5 itens mais caros em casamentos – e como lidar com eles

Por Marketing Ciclic0

Está preparando uma festa para celebrar sua união? Entenda o que mais pesa no orçamento e descubra dicas para gastar menos

Casamento é coisa ultrapassada? Nada disso! De acordo com o IBGE, o Brasil realiza por ano cerca de 1,1 milhão de casamentos. Ou seja, subir ao altar continua sendo o sonho de muitos casais.

E boa parte das pessoas não quer apenas assinar a união no papel – para muitos, o fundamental mesmo é dar uma festa e comemorar a ocasião.

 

Se você está na fase dos preparativos para o grande dia, já deve ter se acostumado com as altas cifras que o envolvem o mercado de casamentos no país. Haja dinheiro!

É claro que cada festa de casamento é única e tem suas particularidades. Mas, no geral, a maioria delas costuma apresentar alguns grandes gastos em comum. Quanto antes você souber quais são esses gastos, melhor para o seu planejamento.

A seguir, confira os comentários e dicas da assessora de casamentos Lilian Dutra, proprietária da Adéquat Assessoria de Eventos, sobre os itens mais caros dos casamentos:

  1. Local

O espaço da festa costuma ser um dos itens mais caros, especialmente em grandes centros urbanos como São Paulo. Como o metro quadrado da região tem valor muito elevado, o aluguel do salão acaba representando grande parte do orçamento dos casamentos.

Dica: para driblar a situação, procure espaços para festas fora das grandes cidades. Os municípios vizinhos costumam ter boas opções com preços mais acessíveis.

Leia agora para se inspirar: Casal economiza R$20 mil para realizar casamento dos sonhos

  1. Buffet

O cardápio é o segundo item que costuma pesar mais no bolso dos noivos ou empata com o espaço da festa. Tudo depende do que os noivos desejam servir aos convidados.

O que mais se vê nos casamentos tradicionais é a famosa combinação: massa, filé mignon e acompanhamentos.

Dica: Atualmente é fácil inovar no buffet, especialmente em casamentos diurnos, que estão em alta. Um brunch, por exemplo, tende a ficar mais barato.

Para quem não abre mão de jantar, o buffet de crepe pode sair até metade do valor de um cardápio tradicional.

  1. Decoração

A decoração da festa também está no ranking dos itens mais caros – especialmente no caso de espaços que vêm totalmente vazios e precisam ser completamente preparados para receber a festa.

Aluguel de móveis e os arranjos de flores contribuem para os altos valores.

Dica: Escolha um espaço que tenha algum tipo de decoração e mobiliário básico, que seja do agrado do casal. Isso já diminui muito os custos.

Na hora de escolher as flores, opte por espécies que sejam da estação do casamento e evite as que são muito exóticas, difíceis de encontrar ou importadas (elas são bem mais caras).

  1. Lua de mel

Viagens são especialmente caras em épocas de férias e feriados no Brasil. Contratar agência especializada em pacote de lua de mel também costuma ser um fator que encarece, porque esse tipo de empresa normalmente oferece atividades e experiências exclusivas, que têm um (alto) preço.

Dica: Se puder escolher o casamento de acordo com a época, fuja dos meses de dezembro, janeiro e julho. Assim, a lua de mel sairá naturalmente mais em conta. Busque um pacote em agência convencional ou, para economizar ainda mais, crie seu próprio roteiro.

  1. Mês de maio e sábados

Como casar no mês das noivas ainda é o sonho de muitas pessoas, os preços de serviços e flores tendem a ser mais altos nessa época.

Saiba que o dia da semana também influencia muito no valor dos serviços: sábado é o queridinho – e o mais caro – porque permite que os noivos e convidados tenham um dia tranquilo se preparando e a festa avance pela madrugada.

Dica: Para economizar, evite o mês de maio e escolha outro dia, que não o sábado. Sextas e domingos, por serem menos concorridos, apresentam melhores preços.

Outra dica importante é guardar dinheiro um pouco antes. Uma previdência privada pode ser uma boa opção.

Aproveite as nossas dicas e economize nos ítens mais caros. Assim, você casa, comemora sua festa e ainda acaba o dia com o saldo positivo. Que tal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

veja também outros posts de Especiais

Pensando em casamento? 6 dicas para celebrar sem se endividar
Especiais / 6 de junho de 2018
Pensando em casamento? 6 dicas para celebrar sem se endividar
Se você não abre mão de uma festa para marcar a união, precisa conhecer esses segredos O Brasil pode até estar passando por dificuldades...
Mini wedding: descubra esse estilo glamouroso e econômico
Especiais / 5 de junho de 2018
Mini wedding: descubra esse estilo glamouroso e econômico
Casamento para poucos convidados permite caprichar em outros elementos que deixam o grande dia deslumbrante Na hora de dizer o “sim”, nada melhor do...
Presente para casa ou cota de casamento? Case e fique com a carteira recheada!
Especiais / 4 de junho de 2018
Presente para casa ou cota de casamento? Case e fique com a carteira recheada!
Ambas as formas de presentar apresentam vantagens e desvantagens para os noivos; vale a pena analisar cada uma Já se foi o tempo em...

Veja algumas idéias do que você pode conquistar