Se o seu carro apresenta algum tipo de barulho ao frear, o pedal fica duro ou colado no assoalho, é preciso que busque um mecânico para verificar o sistema de freios. Afinal, nesse caso, a segurança do motorista e de seus passageiros depende se você realizou a manutenção de freio.
Para garantir o bom funcionamento dos freios, o ideal é realizar a manutenção periodicamente para prevenir que acidentes aconteçam e acabem danificando o carro e machucando o motorista ou até terceiros.
Mas como saber quando é a hora de realizá-la? E o que fazer para não prejudicar tanto o sistema de freio? Bom, neste post, você irá tirar todas essas dúvidas. Confira abaixo!
Por que fazer manutenção preventiva dos freios?
Como já sabemos, o sistema de freios é um dos componentes mais importantes de um veículo e é por isso que realizar a manutenção regularmente tem uma grande importância.
A manutenção ajuda a evitar que alguns problemas ou defeitos encontrados fiquem mais graves, além de trazer mais segurança para o condutor. Porém, é claro que o motorista tem que ficar muito atento aos sinais que o carro pode apresentar quando se está com problema nos freios.
Hoje em dia, a maioria dos veículos possuem o sistema ABS para evitar que o carro derrape ao frear e o sistema EBD, o controle de estabilidade dos freios, além de outros sistemas tecnológicos inclusos.
Quais são os componentes do sistema de freio?
Entender as partes do sistema de freio e como cada uma delas funciona é muito importante para o motorista saber justamente quando trocar essas peças. Abaixo, vamos apresentá-las:
Pedal
É o componente mais simples de todo o sistema e o que mais fica em contato com o motorista constantemente. Sua função é acionar o sistema de freios e, normalmente, a pessoa que dirige não precisa fazer tanta força para conseguir parar o veículo.
Servo freio ou hidrovácuo
O hidrovácuo tem a função de multiplicar a força feita no pedal e transferir para o resto do sistema de freios. Ele faz com que o acionamento dos freios seja mais seguro.
Fluido de freio
Os fluidos de freio são óleos que foram especialmente desenvolvidos para o sistema, por isso, é muito importante que apenas esses tipos de fluidos sejam utilizados nos componentes. Os fluidos apresentam condições de resistência e elasticidade para transferir a força feita na frenagem para as rodas.
Cilindro mestre
A função do cilindro mestre é levar o fluido de freio até os pistões, que estão presentes nas pinças de freios. Como podem ser enviados em alta pressão por meio do cilindro, os fluidos realizam a força que é necessária para imobilizar o carro. Desse jeito, a pressão hidráulica se transforma em pressão mecânica.
Mangueiras e canos
As mangueiras e canos são materiais simples, porém, essenciais para frear o automóvel que está em movimento. As mangueiras atuam nos freios e aguentam as altas pressões que a frenagem manda. Então, se o fluido estiver bom, esses objetos dificilmente serão danificados.
Pastilhas e lonas
As pastilhas e as lonas conseguem criar a fricção que é necessária para o carro conseguir desacelerar e parar. Eles são constituídos por materiais específicos para criar a resistência do disco ou tambor e interromper o movimento.
Discos e tambores
Discos e tambores são as peças que recebem a pressão feita das pastilhas e das lonas, assim, eles acabam criando uma fricção e o automóvel para automaticamente.
Quando fazer a manutenção de freio?
Cada material que compõe o sistema de freios possui diferentes graus de desgaste, por isso, os reparos ou até mesmo a substituição da peça são realizados em momentos diferentes. Sendo assim, normalmente, a manutenção dos freios ocorre a cada 10 mil quilômetros rodados com o automóvel, mas isso é apenas uma pequena noção.
Cada fabricante tem uma recomendação diferente de quando é necessário realizar a manutenção do sistema, então, veja sempre o manual, pois lá terá as informações de quando tomar os cuidados necessários.
Como manter a vida útil dos freios?
Existem alguns cuidados para aumentar a vida útil dos freios e, assim, evitar certos acidentes e imprevistos. Abaixo, listamos algumas dicas:
Trocar as pastilhas de freio
A troca das pastilhas de freios deve ser realizada de tempos em tempos devido a essas peças serem responsáveis em fazer com que o veículo pare ao entrar em contato com o disco. E o mais recomendado para trocar a peça é quando a mesma atingir a espessura mínima de 3 milímetros.
Cuidar do fluido do freio
A manutenção do fluido do freio é importante para manter o condutor e as outras pessoas dentro do veículo em segurança, pois quando o automóvel fica com o fluido gasto, o sistema de freios fica automaticamente comprometido, já que eles são responsáveis em transmitir a pressão do pé para as rodas.
Peças de alta qualidade
Quando realizar a manutenção do sistema de freios, a melhor opção é escolher peças que sejam de alta qualidade. Afinal, se pararmos para pensar, muitas vezes o barato pode sair caro, então, opte por componentes que sejam realmente confiáveis para não ter dores de cabeça.
Evite frear o veículo bruscamente
Frear bruscamente o carro pode acabar causando o empenamento do disco e, com isso, um desgaste mais rápido das peças do sistema. É normal que aconteça do motorista acabar freando bruscamente a fim de evitar colisões, mas se for um hábito, pode acabar trazendo problemas para ele e para o veículo.
Os freios são apenas um dos componentes importantes de um carro para mantê-lo em segurança. Quer saber de outro item fundamental pra ter mais proteção no trânsito? Um bom seguro auto que ofereça cobertura pra batidas, roubo, furto, troca de vidros, desastres naturais e incêndios, guincho 24h, terceiros e muito mais.
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