Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços

Telemedicina: Pacientes preferem este tipo de consulta mesmo após a pandemia. Entenda

A pandemia do Covid-19 exigiu certas adaptações de diferentes setores da sociedade. A área da saúde foi uma das que mais sofreram: os hospitais estavam lotados de pessoas com a doença e ainda era preciso tratar das outras enfermidades com o menor risco de transmissão do vírus possível. Foi nesse cenário que ascendeu a telemedicina

Mesmo com o fim da pandemia, a telemedicina ainda está em uso, ganhando popularidade entre a comunidade médica e seus pacientes. Apesar dessa ascensão, é preciso estar atento aos melhores momentos de aplicação da telemedicina para que todos os seus benefícios sejam aproveitados e para que o seu uso seja bem-sucedido. 

A telemedicina torna o dia a dia muito mais fácil. | Foto: Freepik.

O que é telemedicina e como ela funciona?

A telemedicina, como o nome sugere, é uma forma de exercer a medicina de forma virtual, usufruindo de diferentes tecnologias disponíveis (como a videoconferência, por exemplo). Diferente do que muitas pessoas acham, a telemedicina não se restringe somente à possibilidade de fazer consultas online, mas abrange outros campos. 

Entre os outros campos da telemedicina está o da formação de novos profissionais. Nesse caso, estudantes de medicina e médicos residentes podem pegar algumas aulas teóricas a distância, permitindo que o professor esteja em qualquer lugar do mundo. Essa possibilidade abre os horizontes desses profissionais na instância que não limita quem ministra as aulas. Reuniões entre profissionais também cabem na telemedicina.

Quando a Telemedicina é indicada?

Apesar da telemedicina realmente ser um grande quebra galho dentro de várias situações no campo médico, nem sempre o seu uso é indicado. Saber quando usufruir da telemedicina faz com que os praticantes tenham o conhecimento necessário para usufruir bem de todos os seus benefícios.

Quando são necessários especialistas específicos

Pesquisas apontam que a maioria dos especialistas estão localizados na região sul e sudeste do Brasil. Assim, muita gente fica sem tratamento por não conseguir entrar em contato com esses profissionais. A telemedicina, nesse sentido, entra como uma alternativa para quem precisa de atendimento de um médico específico, mas que está longe. 

No caso dos outros campos da telemedicina, como em aulas e reuniões, a indicação se dá quando os médicos que ministram as aulas e ou as palestras estão viajando ou quando o público interessado está disperso em vários lugares do mundo.

Quando não for urgente

Pensando especificamente na telemedicina para consultas entre médicos e pacientes, é interessante que o seu uso seja limitado a uma consulta mesmo, sem que o paciente esteja passando por um quadro clínico urgente. 

Isso porque, em muitos casos, o médico precisa avaliar presencialmente para ter certeza e em casos de urgência os procedimentos médicos necessários podem não ser feitos a tempo. 

A telemedicina, em casos de urgência, pode ser usada somente em caso de reunião entre profissionais que precisam discutir um caso específico, por exemplo, mas que não podem se encontrar no momento.

Quando os sintomas podem ser descritos

Novamente, pensando em casos de consultas entre médico e paciente, é interessante que o profissional da saúde tenha clareza sobre os sintomas para que o diagnóstico seja o mais preciso possível. 

Dessa forma, os pacientes precisam utilizar de todos os artifícios possíveis para que a consulta seja bem-sucedida. Em caso de sintomas visíveis (como alergias na pele, por exemplo) é sempre bom tirar uma foto nítida e bem iluminada do local para que o profissional consiga analisar bem por meio de telemedicina.

Conheça os principais benefícios da telemedicina

Após saber quais são os melhores momentos para a utilização da telemedicina, é interessante saber quais são os seus principais benefícios. Dessa forma, será mais fácil medir em quais situações diárias é possível inserir a telemedicina e mensurar quais os ganhos que ela pode gerar. 

Praticidade

Os avanços da tecnologia e as crises diárias fazem com que os dias de diversos profissionais sejam literalmente lotados, e com os médicos e outros profissionais da saúde, não é nada diferente. Ter em mãos a telemedicina facilita bastante as tarefas diárias. 

Além disso, como profissionais, a existência e o bom uso da tecnologia fazem com que esses médicos possam ter acesso a informação e capacitação de uma forma bem mais rápida e com uma diminuição tremenda da burocracia existente fora da telemedicina.

Avanço da tecnologia

O uso diário das tecnologias disponíveis levanta questões que devem ser melhoradas. No caso da telemedicina, por exemplo, é evidente a necessidade de democratização da medicina “online” e uma maior nitidez dos problemas dos pacientes para os médicos. 

O levantamento de dados sobre o que falta para que a telemedicina seja ainda maior a partir do uso da tecnologia já existente influencia e estimula a criação e atualização de várias outras tecnologias que melhoram significativamente o desempenho da telemedicina em si.

Não importa a distância

Como a telemedicina ascendeu com a necessidade de diminuir o máximo possível o contato entre as pessoas (e evitar a disseminação do Covid-19), a distância entre os envolvidos não é tão importante. 

Por exemplo: uma pessoa pode passar mal durante a sua viagem e preferir falar com o seu médico de costume por meio da telemedicina. Essa diminuição da distância entre os envolvidos no processo acaba tornando as interações muito mais rápidas, e problemas que demoravam muito para serem resolvidos podem ser solucionados mais rapidamente.

Saiba como a telemedicina pode ser fundamental para garantir o acesso a saúde de qualidade

Mensura-se que ela pode ajudar bastante na prosperidade da saúde e diminuir a espera por atendimento, que atualmente é extremamente longa.

E é inegável que usar a telemedicina e fazer uma consulta online é algo que faz brilhar os olhos nesse exato momento. Para ter acesso a ela, o melhor mesmo é procurar pelo Saúde Protegida da Ciclic, que é uma seguradora 100% online e que permite essa flexibilidade nas consultas e no contato entre médico e paciente. Clique aqui e saiba mais.