Ciclic

Lugares para fazer uma viagem barata em família

Se perguntássemos para todos os brasileiros se eles gostam de viajar, pelo menos a grande maioria responderia que sim. Viajar é a oportunidade de conhecer novos lugares, novas pessoas, novas culturas e ainda aproveitar para relaxar, descansar e distrair a mente. Porém, nem sempre a condição financeira permite que todos viagem em família. Por isso, queremos te apresentar opções de viagem barata em família

Neste artigo, você vai saber tudo sobre como fazer uma ótima viagem em família com um bom custo-benefício. Vamos te dar dicas de como se planejar, quais lugares visitar e quando ir. Além disso, para você que vai ter crianças em sua viagem em família, separamos indicações de ótimos destinos. Confira!

Planeje e curta sua viagem em família. | Foto: Freepik.

Como se planejar?

Na vida, todo momento de decisão deve ser precedido de muito planejamento. Quando se trata de viajar, isso não é diferente. Por isso, antes de falarmos sobre os principais destinos para fazer uma viagem barata em família, vamos te dar dicas para que ela seja uma experiência incrível para todos.

Envolva todo mundo

Mesmo que, na maioria das viagens em família, os pais sejam responsáveis por tomar as decisões mais importantes, contar com a ajuda e envolvimento de todos é essencial. É bom ter opiniões sobre para onde vão, o que vão fazer, se existe preferência por frio ou calor, praia ou serra, entre outras coisas. É quase certo que irão surgir ideias diferentes, mas o importante é tentar achar um consenso e agradar a todos.  

Distribua tarefas

Somente uma pessoa ficar responsável por escolher e resolver tudo sobre a viagem é inviável. O envolvimento de todos deve existir no momento das escolhas iniciais e nas tarefas ao longo da viagem. Dessa forma, não fica pesado e nem estressante para ninguém.

Veja tudo com antecedência

A antecedência é o segredo da organização e do êxito na maioria das coisas. Uma viagem em família envolve muitas preocupações e gastos financeiros. Para que problemas e imprevistos não apareçam ou, no mínimo, sejam evitados, comece a planejar sua viagem com um bom período de antecedência.

Pense em atividades para todos

Depois que o destino estiver definido, é hora de montar o roteiro da sua viagem em família. Quando se viaja com um grupo de pessoas, é importante tentar agradar a todos de alguma forma, mesmo que pareça complicado. Por isso, inclua no roteiro atividades e passeios que sejam do gosto de todos. É justamente por esse motivo que é necessário que todos se envolvam. Opinar no destino e no roteiro são partes essenciais do planejamento.

Prepare-se para possíveis emergências

Mesmo planejando sua viagem em família com antecedência, é possível que ocorram algumas emergências. Por isso, leve em sua bagagem de mão papel higiênico, dinheiro, remédios, biscoitos e outros itens bastante utilizados por você e sua família. 

Pesquise sobre o local onde vai ficar

Use sites e redes sociais para investigar comentários a respeito da casa, hotel ou pousada escolhida para sua viagem em família. Certifique-se de que o local é agradável. 

Prepare-se financeiramente

Toda viagem em família tende a custar uma boa quantia de dinheiro. Por isso, planeje-se financeiramente com antecedência para não ocorrer nenhum imprevisto durante a viagem e nem dívidas econômicas após. 

Separe os documentos

Independente do destino de sua viagem em família, todos devem levar seus documentos. Para não esquecer nenhum, separe-os no dia anterior e confira antes de sair de casa se todos estão nas bolsas. 

Para onde viajar?

Apesar da maioria das viagens em família apresentarem um alto valor, é possível viajar sem gastar muito. Separamos uma lista com os destinos brasileiros mais procurados que oferecem uma viagem barata para família. Conheça a seguir cada um deles!

Férias baratas em família. | Foto: Freepik.

Caldas Novas – Goiás

Caldas Novas é uma cidade localizada no centro do Brasil, no estado de Goiás. Conhecida pelos seus banhos termais, suas piscinas naturais e artificiais vão de parques temáticos a spas. Essas nascentes foram descobertas no século XVIII e até hoje atraem visitantes de todos os lugares do país. 

Entre os pontos de destaque, temos a Igreja de Nossa Senhora das Dores, que é bem preservada desde o século XIX; o Jardim Japonês, um parque paisagístico tranquilo; o lago artificial de Corumbá e o Parque Estadual Serra de Caldas, que possui trilhas, quedas de água e diferentes tipos de aves. 

Fortaleza – Ceará

Fortaleza é a capital do estado do Ceará. A cidade mistura praias, passeios culturais e tradições folclóricas. Além disso, se candidata ao título de capital mais charmosa do Nordeste.

