Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços

Viagens América Latina: Conheça os motivos para contratar um seguro viagem

É certo que viajar é bom, mas melhor ainda é viajar sem nenhum tipo de preocupação. Isso porque, além das preocupações pré, pós e durante a viagem, existem imprevistos que podem pôr o seu passeio em risco. E é por isso que existe o Seguro Viagem

Este tipo de seguro funciona para viagens nacionais, internacionais, aéreas, marítimas e terrestres, independente do viés da viagem, podendo, então, ser aplicado em viagens que são realizadas de lazer a trabalho.

Com um acompanhamento cuidadoso, que funciona à mercê das necessidades do viajante contratante do serviço, o Seguro de Viagem Internacional, apesar de sua fama e precisão, ainda é bem desconhecido por grande parte das pessoas. No entanto, hoje você conhecerá todos os benefícios de adquirir esse artifício, bem como entenderá como funciona e como escolhê-lo de acordo com suas demandas e prioridades.

O Seguro Viagem é essencial para aqueles que gostam de viajar tranquilos e protegidos. | Foto: Freepik.

O que é um Seguro Viagem Internacional para América Latina?

O Seguro Viagem para a América Latina é um serviço oferecido aos passageiros que buscam uma viagem 100% segura e livre de quaisquer riscos ou imprevistos. Utilizados em incidentes inesperados ou de emergência, o Seguro Viagem tem como objetivo arcar com qualquer custo derivado de imprevisibilidades durante a viagem, como doenças, acidentes, extravio de bagagens, perda de voo, entre outros. 

O Seguro Viagem possui períodos de validade variáveis, a depender do que será determinado no momento de compra da passagem e contratação do serviço do Seguro. Logo, as coberturas do serviço dependem das pré-determinações da companhia e do plano de viagem, mas com alguns pontos em comum presentes em qualquer plano, como, por exemplo, a cobertura para enfermidade e acidentes. 

Os planos que arcam com os riscos imprevistos da estadia do viajante em seu lugar de destino possuem diversidade na faixa de custo. Ou seja, a depender da companhia, cobertura e destino da viagem, o valor do Seguro Viagem pode varias. 

Quais são os benefícios de fazer um Seguro Viagem Internacional para América Latina?

O custo de vida de países distintos obviamente se difere de lugar para lugar. Dessa forma, o valor que você paga, quando decorrente de situações imprevistas, será um no Brasil, mas em outros países será outro. Logo, em vários países da América Latina, existe um alto custo no valor gasto em casos de despesas, que poderiam ser cobertas se o viajante tivesse aderido ao Seguro Viagem para a América Latina. 

Tendo isto em vista, o Seguro Viagem é o serviço perfeito e essencial para aqueles que, viajando sozinhos ou acompanhados, prezam pela cautela e segurança, sem medo de adoecer e arcar com atendimento médico ou emergência num país distinto, perder a mala e se desesperar com a possibilidade ter sua bagagem não localizada ou, até mesmo, extraviada, ou atrasar o voo e atrapalhar todas as próximas conexões do trajeto. 

Além disso, com a adesão ao Seguro Viagem, o viajante também possui acesso a atendimento odontológico ou preciso em casos de acidentes, telemedicina, reembolso de gastos farmacêuticos e despesas com itens de primeira necessidade em caso de atraso de mala superior a 12h, além de uma cobertura de até R$ 1.200,00 em caso de bagagem perdida.

Logo, em viagens cobertas pelo Seguro Viagem para a América Latina, o custo pela assistência médica, extravio de bagagem, ocasionais cancelamentos, entre outros imprevistos, nos países desta região do continente americano, será muito menor, se comparado às viagens que não possuem acesso a esse serviço.

Porque alguns países exigem Seguro Viagem?

Apesar de nem todos os países estabelecerem a regra de que seus visitantes devem ter um Seguro Viagem, em alguns, esse requisito é obrigatório e, por isso, se torna um fator indispensável de se considerar no planejamento da viagem. Em determinados países da Europa, por exemplo, os viajantes interessados em conhecer esses lugares necessitam de uma cobertura mínima de € 30 mil presente no Seguro Viagem.

