Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços

Seguro Viagem internacional serve para todos os países da América Latina?

Tenho certeza de que você concorda que viajar é uma das melhores coisas do mundo. Viajar para outro país, então, nem se fala! No entanto, pensar em pequenos e inusitados riscos que sair de seu país natal pode oferecer, pode gerar alguns tipos de preocupações, mas é por essas razões que existe o Seguro Viagem Internacional.

Muito conhecido por muitos, mas também desconhecido por vários, o Seguro Viagem Internacional cobre custos imprevisíveis em viagens aéreas, marítimas, terrestres, de lazer ou de trabalho, independente do viés.

Com um acompanhamento cuidadoso, que funciona à mercê das necessidades do viajante contratante do serviço, o Seguro Viagem Internacional, além de possuir inúmeros benefícios, pode servir para muitos países, em distintos continentes, e funcionar de acordo com as demandas e prioridades do viajante.

Aderir ao Seguro Viagem Internacional é fundamental para os viajantes que prezam por uma viagem 100% segura! | Foto: Freepik.

O que é seguro viagem internacional e qual a sua importância?

O Seguro Viagem Internacional é um serviço oferecido aos passageiros que priorizam uma viagem integralmente segura e livre de quaisquer riscos ou imprevistos. Utilizados em ocasiões inesperadas ou emergenciais, o Seguro Viagem Internacional tem como objetivo, arcar com qualquer custo derivado de imprevisibilidades durante a viagem, como doenças, acidentes, extravio de bagagens, perda de voo, entre outros.

O Seguro Viagem possui períodos de validade variáveis, a depender do que será determinado no momento de compra da passagem e contratação do serviço do Seguro. Logo, as coberturas do serviço dependem das pré-determinações da companhia e do plano de viagem, mas com alguns pontos em comum presentes em qualquer plano, como por exemplo, a cobertura para enfermidade e acidentes.

Os planos que arcam com os riscos imprevistos da estadia do viajante em seu lugar de destino possuem diversidade na faixa de custo. Ou seja, a depender da companhia, cobertura e destino da viagem, o valor do Seguro Viagem é incerto. 

É importante ressaltar que alguns países exigem de seus visitantes um Seguro Viagem, ou seja, só é possível ter a entrada liberada em alguns países tendo um Seguro Viagem contratado. Desde o surgimento da pandemia do coronavírus, os seguintes países tornaram obrigatório que seus visitantes tenham um Seguro Viagem com cobertura para a Covid-19: Argentina, Chile, Curaçao, Equador, Paraguai, Suriname e Uruguai.

A relevância desse tipo de seguro se dá pelo fato de que, caso haja um imprevisto, a seguradora irá arcar com qualquer emergência do viajante, sem que o país precise cobrir estes custos, sendo um serviço útil para o governo do país visitado e para o turista, que terá seus gastos bem cuidados. 

Sendo assim, é importante aderir ao Seguro Viagem Internacional, pois ele só oferece benefícios. Além de fazer com que o viajante tenha sob controle situações que podem fugir dos seus planos, desde a necessidade de buscar atendimentos médicos ou odontológicos até a perda de bagagens e  objetos e bens de uso pessoal, a troca de passagens, dentre outras situações. 

Como funciona a contratação de um seguro viagem internacional?

A contratação de um Seguro Viagem Internacional pode se dar desde empresas prontamente especializadas em seguro até no próprio banco do viajante, diretamente com a companhia aérea. Além disso, o serviço também pode ser contratado no site em que a passagem da viagem foi comprada, em agências de turismo ou, até mesmo, em operadoras de cartão de crédito. 

A contratação de um Seguro Viagem Internacional costuma funcionar de modo muito simples e não burocrático, sendo realizado de acordo com o país de destino do viajante e do perfil de sua viagem, que pode ir do básico ao complexo. Dessa forma, no processo de contratação do Seguro Viagem Internacional, o viajante precisa detalhar as intenções e o estilo da viagem para a seguradora, para que o serviço cubra, prontamente, tudo o que é necessário.

