintes declarem todos os ganhos e pagamentos que foram feitos até o dia 31 de dezembro do ano anterior. Vale lembrar que isso também conta os investimentos realizados em 2021, ok?

Ainda não sabe como se organizar? Não se preocupe! Tudo fica mais fácil de se resolver com um aplicativo de finanças.

Ao longo dessa matéria, você vai ver como organizar as suas finanças com uma lista que separamos de aplicativo de finanças pessoais e como ele pode te ajudar até no seu Imposto de Renda. Continue a leitura!

Organize-se financeiramente com um aplicativo de finanças. | Foto: Freepik.

Por que organizar suas finanças?

Com os altos índices de inflação e com o poder de compra cada vez menor no Brasil, ter um controle sobre seus gastos financeiros te ajuda a levar mês a mês numa boa, sem apertos.

E ao contrário do período em que a hiperinflação estava em alta, onde o controle de despesas era feito com listas de supermercados e com a ajuda de calculadoras, nos dias de hoje, a tecnologia se tornou uma salvação de quem deseja vencer a corrida contra a alta dos preços.

10 melhores aplicativos de finanças!

Um aplicativo para organizar finanças é uma ótima ideia para ficar de olho nos gastos e ter controle financeiro. Pensando nisso, separamos alguns que podem te ajudar nesse processo:

1. Mobills

Disponível para Android, iOS e Web, é a melhor plataforma de controle de finanças. O app funciona de forma simples e funcional e é possível organizar todos os seus ganhos e gastos por categorias.

Além disso, você tem acesso a uma análise completa da sua vida financeira, o que facilita a sua situação atual e o destino do seu dinheiro.

2. Orçamento Fácil

Conhecido também como Fast Budget, é uma ótima opção como aplicativo de finanças. Nele, você pode gerenciar as finanças pessoais, além de acompanhar como anda a situação do seu dinheiro e despesas. E tudo isso de forma muito simples e prática.

3. Organizze

Nesse aplicativo, é possível acessar várias contas ao mesmo tempo. Além desse diferencial, o Organizze recebe um demonstrativo dos lançamentos do mês, no qual você pode organizar por categorias, permitindo maior facilidade para entender o seu orçamento.

4. Minhas economias

Esse é outro aplicativo de finanças que funciona de maneira gratuita e possui uma ótima avaliação. Além de ajudar a manter todos os orçamentos em dia, é possível que o usuário trace todo o seu futuro planejamento financeiro.

5. Money Lover

No Money Lover, o usuário pode separar o seu orçamento mensal em várias categorias, o que ajuda no entendimento dos gatos e na compreensão do fluxo de dinheiro que entra na conta.

Assim como outros apps, também é possível criar categorias conforme suas necessidades.

6. Monefy

Esse é um dos poucos aplicativos de finanças que apresenta flexibilidade na hora de analisar relatórios conforme a periodicidade determinada pelo usuário. Portanto, não há a necessidade de gerar relatórios mensais, a escolha é do usuário. 

Além disso, o gráfico de análise é bem intuitivo e fornece uma visão interessante sobre as finanças.

7. CoinKeeper

Esse aplicativo de finanças não é braisleiro, mas possui versão em português, podendo ser baixado no Brasil. O CoinKeeper conta com um sistema de cores bastante chamativo e interessante, o que permite que os usuários estruturem uma boa organização visual.

8. Guiabolso

O aplicativo Guiabolso permite que o usuário acompanhe em tempo real as suas finanças. Além disso, ele é capaz de conectar as contas dos principais bancos nacionais. 

A partir daí, o usuário consegue receber um relatório mensal sobre os destaques e informações financeiras de períodos anteriores.

9. Toshl Finance

É o aplicativo de finanças que oferece aos usuários o monitoramento de todos os cartões e dinheiro. Assim, é possível conectar todas as suas contas ou introduzir despesas manualmente. 

Além disso, o app é feito por objetivos que estimulam a criação de metas e caminhos para que seja possível guardar dinheiro.

10. Wisecash

O Wisecash proporciona resumos dos gastos separados por categorias mensais. Além disso, o usuário recebe um grande compilado ao final do ano, o que possibilita o armazenamento de transações recorrentes.

Como os apps podem te ajudar no seu Imposto de Renda?

Uma das principais razões para investir em um controle financeiro é a garantia de zerar as dívidas a serem pagas.

Quando você consegue visualizar e acompanhar todos os seus gastos, reduzir despesas e aumentar os ganhos, sua vida financeira se torna bem mais prática e tranquila.

E os aplicativos que te ajudam a organizar as finanças possuem ferramentas incríveis que podem também te auxiliar no processo do IR, já que alguns deles contam com:

  • Sincronização na nuvem;
  • Controle de despesas e receitas;
  • Relatórios e gráficos;
  • Sincronização bancária;
  • Definições de lembretes;
  • Comparativos de fundos;
  • Acessos para Android, iOS e Web;
  • Controle de cartões de crédito;
  • Funcionalidade de objetivos;
  • Planejamento financeiro com orçamentos e metas;
  • Integração com contas bancárias;
  • Leitura de QR Code, SMS, OFX e Excel.

Por fim, não se esqueça de consultar melhor cada app e suas funcionalidades. Vale ressaltar que a educação financeira é uma ótima aliada no controle dos gastos, portanto, use-a a seu favor.

Agora que você já sabe que para ter um maior controle financeiro, um aplicativo de finanças pode te ajudar, não se esqueça de proteger seus dados bancários e seu aparelho móvel para cuidar do seu dinheiro sem imprevistos e dor de cabeça. Garanta já o seu Seguro Celular Ciclic!