No caso da América Latina, a Venezuela é a única localidade em que o seguro viagem internacional é necessário para que os turistas sejam autorizados a adentrar seu território. No entanto, em todos os países que não exigem a obtenção desse serviço por parte dos visitantes, há um alto valor de gastos, em caso de despesas nestes locais. 

A necessidade de exigência do Seguro Viagem não é aleatória, pois os governos dos países exigentes aderem cautelas como essas para precaver casos de rombos na saúde e dívidas para a administração pública do país, especialmente se a nação possuir um bom sistema público de saúde. 

Isso ocorre porque o Seguro Viagem irá arcar com qualquer emergência imprevista do viajante, sem que o país precise cobrir estes custos, sendo um serviço útil para o governo do país visitado e para o turista, que terá seus gastos bem cuidados. 

Países que, na América Latina, não exigem Seguro Viagem, e fora dela, como os Estados Unidos, por exemplo, costumam ter sistema de saúde privado. Ou seja, em casos de acidentes ou adoecimentos dos turistas, o governo desses países não terá nenhum tipo de custo com as despesas médicas do atendimento destes visitantes. Logo, por isso, é recomendado que se tenha um Seguro Viagem, independente de qual seja o seu lugar de destino!

Como escolher o Seguro Viagem ideal?

Bom, agora que você já está por dentro do que se trata o Seguro Viagem e de quais são os benefícios em aderir a esse serviço, nada mais útil do que entender, agora, quais são os métodos para escolher o Seguro Viagem para a América Latina que seja ideal para você. 

Na hora de avaliar que tipo de Seguro Viagem escolher, um dos pontos fundamentais para colocar na balança é o entendimento do estilo da sua viagem. Isso quer dizer que seus passeios provavelmente terão um perfil, pois cada viajante possui necessidades distintas ao viajar para algum lugar. 

A depender dos pontos turísticos e, até mesmo, da idade de quem viaja, o país a ser visitado pode oferecer de uma trilha longa e cheia de obstáculos a um belo lugar tranquilo para que você se sente e contemple a natureza. Além disso, também é preciso levar em conta quais são as suas companhias, são crianças? Grávidas? Alguma pessoa com deficiência? Essa quantidade de variáveis faz com que seja preciso analisar a situação e determinar qual o perfil da sua viagem, para que a melhor opção de seguro seja escolhida. 

A frequência de viagens que você realiza também é algo a ser levado em conta. Por exemplo, se você costuma realizar viagens diversas vezes durante o ano, uma boa recomendação é contratar apenas um seguro, que dure o ano inteiro. É mais vantajoso adquirir apenas um seguro, com um longo período de validade, do que contratar vários seguros por trecho de viagem. 

Na hora de escolher seu Seguro Viagem, também é preciso se atentar aos diversos tipos de cobertura, que a depender do plano e da companhia aérea, podem oferecer muito além da cobertura médica. É preciso se atentar ao fato de que doenças pré-existentes, esportes de aventura durante a viagem e, até mesmo, tratamento odontológico são pontos que precisam ser considerados na escolha de um Seguro Viagem. 

Conheça a Ciclic

Caso você tenha se interessado pelos benefícios do Seguro Viagem, mas não saiba onde procurar um realmente efetivo, aí vai um conselho: conheça o Seguro Viagem da Ciclic!

A Ciclic oferece um serviço completo para os viajantes que, viajando sozinhos ou na companhia da família e amigos, buscam por proteção e segurança. Imprevistos indesejados como adoecimentos ou acidentes não são casos para se preocupar, quando o passeio possui um bom e ideal Seguro Viagem, como o da Ciclic, que assegura o seu bolso, não só em casos de emergências médicas, como em casos de perdas de mala, atraso de voo, entre outras situações que podem se dá em viagens aéreas, marítimas ou terrestres!