Devido a pandemia originada pelo novo coronavírus, muitas pessoas tiveram que cancelar ou remarcar suas viagens. E agora, com a reabertura de algumas fronteiras a rotina está começando a voltar ao normal. Todos os aeroportos brasileiros adotaram novas medidas sanitárias de proteção, que foram ajustadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde.
Os aeroportos internacionais Tom Jobim – Galeão no Rio de Janeiro, Guarulhos em São Paulo e Florianópolis em Santa Catarina foram reconhecidos internacionalmente pelas medidas de proteção adotadas para proteger os viajantes.
O RIOgaleão foi o primeiro aeroporto do Brasil a conquistar o selo do WTTC (World Travel & Tourism Council), chancelando que o local está aplicando uma série de medidas a fim de garantir a segurança dos passageiros e da comunidade aeroportuária.
O aeroporto também ganhou o selo Turismo Consciente, pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR-RJ) que identifica os terminais, atrações turísticas, restaurantes e hotéis que estão seguindo os protocolos de saúde.
O aeroporto de Guarulhos, foi certificado pelo Airport Health Accreditation, autoridade que avalia as medidas implementadas para a segurança dos passageiros, colaboradores e frequentadores.
Em Florianópolis, o aeroporto internacional e a cidade foram reconhecidos pela WTTC como destinos seguros, tornando-se o primeiro destino a usar o selo Safe Travels, indicando que a entrada da cidade e o aeroporto estão atestados.
Confira as novas regras para quem pretende viajar:
- Antes de se deslocar ao aeroporto, o viajante deve consultar a programação do voo, se o horário está mantido, ou se haverá algum tipo de atraso
- É obrigatório o uso de máscaras, medição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento social
- Sinalizações com avisos sonoros e cartazes informativos
- Marcação de distanciamento social em todas as partes do aeroporto
- Preferência por check-in e cartão de embarque online
- Proteção com barreira acrílica para check-in presencial
- Reforço na limpeza e esterilização de ambientes com movimentação de passageiros
- Evitar aglomerações em portas de embarque e desembarque, lojas e restaurantes
- Opte por pagamento eletrônico ao efetuar compras
- Algumas salas VIP estão fechadas ou com capacidade reduzida
- Viajantes que desejam embarcar para o Brasil, devem preencher a DSV no site da Anvisa, e apresentar o e-mail de comprovação no momento do embarque
- Teste de RT-PCR realizado até 72 horas antes do embarque para o Brasil
Em alguns países o seguro viagem é obrigatório, então não esqueça de contratar o seu, a contratação do Seguro Viagem Ciclic pode ser feita até o momento de embarque.
Para saber mais sobre o Seguro Viagem Cicic, acesse nosso site
Fonte: https://www.gru.com.br/pt/passageiro/noticias-detalhe?code=232, https://www.riogaleao.com/corporativo/releases/riogaleao-e-o-primeiro-aeroporto-do-brasil-conquistar-selo-internacional-safe e https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/12/23/aeroportos-brasileiros-terao-novas-regras-contra-covid-19-ainda-neste-mes.htm