Como os países são completamente diferentes uns dos outros, os seguros não possuem as mesmas características. Logo, a seguradora é encarregada de manter o viajante devidamente informado sobre possíveis especificidades derivadas do seu lugar de destino. 

É comum que a cobertura do seguro contratado seja variável em relação à possíveis atividades realizadas durante o passeio, que possam ocasionar acidentes, como snowboard, escalada, mergulho, entre outros. Também é variável a faixa de preço das contratações, levando em conta que adultos acima de 70 anos de idade e mulheres grávidas comumente lidam com preços distintos. 

Entenda como funciona a cobertura do seguro viagem internacional (H2)

Antes de tudo, é importante entender que a cobertura dos Seguros de Viagens variam, de acordo com as necessidades do viajante, plano e companhia aérea. No entanto, segundo a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) – órgão regulamentador dos seguros no Brasil –, existem recursos que precisam, obrigatoriamente, ser cobertos pelo Seguro Viagem Internacional. A exemplo destes itens estão: Despesas médicas, odontológicas ou hospitalares, traslado de corpo em caso de falecimento e médico (em caso de doença), casos de morte, invalidez (total ou parcial) em caso de acidente e regresso sanitário. 

Além dos itens básicos a serem cobertos pelo Seguro Viagem Internacional, existe a possibilidade do viajante possuir outras garantias em serviços mais completos, como a cobertura em casos de extravio, furto, roubo ou dano em bagagens, regresso antecipado em casos de cancelamento da viagem, funeral em caso de morte durante a viagem, entre outros. Além disso, em casos de coberturas especiais no Seguro Viagem Internacional, o contratante pode ter acesso, até mesmo, à cobertura médica para a prática de esportes e mulheres gestantes, e à fisioterapia.

Também existem serviços de Seguro que cobrem assistência jurídica e remessa para fiança judicial, em casos de acidentes de trânsito durante a viagem. 

Como contratar um seguro viagem internacional?

Antes de contratar um Seguro Viagem Internacional, é preciso avaliar alguns pontos importantes que definem tanto o tipo de viagem a ser realizada quanto as necessidades de cobertura do plano de seguro que será contratado. É preciso levar em consideração o destino, se você terá acompanhantes ou não (e quantas pessoas são), se o grupo inclui alguma gestante, e também as datas de embarque e retorno. 

Outro ponto a ser pensado é a frequência com que você costuma viajar, pois para quem realiza muitas viagens por ano, faz mais sentido contratar apenas um seguro, que dure o ano inteiro. Isso pode te poupar de ter que se preocupar com esse assunto a cada vez que estiver se preparando para uma viagem nova, e garante que você estará protegido a qualquer momento que quiser ou precisar viajar. 

Na hora de escolher seu Seguro Viagem, também é preciso se atentar aos diversos tipos de cobertura, que a depender do plano e da companhia aérea, podem oferecer muito além da cobertura médica. É preciso se atentar ao fato de que algumas questões como a presença de doenças pré-existentes, a prática de atividades perigosas ou esportes radicais durante a viagem e, até mesmo, tratamento odontológico podem fazer a diferença na escolha de um Seguro Viagem. 

Conheça a Ciclic

Caso você tenha se interessado pelos benefícios do Seguro Viagem, mas não saiba onde procurar um realmente efetivo, aí vai um conselho: Seguro Viagem da Ciclic!

A Ciclic oferece um serviço completo para os viajantes que, viajando sozinhos ou na companhia da família e amigos, buscam por proteção e segurança. Imprevistos indesejados, como adoecimentos ou acidentes, não são casos para se preocupar, quando o passeio possui um bom e ideal Seguro Viagem Internacional, como o da Ciclic, que assegura o seu bolso, não só em casos de emergências médicas, como em casos de perdas de mala, atraso de voo, entre outras situações que podem se dá em viagens aéreas, marítimas ou terrestres!