Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Instalação de um processador. Saiba como funciona um processador. | Foto: Freepik.

O que é um processador?

Todos os aparelhos eletrônicos, seja um celular, tablet ou notebook, possuem um processador: ferramenta que permite um melhor e mais rápido funcionamento do aparelho. Isso significa que um bom processador é aquele que não deixa que o celular, por exemplo, apresente travamentos desnecessários. É ele, ainda, que faz todo o armazenamento de dados do aparelho.

Descubra agora, no texto abaixo, mais sobre o assunto. Você sabe o que é um processador e como ele funciona? Continue a leitura!

O que é?

De tamanho pequeno, o processador é uma espécie de microchip e a sua função, basicamente, é acelerar, endereçar, resolver ou preparar dados, dependendo da aplicação. 

Essa ferramenta atua como o cérebro humano, pois é a partir dela que todas as outras ações disponíveis no aparelho poderão ser realizadas, ou seja, é ela que controla o celular, o tablet ou o notebook e ajuda no desempenho das funcionalidades de cada um, desde as mais básicas, como tirar uma foto, até nos jogos pesados que foram baixados. 

E é justamente a potência dessa mini parte do aparelho que vai resultar em um menos ou mais potente. Hoje em dia, vários modelos ocupam um ranking de melhores processadores, mas a parte superior da lista é dominada pela mesma marca: Qualcomm.

Processador de um celular. | Foto: Freepik.
Processador de um celular. | Foto: Freepik.

Como funciona?

Como vimos acima, o processador é um dos principais componentes de um eletrônico, porém, ele não atua sozinho. Outros quatro elementos também fazem parte desse processo e, juntos, desempenham suas funções para suprir a necessidade do usuário.

Sendo assim, para realmente entender como um processador funciona, saiba o que significa: velocidade de clock, núcleos, chipset e GPU.

Velocidade de clock

Indica quantas vezes o processador vai precisar fazer um “giro” a cada segundo, ou seja, o esforço necessário para que a função seja realizada.

Núcleos

Funcionam como o cérebro de toda a operação. Isso porque quanto maior for o número de núcleos em um processador, mais rápido ele vai fazer a análise das informações. Atualmente, é possível encontrar processadores de dois até dez núcleos.

Entretanto, não é possível escolher um processador com núcleo 10 e uma velocidade de clock altíssima, pois um equilíbrio se torna necessário, já que com ambos os componentes no máximo da potência, o aparelho não aguentaria ficar funcionando muito tempo fora da tomada.

Chipset

Comanda o processo de comunicação com as outras partes do processador, logo, é por meio dele que acontece o acompanhamento do ritmo de leitura e escrita dos dados, os quais os núcleos são capazes de processar. Porém, assim como os demais componentes, eles também precisam estar em sintonia.

GPU

Traduzido para o português, significa Unidade Gráfica de Processamento. Essa funcionalidade é ativada nos momentos em que se requer altas capacidades de processamento gráfico, como no caso dos jogos.

Seja em celulares ou computadores, quando se tem um aplicativo mais simples, o processador consegue realizar o trabalho todo sozinho, mas em jogos mais pesados, ele vai pedir ajuda à GPU. E com o objetivo de tornar o jogo ainda mais rápido, sem atrapalhar seu desempenho, a CPU se junta à GPU para não sobrecarregar o sistema operacional em execução. 

Instalação de um processador. Saiba como funciona um processador. | Foto: Freepik.
Instalação de um processador. Saiba como funciona um processador. | Foto: Freepik.

Gostou do conteúdo acima sobre o que é um processador? Descobriu o quanto ele é importante para o bom funcionamento do seu aparelho, né? E sabe o que mais é importante para o seu celular, notebook, tablet ou smartwatch? Um bom seguro, que proteja contra imprevistos, como roubo, furto qualificado, quebra e líquidos.

E sobre seguros e serviços de proteção, nós podemos ajudar. Conheça a cobertura completa e internacional do Seguro Celular da Ciclic e faça já o seu!