Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços

Música de viagem: veja o que escutar durante o caminho

Fazer uma viagem é uma das atividades mais apreciadas pelas pessoas de maneira geral. E tudo pode ficar ainda melhor com a trilha sonora correta.

Uma música de viagem é o ingrediente certo para tornar o passeio inesquecível e agradável, seja passando horas na estrada ou voando pelos ares. Por isso, na hora de fazer as malas, lembre-se de também criar uma playlist bem legal!

Ela vai depender do seu estilo musical ou o que você quer sentir enquanto está viajando. Para viagens mais relaxantes, opte por músicas mais românticas, mas para as mais animadas, escolha aquelas canções que todo mundo conhece para cantar junto.

As possibilidades são infinitas, por isso, para te ajudar neste processo, preparamos um guia de como preparar ou escolher músicas para viajar. Confira! 

Músicas para viagem: descubra as melhores playlists para o seu passeio. | Foto: Pexels.

Como escolher uma playlist para viagem?

Todo mundo sabe que ouvir música é uma das coisas mais maravilhosas que existem. Porém, ela nos ajuda mais do que imaginamos e não é só questão de lazer.

Músicas de viagem são grandes aliadas em diversas situações. 

Se você tem insegurança ao pegar a estrada, é interessante saber que ouvir as canções que mais gosta e que são especiais para você, de alguma forma, proporciona uma sensação de bem-estar e tranquilidade. 

Além disso, você já percebeu que quando está tocando uma boa playlist durante a viagem, parece que o tempo passa mais rápido e você chega logo ao destino? Isso acontece porque as música nos distraem e nos entretêm, tornando o caminho bem mais prazeroso.  

E tem mais. A música também nos ajuda a descansar. Quando você está fazendo uma viagem muito longa, seja de carro, ônibus ou avião, e sua mente está a mil por hora, você acaba gastando muita energia e ficando cansado. Porém, é só colocar uma boa playlist, com músicas suaves e/ou de meditação, e você vai conseguir desligar um pouco a mente e, quem sabe, até dormir durante o trajeto. 

Agora, vamos finalmente ao processo de como montar uma playlist com músicas de viagem! O primeiro passo é entender qual o seu estilo preferido. E caso você viaje com mais pessoas, é interessante escolher canções que a maioria goste. 

Vai viajar com os amigos? Vale tudo! Podem ser músicas que representam ou marcaram a amizade, aquelas que todos curtem, as mais animadas e as canções que todos sabem cantar.

Vai viajar com a família? Procure variar as músicas, colocando sons de outras décadas e também aquelas que são gostosas de cantar junto.

Vai viajar a dois? Agora sim vale a pena caprichar nas românticas. Além disso, músicas que marcaram os momentos especiais do casal também são essenciais. 

Veja, no próximo tópico, dicas específicas de como escolher as melhores músicas de viagem!

O que levar em conta para essa escolha?

Aqui, selecionamos as melhores dicas e passos para você construir a playlist ideal: 

1. Escolha a plataforma da sua playlist

Hoje em dia, devido aos impactos da tecnologia, estamos na era dos serviços de streaming e, assim, diversas plataformas de música surgiram. Conheça algumas: 

  • Spotify;
  • Deezer;
  • Apple Music;
  • YouTube Music;
  • Amazon Music;
  • Tidal;
  • Resso. 

2. Pense no tema das suas músicas

Para ter uma experiência completamente boa, é interessante escolher um tema para a sua playlist seguir. As músicas de viagem podem ser mais tranquilas, animadas, ter uma mistura de gêneros ou seguir uma só linha, enfim, as possibilidades são inúmeras. O fato é que depois de escolher um tema, decidir as músicas fica bem mais fácil. 

3. Crie mais de uma playlist

Como falamos no item anterior, é legal definir um tema para cada playlist e não misturar muito. Por isso, faça mais de uma lista com músicas de viagem, com temas separados. 

Imagine que você está escutando uma canção suave e calma e a próxima da lista é um rock pesado? Mesmo que você goste dos dois tipos, não tem como manter um bom estado de espírito com uma troca tão brusca assim, não é? 

4. Limite até três músicas por banda ou artista

O legal de ter uma playlist com músicas de viagem é ouvir diversas músicas de diferentes artistas em um só lugar. Colocar o álbum inteiro de um artista ou várias músicas só dele pode acabar te enjoando mais rápido e até perder a graça. 

Sendo assim, escolha até três músicas de cada banda ou artista para ter uma playlist bem fluida e procure não colocar essas canções seguidas umas das outras. 

5. Cheque o acesso à internet

Imagine ter uma playlist perfeita e, durante a viagem, não der para ouvi-la por não ter internet? Que frustrante! Por isso, não se esqueça de checar se você terá sinal. 

Mas caso você tenha baixado as músicas, será possível escutar a sua playlist sem problemas! Faça isso se já souber que no caminho não terá acesso à internet.

6. Calcule o tempo ideal da sua playlist

Há dois motivos principais do porquê é interessante calcular esse tempo: 

  • Se sua viagem for longa, uma playlist curta irá se repetir, o que vai fazer você enjoar bem mais rápido.
  • E ao contrário, se a viagem for curta, uma playlist muito comprida vai fazer com que você não ouça todas as músicas que gostaria.

06 playlists incríveis para você!

Depois de ler todos os benefícios de criar uma lista com músicas de viagem e algumas dicas de como construi-la da melhor forma, vamos indicar seis playlists prontas para você! Todas estão disponíveis no Spotify:

  1. Acoustic Road – Repleta de Jack Johnson, Eddie Vedder, Bob Marley, Xavier Rudd, Ben Harper e outros artistas bons no violão, essa playlist é ótima para entrar no clima de viagem reflexiva e tranquila.
  2. Rock’n’Road – Mergulhe no universo do rock com Foo Fighters, Pearl Jam,Oasis, Beatles, Janis Joplin, Incubus, Red Hot, Jimi Hendrix, Bob Dylan, Black Keys, Arctic Monkeys e cante junto com os amigos! 
  3. Fui pra Bahia – Ótima playlist com clima de estrada e cheia de brasilidade com Caetano, Gil, Gal, Alceu e muitas outras feras.
  4. Love Song Brasil – Essa é perfeita para aquela viagem a dois que pede um clima romântico, mas também animado. O gênero conta com artistas como L7NNON, Xamã, Orochi, Luccas Carlos e mais.
  5. Worldpackers on the road – Bem misturada e cheia de diferentes gêneros para os mais ecléticos. Ela possui mais de 13 horas de bandas e artistas, como The Strokes, Red Hot Chili Peppers, Jack Johnson e Maroon 5. 
  6. Lofi sleep, lofi rain – Perfeita para relaxar e curtir uma viagem longa. As músicas são calmas e tranquilizantes, podendo te ajudar a dormir. 

Pronto! Agora você já está preparado para melhorar seus passeios com as playlists ideais.

E por falar em viagens, que tal pensar na sua segurança? Conheça a Ciclic e a cobertura completa do nosso Seguro Viagem!