O que é previdência complementar e como posso utilizar?

Por Ciclic0

Previdência privada é excelente alternativa para quem quer guardar dinheiro e resgatá-lo, a longo prazo, com um bom rendimento para realizar o que quiser.

Quando se fala de previdência, a primeira coisa que geralmente vem à cabeça é a previdência social, instituída pelo Governo e de participação obrigatória dos trabalhadores formais. Porém, existe também outra alternativa que as pessoas podem adotar para garantir um conforto maior no futuro.

Essa alternativa é a previdência complementar, também conhecida como previdência privada. Ela funciona de uma forma diferente da social e pode trazer diversos benefícios de complementação de renda no futuro (como diz o nome) ou realização de sonhos de médio e longo prazo.

Para isso, porém, é importante conhecer mais informações sobre esse assunto, para saber quando é a melhor hora de começar a investir e quais são as reais vantagens desse tipo de previdência.

 

Como funciona a previdência privada?

Primeiro, é importante ressaltar que a previdência complementar não tem nenhum tipo de relação com a previdência pública, que é administrada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Essa, portanto, não é uma iniciativa governamental.

Outra diferença é que, na previdência pública, não é possível escolher qual quantia será destinada a ela, já que o desconto é automático e proporcional ao salário recebido. Por outro lado, na previdência privada é possível decidir diversos aspectos de como será o investimento, de acordo com seus objetivos.

Com isso, é possível tanto depositar R$ 100 quanto R$ 500, por mês ou por ano, de acordo com as possibilidades e preferências de cada um. Porém, esse valor refletirá lá na frente, na hora do saque. Logo, o mais recomendável é investir uma quantia um pouco mais alta, mas que não prejudique o orçamento familiar.

Fazer Simulação de Previdência

 

Quando o dinheiro da previdência complementar pode ser resgatado?

Essa é mais uma das diferenças entre as modalidades de previdência. Na pública, o saque é feito depois da aposentadoria ou por invalidez, enquanto na complementar o saque pode ser feito em outros momentos.

Na hora de escolher o plano de previdência complementar, é muito importante prestar atenção no que consta no contrato em relação ao saque dos valores. Caso este seja feito antes da aposentadoria ou de uma situação de invalidez, serão cobrados impostos sobre o valor total.

Então, por mais que o objetivo de um plano previdenciário seja garantir uma aposentadoria com maior estabilidade, o saque também pode ser feito antes disso e o resgate da previdência privada pode ser utilizado para o investimento que você quiser, como na educação dos filhos, abrir o próprio negócio ou fazer a viagem dos seus sonhos!

Quanto à retirada do dinheiro, esta pode ser feita de duas formas: mensalmente, assim como uma aposentadoria convencional, ou de uma única vez. Os tributos que incidem sobre cada uma dessas formas também são diferentes.

 

economia-previdencia-complementar

 

Como são cobrados os impostos da previdência particular?

Esse é um ponto muito importante para quem esteja interessado em fazer um plano de previdência privada. Existe mais de uma forma de tributação diferentes, sendo que cada uma delas é mais vantajosa para uma forma de saque.

Para quem prefira receber uma quantia mensal e acredite que essa é a forma mais segura, então o que compensa mais é optar pela tabela progressiva. Já para sacar o dinheiro todo de uma vez e investir em algum bem ou uma grande viagem, a tabela regressiva é a mais vantajosa.

Mas atenção: essa escolha deve ser feita antes da escolha do plano de previdência complementar, já que uma vez que ele tiver sido firmado, a forma de tributação não pode ser alterada.

>> Veja também como economizar dinheiro e adicionar valores à sua conta de previdência complementar! <<

Quanto a previdência privada rende?

Essa é uma das maiores dúvidas. Afinal de contas, você não quer investir determinado valor e sacar a mesma coisa depois de vários anos, não é?

Pois bem, a rentabilidade depende muito da instituição privada que for escolhida para a aplicação do dinheiro. Essa taxa de juros também pode variar diária ou mensalmente, portanto não há como definir um único valor.

Além de variar conforme a instituição, existem também diferentes fundos de aplicação em que o dinheiro pode ser investido. Por isso, deve ser gasto um bom tempo antes de fazer a sua escolha, para ter a certeza de que ela foi a melhor possível.

Porém, uma coisa é certa: a rentabilidade é bastante vantajosa, principalmente para quem mantenha o investimento até o final do prazo que foi contratado.

 

Compensa investir na previdência complementar?

Com certeza! Além de ser uma aplicação que rende bastante, ela ajudará você a ter um melhor controle sobre o seu dinheiro, já que poderá ter que separar um valor todos os meses para aplicar.

Se você deseja realizar seus sonhos e ter uma fase idosa mais tranquila, então a previdência complementar é perfeita para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

veja também outros posts de previdência

Tipos de aposentadoria: Mitos e verdades para você ficar por dentro!
Finanças pessoais / 25 de outubro de 2018
Tipos de aposentadoria: Mitos e verdades para você ficar por dentro!
Tudo o que você precisa saber sobre um dos benefícios mais importantes da vida de todo trabalhador. Todo mundo fala sobre aposentadoria, mas você...
Entenda como a Ciclic tem a taxa de carregamento zerada!
previdência / 18 de outubro de 2018
Entenda como a Ciclic tem a taxa de carregamento zerada!
Você já ouviu falar nessa taxa? Como ela influencia na sua previdência privada? Descubra aqui Se você é um iniciante no mundo dos investimentos,...
Resgate de previdência privada, é possível? Como pode e deve ser feito
previdência / 10 de setembro de 2018
Resgate de previdência privada, é possível? Como pode e deve ser feito
Depois de anos de contribuições e de muito foco para não efetuar o saque antes da hora, o seu dinheiro vai servir para realizar...

Veja algumas idéias do que você pode conquistar