Entre as opções de programas culturais, temos o Theatro José de Alencar, construção de 1910, a Catedral Metropolitana, o Mercado Central e o Centro Cultural Dragão do Mar. 

Para aqueles que gostam de água, podem apreciar as praias com falésias vermelhas, palmeiras, dunas e lagoas. As praias centrais de Iracema, Meireles e Mucuripe são indicadas para contemplar o pôr do sol. 

Foz do Iguaçu – Paraná

Foz do Iguaçu é outra ótima opção de viagem em família. Nessa cidade, localizada no estado do Paraná, região Sul, dá para visitar as Cataratas do Iguaçu, conhecida por ser uma das maiores cachoeiras do mundo.

Passeios famosos onde os turistas ficam encharcados são realizados em botes infláveis e são uma forma de apreciar de perto essa beleza natural. 

Além disso, a cidade fica na fronteira com a Argentina e o Paraguai, então, você pode visitar três países em uma única viagem em família. Esse fato é um atrativo para aqueles que amam fazer compras. 

Ouro Preto – Minas Gerais

Ouro Preto é uma cidade colonial que fica em Minas Gerais, na região Sudeste do Brasil, e é um ótimo destino para viagem em família. É conhecida por sua arquitetura barroca, que inclui pontes, fontes e praças, e pelas ruas íngremes e sinuosas. 

Existem várias igrejas e capelas espalhadas pela cidade, como a Igreja de São Francisco de Assis. Você pode fazer um tour visitando igrejas e museus e depois terminar seu dia aproveitando a famosa e gostosa comida mineira. 

Outro passeio que pode ser atrativo é o de Maria-Fumaça. O trajeto dura cerca de 30 minutos e você pode conhecer a cidade de Mariana, primeira capital de Minas e rica em cultura nacional. 

Em qual época do ano é melhor?

Veja qual a melhor época para fazer uma viagem em família. | Foto: Freepik. 

Como os lugares que indicamos estão localizados em regiões diferentes de nosso país e possuem atrativos distintos, é bom saber qual a melhor época para visitar cada um deles.

O primeiro destino citado para sua viagem em família foi Caldas Novas. Esse lugar pode ser visitado o ano inteiro, pois as temperaturas são altas. Apesar disso, se puder, evite ir entre outubro e abril, pois há chance de chuvas. Os meses mais quentes são agosto, setembro e outubro, que correspondem ao fim do inverno e começo da primavera.

Já em Fortaleza, a melhor época para realizar a viagem em família é entre os meses de julho e dezembro, quando o sol e os ventos são garantidos. O período de chuvas na região vai de janeiro até junho, sendo que, entre maio e março, a probabilidade é maior.

Foz do Iguaçu apresenta características climáticas marcantes e distintas em cada período. Entre janeiro e março, o calor e a chuva marcam presença. Já de junho ao mês de agosto é frio e tem menos chuva. Se puder, em sua viagem em família para Foz do Iguaçu, opte pelos meses de abril, maio e setembro, pois apresentam temperaturas mais agradáveis.

O último destino citado para sua viagem em família foi Ouro Preto. A melhor época do ano para visitar essa cidade é de maio a agosto, pois esses meses apresentam temperaturas mais agradáveis e menos chance de chuva. De setembro a abril é bem quente, enquanto de junho a agosto é mais frio. Já de novembro a março o clima é mais chuvoso. 

Melhores lugares para levar as crianças

Entre os destinos que citamos acima, alguns apresentam ótimas estruturas e diferentes atrativos para receber crianças. Em Fortaleza, por exemplo, está localizado o Beach Park, um dos maiores e mais famosos parques aquáticos do Brasil. Ele conta com diversos brinquedos e atrações para pessoas de todos os gostos e idades. 

Para agradar as crianças em sua viagem em família para Foz do Iguaçu, você pode levá-las ao Parque das Aves, um lindo parque temático. Pode fazer um passeio rápido pelo parque ou passar o dia todo nele, tirando fotos, fazendo piquenique e curtindo a natureza. 

Outros lugares do Brasil que são ótimos para levar crianças são o Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina, localizado na cidade de Balneário de Penha, no estado de Santa Catarina; Hot Park, parque aquático de águas termais localizado em Rio Quente, ao lado de Caldas Novas; e Olímpia, em São Paulo, onde estão localizados dois parques aquáticos de águas termais: Thermas dos Laranjais e Hot Beach Olímpia.  

Ficou animado com nossas indicações? Temos ainda uma excelente dica para você que quer planejar e realizar uma viagem em família pagando pouco e tendo segurança. A Ciclic, empresa 100% digital e confiável, oferece as melhores opções de serviços e seguros, como o Seguro Viagem. Acesse a página e conheça melhor o nosso trabalho!