Com a quantidade de conteúdos sobre a saúde dos eletrônicos circulando na rede, fica cada vez mais complicado filtrar o que é melhor para o seu celular ou não.
Apesar das diferenças técnicas de um aparelho e outro, existem certas precauções que podem auxiliar no cuidado com as baterias, por exemplo.
Pensando nisso, abaixo, vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre o processo de carregamento de bateria dos celulares. Siga com a leitura!
Mitos sobre carregamento de bateria de celular
Alguns dos mitos mais conhecidos são sobre o vício da bateria e o momento correto pra carga. Por exemplo, as baterias atuais são formuladas com íons de lítio, que é um material bem diferente do níquel cádmio, usado nas antigas. Isso significa que as baterias atuais não viciam e conseguem produzir cargas parciais sem danificar seu funcionamento.
Quanto ao momento ideal para a carga, o recomendado é que nunca se espere pelo desligamento automático do aparelho, visto que esse sim pode ser um dos maiores fatores prejudiciais à saúde do celular.
E pensando na qualidade e na tecnologia dos produtos que são desenvolvidos hoje em dia, também é um mito acreditar que o uso de carregadores não oficiais é essencialmente prejudicial. Ademais, apesar de ser verdade que carregadores originais têm o padrão de voltagem e amperagem ideais para o aparelho da mesma marca, isso não significa que eles são os únicos que cumprem a função com eficiência. O principal requisito para um carregamento de celular saudável é que os números da voltagem e amperagem sejam adequados para preservar a integridade da bateria.
Verdades sobre carregamento de bateria de celular
Pra começar, é interessante estar ciente de que quando o modo avião está ativado, existe menos gasto energético, o que faz com que o aparelho carregue com mais rapidez.
Outra atitude que pode ser eficiente para que o descarregamento do dispositivo não aconteça com tanta rapidez é fechar aplicativos que não estão em uso, assim como utilizar a bateria em modo de economia de energia mesmo após a carga completa. E se você quiser poupar ainda mais a vida do aparelho, o ideal é sempre desligá-lo por completo quando possível.
Como carregar a bateria de um celular corretamente?
Para garantir a durabilidade e o bom uso da energia, o ideal é que a carga seja efetuada até 80%, visto que existe uma recomendação de não carregar o aparelho até 100%, já que, dessa forma, a tensão começa a aumentar à medida que a carga se torna maior e, por isso, o recomendado é mantê-la em uma faixa abaixo da carga total.
Quais são os riscos de carregar a bateria de um celular incorretamente?
Além da danificação extrema da bateria do aparelho e o acarretamento de uma vida curta para a saúde do celular, existem outros riscos ainda mais danosos, como acidentes envolvendo processos de carga e descarga das baterias.
Quais são as melhores práticas para carregar a bateria de um celular?
Para conseguir manter o bom estado da bateria e garantir que ela continue cumprindo seu papel normalmente, deve-se evitar que o celular chegue até 0%, lembrando que o carregamento é melhor aproveitado durante os momentos ociosos, como, por exemplo, durante a noite.
Gostou das dicas? A melhor atitude pra cuidar da bateria do seu celular é aplicar esses cuidados durante a rotina, garantindo que o zelo com o dispositivo seja constante.
E por falar nisso, em cuidados com o aparelho, uma outra dica que temos é a contratação de um bom seguro celular. O da Ciclic oferece proteção nacional e internacional contra roubo, furto, queda e danos por líquidos, sabia?
E além disso, tem muito mais vantagens: pagamento facilitado, contratação 100% digital e melhor preço do mercado! Vamos lá conhecer um pouco mais sobre ele? É só clicar aqui pra acessar o site do Seguro Celular da Ciclic!