Tudo começou em 2003, na Austrália, quando dois amigos decidiram deixar os bigodes crescerem, naquela época poucos homens usavam bigode. Os amigos foram incentivados a deixar o bigode crescer, e divulgar a conscientização de doenças masculinas quando souberam que mãe de um colega estava arrecadando fundos para combater o câncer de mama.
Então surgiu a “Movember Foudantion” – órgão sem fins lucrativos, criado para arrecadar fundos na luta do combate ao câncer de próstata. O nome da instituição foi a junção das expressões moustache = “bigode” e november = “novembro”.
No Brasil, a campanha Novembro Azul começou em 2011, promovida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.
O grande objetivo da data, é compartilhar informações e conscientizar a população sobre o assunto, já que o câncer de próstata no Brasil é o segundo mais comum entre os homens, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer.
O que é próstata?
A próstata é uma glândula masculina, responsável pela produção dos nutrientes presentes no esperma, ela fica localizada abaixo da bexiga.
O que é câncer de próstata?
O câncer é causado quando as células da próstata se multiplicam desordenadamente, gerando células anormais que formam um tumor, endurecendo a glândula.
O câncer de próstata afeta homens em qual faixa etária?
A maior incidência de casos estão entre 60 e 65 anos de idade.
Quais são os exames de prevenção?
Os exames mais comuns para a prevenção do câncer de próstata são de toque retal – onde os médicos conseguem identificar inflamações, alterações nas glândulas e surgimento de nódulos. E a dosagem de PSA – que identifica se os níveis de Antígeno Prostático Específico estão alterados. Os níveis normais devem estar abaixo de 4ng/ml.
O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre os homens no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Em 2020 foram estimados 65.840 novos casos, conforme o Instituto Nacional de Câncer – INCA.
Quais são os sintomas?
O câncer de próstata pode apresentar os sintomas:
- Dor óssea
- Dificuldade de urinar
- Sangue na urina ou no sêmen
- Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés
- Infecção generalizada ou insuficiência renal
Como prevenir?
Uma boa alimentação e a prática de atividades físicas ajudam a manter a saúde em dia.
Os fatores que contribuem para o avanço do câncer de próstata são:
- Sedentarismo
- Idade avançada
- Excesso de peso
- Consumo excessivo de álcool
- Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos
A melhor proteção é a prevenção, então não deixe de se cuidar e realizar os exames médicos.
Pensando sempre no seu cuidado diário, para fortalecer a luta neste mês mundial de combate ao câncer de próstata, agora clientes Ciclic novos e atuais em parceira com o grupo Dasa e seus Laboratórios, contam com exame preventivo gratuito de PSA LIVRE E TOTAL para todos do grupo de risco.
*Fonte: INCA, Instituto Oncoguia e Lado a lado pela vida.