Ciclic
Independenciaouliberdade

Independência ou liberdade financeira?

Ser livre financeiramente pode ser o sonho de muitas pessoas. Mas, liberdade financeira é ter dinheiro suficiente para não precisar mais trabalhar, ou comprar tudo o que quiser sem precisar esperar que o cartão vire ou o décimo terceiro caia? Ter liberdade e independência financeira são coisas diferentes. Mas se o objetivo é ter independência financeira, antes é preciso conquistar a liberdade financeira.

 

O que é liberdade financeira?

Ter liberdade financeira significa que a sua vida financeira está em ordem e que você é livre para escolher um emprego onde o salário não é o critério mais importante, você consegue tomar decisões que não são baseadas em dinheiro, como: o que e como fazer para construir e aumentar seu patrimônio, viajar sem precisar esperar a baixa temporada, comprar um carro zero sem aguardar isenção de impostos, entre outras coisas.

 

 O que é independência financeira?

A independência financeira acontece quando você não precisa mais de um emprego fixo para manter as despesas em dia e o seu padrão de vida, já que os seus rendimentos são o suficiente.

Com a independência financeira, você tem a liberdade de escolher quando, como e com o que trabalhar, utilizando esses ganhos para ter uma vida mais tranquila e manter seu patrimônio.

Agora que você entendeu a diferença, temos algumas dicas para você:

 

Organizar contas e despesas

O primeiro passo para ser independente financeiro é consegui se organizar, montar uma planilha com o salário recebido, os custos com as despesas do dia-a-dia e as contas, para assim saber o que sai e o que entra (ganhos X despesas).

 

Avaliar todos os gastos

Depois de organizar os gastos, fica mais fácil qual o percentual do salário está comprometido. Essa é a hora de avaliar os gastos e cortar o que não é essencial.

 

Criar metas

Agora que você já sabe o quanto seu salário está comprometido, chegou a hora de criar metas – lembre-se onde você quer chegar e estabeleça um plano de ação para que isso aconteça.

 

Fazer um planejamento

Defina quanto você deseja investir e por quanto tempo, depois escolha um investimento sólido e confiável e comece a caminhar em direção a sua independência financeira.

 

Você conhece a Previdência Privada da Ciclic? Ela é 100% digital e você pode acompanhar seus rendimentos de maneira fácil e rápida. Para saber mais, clique aqui.

Deixe seu melhor e-mail para receber nossos conteúdos