Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Fernando de Noronha mapa, pousada Fernando de Noronha. | Foto: Unsplash.

Onde fica Fernando de Noronha? Guia completo!

Essa ilha que faz parte do território brasileiro é um grande mistério para a maioria das pessoas.

Quer saber onde fica Fernando de Noronha e seus pontos turísticos? Continue a leitura!

Fernando de Noronha mapa, pousada Fernando de Noronha. | Foto: Unsplash.
Fernando de Noronha. | Foto: Unsplash.

Onde fica Fernando de Noronha?

Antes de saber onde fica Fernando de Noronha, é preciso entender que o local é uma ilha localizada em um arquipélago que também se chama Fernando de Noronha.

Além disso, para descobrir onde fica essa ilha e sua história, é importante conhecer suas antigas “funções”. Fernando de Noronha já foi ocupada por holandeses, portugueses e franceses, além de já ter servido como um presídio e base para a marinha norte-americana durante a Segunda Guerra Mundial.

Foi apenas a partir de 1988 que a ilha foi reintegrada e, hoje, é um distrito estadual de Pernambuco, mesmo que, nos mapas, o arquipélago esteja no meio do Oceano Atlântico, mais perto da capital do Rio Grande do Norte (Natal, a 360km) do que da capital de Pernambuco (Recife, a 545km).

Ademais, atualmente, a administração do local está por conta do Instituto Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Outro ponto importante que você deve saber sobre Fernando de Noronha é que o local tem 26km de extensão, onde 17km são apenas da ilha principal, que é a única que pode ser habitada. Para visitar as outras 20, é necessário uma licença do IBAMA.

Como chegar a Fernando de Noronha?

Para chegar a Fernando de Noronha, é necessário pegar um voo direto de Recife ou de Natal e o percurso dessa viagem leva cerca de uma hora. 

Vale lembrar que todos os turistas que chegam à ilha devem pagar uma taxa destinada à preservação ambiental do lugar. O valor varia de acordo com os dias que você vai ficar lá, sendo por volta de R$ 40,00 por dia.

Quais são os pontos turísticos de Fernando de Noronha?

Agora que você já sabe onde fica Fernando de Noronha, é hora de conhecer suas atrações turísticas. O destino é uma ótima opção para você viajar na companhia de pessoas especiais, como família e amigos.

Baía do Sancho

A Baía do Sancho é uma das atrações mais queridas das pessoas que visitam Fernando de Noronha, já que ela é uma das praias mais bonitas do território brasileiro.

O seu cenário é composto por uma faixa de areia bem clara e fina, junto com águas cristalinas e de tonalidades variadas, além de uma vegetação preservada.

Fora isso, a Baía do Sancho é o lugar ideal para quem ama mergulhar, já que o mar possui uma visibilidade ótima e vários bancos de corais.

Apesar de todas essas vantagens, é necessário falar sobre o acesso ao local, que pode ser um pouco complicado para algumas pessoas. Isso se deve à escadaria íngreme e estreita que é a forma principal de se chegar lá.

Praia da Cacimba do Padre

A Praia da Cacimba do Padre é o oposto da Baía do Sancho. Enquanto uma tem fama pela água calma e tranquila, a outra tem grandes e agitadas ondas, sendo o lar de vários campeonatos de surf, por isso, é necessário ter muito cuidado ao entrar no mar, além de sempre evitar ir para as áreas mais fundas.

Essa praia também possui um mar azul e areia clara, além do Morro dos Dois Irmãos, as pedras gêmeas que garantem um charme extra ao local.

Morro do Pico

Estima-se que o Morro do Pico tenha tido a sua origem a mais de 12 milhões de anos atrás.

O local está localizado na Praia da Conceição e é um dos pontos mais altos que existem em Fernando de Noronha por ser uma montanha de origem vulcânica que se ergue do fundo do oceano, garantindo 323 metros de altura. Porém, é necessário dizer que não é permitido que ninguém faça escaladas por lá.

Além disso, a Praia da Conceição é o lugar perfeito para quem quer se hospedar em Fernando de Noronha por conta de suas inúmeras opções de hotéis e pousadas.

Agora que você sabe melhor onde fica Fernando de Noronha e o que fazer por lá, planeje a sua viagem! Mas é importante que o passeio seja tranquilo e seguro, sem problemas e imprevistos. Para isso, contrate o Seguro Viagem da Ciclic!