Ciclic

Preciso investir todos os meses a mesma quantia?

Conheça a resposta para essa e outras perguntas relacionadas à previdência privada

Não é todo mundo que recebe um salário fixo todos os meses. Muitas pessoas, especialmente empreendedores ou autônomos, têm renda variável, ou seja, em um mês ganham mais e em outros ganham menos. Na hora de pagar as contas, seria bom se pudéssemos adaptar o valor ao desempenho dos recebimentos no mês, não é mesmo?

Quando se trata de um investimento, é possível encontrar uma certa flexibilidade em alguns deles. A previdência privada é um ótimo exemplo, pois permite que você determine exatamente quando pretende depositar todos os meses. Assim, se em um mês as coisas apertarem mais do que em outros, você pode reduzir o valor da parcela.

Claro, como tudo na vida, existem algumas regrinhas para ficar de olho. No site da Ciclic você pode fazer uma simulação de quanto pretende pagar por mês tendo em vista o objetivo que pretende alcançar. Ao final é gerado um boleto bancário com o valor que você escolheu. É a sua primeira parcela.

O pagamento do boleto bancário ativa o seu plano. Isso significa que, a partir de então, todos os meses você receberá novos boletos com o valor escolhido. Se por um acaso em um dos meses faltar um pouco de grana, basta acessar sua conta na Ciclic e gerar um boleto esporádicocom o valor que você quiser.

É simples, é rápido e não tem nenhuma penalidade. O importante é que você mantenha o seu foco de poupar um pouco a cada mês. Afinal, quanto mais você poupar, mais rápido você conseguirá alcançar os seus sonhos.

Previdência privada: um investimento de médio e longo prazo

Cada tipo de investimento tem a sua característica específica. Os planos de previdência privada são mais indicados para quem está pensando em investimentos de médio e longo prazo. Por médio e longo prazo entenda algo entre dois e dez anos.

Você até pode retirar o seu dinheiro antes disso, logo após o período de carência, mas os valores relativos aos impostos podem tornar a operação pouco rentável. Para que você possa maximizar a sua lucratividade, o ideal é esperar um pouco mais.

Para simplificar ainda mais, vamos deixar bem claro que você não perde o dinheiro que foi investido, mas pagar taxas mais altas relacionadas a imposto de renda, especialmente por conta do prazo curto de saque, pode fazer com que você deixe de ganhar – e deixar de ganhar, quando falamos em investimento, nunca é uma boa ideia. Confira aqui se existe um valor mínimo para investir na previdência privada.

Fique atento às tabelas que regem o contrato

Antes de fechar o contrato com a operadora, é importante que você fique atento às modalidades utilizadas. Os planos de previdência privada são alternativas de investimento bastante simples, mas algumas características do plano contratado podem ser escolhidas por você.

Na Ciclic, por exemplo, você pode optar pelo VGBL progressivo. Além disso, todos os consultores estão preparados para te dar informações que te farão tomar a melhor decisão para o seu bolso e seus investimentos.

Note que dissemos para o “seu bolso”. E isso é fundamental. O melhor plano para uma pessoa não é necessariamente o melhor para outra. Cada perfil de investidor tem as suas peculiaridades e é justamente por isso que é tão importante encontrar um plano que tenha sido feito sob medida para você. Veja também: Posso usar a previdência para outros investimentos além da aposentadoria?

Agora é só começar a poupar!

Agora que você já sabe o básico sobre previdência privada e sabe que pode investir quanto quiser (ou quanto puder) todos os meses, é só começar. Você pode iniciar com valores mais baixos, que caibam no seu orçamento, e ir aumentando à medida que o seu planejamento permitir.

O mais importante é não deixar a oportunidade de investimento passar batida, pois quanto antes você começar, mais tranquilidade você terá lá na frente quando estiver próximo de realizar o seu sonho. 

O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários e aproveite para conhecer os serviços que a Ciclic oferece!

Faça a sua simulação

 

Deixe seu melhor e-mail para receber nossos conteúdos