Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Seguro Viagem

Para viajar na América do Sul é preciso fazer seguro viagem?

A América do Sul é um continente gigantesco com inúmeras possibilidades de viagens superinteressantes que tiram o fôlego de qualquer um. Além disso, esses destinos são bem atrativos pela facilidade na entrada de turistas brasileiros. Para que a viagem se torne ainda melhor, é indispensável a contratação de um seguro viagem.

O seguro viagem, além de ser obrigatório em alguns países da América do Sul, diminui os danos gerados por imprevistos e acidentes (que envolvem emergências médicas ou não) e ajuda na solução de conflitos. Saiba mais:

O seguro viagem é um ótimo aliado para viagens nacionais e internacionais. | Foto: Freepik.

O que é seguro viagem?

O seguro viagem é um serviço oferecido por uma seguradora autorizada. Esse serviço se baseia em um plano de cobertura para viagens (que podem ser nacionais ou internacionais). Assim, se imprevistos acontecerem durante o período fora de casa, a resolução da situação se torna mais barata, mais fácil e também mais rápida. 

A lista das situações que serão cobertas pelo seguro viagem varia de plano para plano. Em alguns casos, por exemplo, o seguro cobre emergências de saúde, mas não cobra imprevistos como perda de bagagem pela companhia aérea. 

Quanto maior for o número de coberturas e mais complexa a situação, geralmente mais caro se torna o seguro viagem. Em caso de seguro viagem internacional, existem alguns países que exigem o serviço para que estrangeiros entrem.

América do Sul: o que é preciso para viajar?

O trânsito entre cidadãos de diferentes países da América do Sul é bem tranquilo. Para ir de um país ao outro basta apresentar uma identidade pessoal com foto e um documento que comprove a vacinação em dia. Dessa maneira, não é preciso tirar visto, fazer passaporte e nem outras burocracias do tipo. 

O seguro viagem, entretanto, é solicitado em dois países específicos: na Venezuela e no Equador. Outros países da América do Sul estavam pedindo seguro contra o Covid-19 durante a época de pandemia, mas essas normas já estão sendo flexibilizadas há um tempo. 

Mesmo que o seguro viagem América Latina não seja obrigatório, ele ainda é muito importante. Apesar do espanhol ser uma língua muito próxima do português, qualquer problema que acontecer fora do Brasil pode dar muito trabalho e custar bem caro, o que pode ser evitado com o seguro viagem.

Por que contratar um seguro viagem?

É evidente que um seguro viagem proporciona uma segurança gigantesca durante a viagem. Ainda assim, para alguns pode ser um pouco abstrato todas as situações em que esse serviço acaba prestando uma ajuda tremenda. Conhecer os principais imprevistos pode ajudar a reconhecer a importância do seguro viagem. 

Emergência médica

A emergência médica é um dos principais desesperos para qualquer viajante. Isso principalmente porque não é em todos os países que existe saúde pública e gratuita e geralmente esse é um serviço que custa bem caro e, querendo ou não, acaba dando bastante dor de cabeça.

Estar em um outro país em que todo mundo fala uma língua distinta é um agravante considerável. Não conseguir explicar os sintomas com perfeição (mesmo existindo aplicativos de tradução) pode diminuir a eficácia do diagnóstico e do tratamento. 

Dessa maneira, fazer a contratação de um seguro viagem é essencial para viajantes (principalmente os de destino estrangeiro). Sendo essa uma forma de garantir não ficar sem atendimento por um preço consideravelmente justo. 

Acidentes

É evidente que acidentes acontecem. O problema é quando esses acidentes gerando uma verdadeira catástrofe em uma viagem (principalmente quando essa viagem é internacional). Muitas vezes esses acidentes até causam emergências médicas, e é bem interessante ter um seguro viagem que ajude a solucionar esses casos. 

Além dos casos de emergência médica (quando os seguros geralmente cobrem as despesas médicas e hospitalares), existem alguns acidentes que acabam causando danos materiais. Nesse sentido, também podem ter planos de seguro viagem que dão reembolso para danos materiais, dependendo do pacote contratado. 

Dessa forma, antes de fazer a contratação do seguro, é extremamente importante analisar em quais situações os viajantes estarão submetidos e, a partir dessas situações, verificar os acidentes que mais podem acontecer para então se amparar com a cobertura do seguro viagem.

Imprevistos

Assim como acidentes, imprevistos também acontecem (e até com bastante frequência, ainda mais em viagens internacionais). Entre os imprevistos mais comuns estão o atraso de voo e o extravio de viagem. Apesar de ambos os problemas serem de responsabilidade da companhia área, eles geralmente só são resolvidos meses depois do ocorrido. 

Com esse atraso, muitos viajantes acabam precisando pagar por um novo hotel (no caso de atraso de voo) ou precisam comprar novas roupas (no caso de extravio de bagagem). Ter um seguro viagem faz com que esses imprevistos sejam solucionados no mesmo momento por meio de um reembolso.

Como contratar seguro viagem internacional?

A forma de contratação do seguro viagem vai depender da seguradora escolhida para a execução do serviço.

Para escolher a melhor seguradora, é essencial que os clientes estejam atentos às suas necessidades. No caso do seguro viagem, por exemplo, é completamente indispensável que a seguradora seja fácil de se manter contato, uma vez que os empecilhos irão acontecer em outro país. Além disso, essas seguradoras precisam passar segurança na resolução de conflitos, mesmo que em terras estrangeiras. 

Ciclic

A Ciclic é uma seguradora 100% online que oferece planos de seguro viagem (entre outros seguros). O seu principal diferencial está no fato dela ser toda digital, o que diminui consideravelmente as burocracias de contratação e resolução de conflitos e ainda facilita o contato entre cliente e empresa. 

Para o seguro viagem, a Ciclic possui coberturas que entregam suporte 24 horas em português, assistência médica, despesas médicas e hospitalares, telemedicina, extravio de bagagem, reembolso para atraso de voo e bagagem e assistência complementar para Covid-19.