Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços

Entenda como limpar a memória do celular de maneira simples

Os celulares desempenham inúmeras funções e têm ficado cada vez mais rápidos e inteligentes. Porém, para mantê-los funcionando corretamente, é preciso ter alguns cuidados que envolvem sua memória.

Quando o armazenamento de um aparelho está cheio, não é possível baixar ou atualizar nenhum aplicativo. Além disso, também fica difícil guardar fotos ou mandar áudios.

Em vista disso, preparamos este artigo para te apresentar as principais informações sobre armazenamento e dicas de como limpar a memória do celular. Continue a leitura!

O Cartão SD pode te ajudar com problemas na memória do celular! | Foto: Pixabay.
O Cartão SD pode te ajudar com problemas na memória do celular! | Foto: Pixabay.

Problemas comuns de armazenamento de celular

O espaço da memória do celular pode diminuir por diversos motivos, mas os principais são: os aplicativos “inúteis”, o excesso de fotos e vídeos, o armazenamento em cache e as mídias do WhatsApp ou outros apps.

Quando isso acontece, o aparelho pode apresentar a mensagem “Espaço de Armazenamento Insuficiente”, indicando que sua memória está cheia e que você deve tomar alguma atitude para arrumá-la.

Android

Os aparelhos Android costumam apresentar essa mensagem com certa frequência e, nessa realidade, as atitudes mais comuns das pessoas são: pesquisar na internet por “como liberar memória do celular?” ou começar a apagar fotos, vídeos ou aplicativos. Porém, muitas vezes, alguns arquivos são importantes e indispensáveis.

Nesse caso, a melhor alternativa é adquirir um método de armazenamento externo, ou seja, um cartão microSD. Mas lembre-se de que não são todos os celulares que são compatíveis com essa tecnologia.

Apple

Agora, se você possui um aparelho da Apple, não conta com a possibilidade de inserção de um cartão microSD para aumentar o armazenamento do celular. Em razão disso, o ideal é que você tenha um controle mais rígido sobre os itens que está salvando.

Nossa principal dica é enviar os documentos, fotos, vídeos e outros arquivos para um sistema de armazenamento em nuvem.

Até aqui, você entendeu os problemas mais comuns relacionados à memória do celular. Prossiga para o próximo tópico e confira as cinco dicas que listamos para você aprender a limpá-la!

05 dicas de como limpar a memória do seu celular

Mesmo que o seu aparelho conte com um grande espaço de armazenamento interno, pode ser que, em algum momento, você se depare com lentidão, que é um problema ocasionado pela alta quantidade de dados na memória do celular.

Se você está passando por isso, veja as cinco dicas que irão te ajudar a liberar espaço e deixar o seu aparelho mais rápido:

1. Remova aplicativos desnecessários

A principal ação que pode ser feita é analisar o uso dos programas que estão instalados no celular com o intuito de encontrar os que não estão mais em uso, ou seja, que não são necessários.

Para fazer isso, você deve acessar “Configurações”. Em seguida, procure pela lista de aplicativos instalados. Nela, você conseguirá visualizar de maneira geral a quantidade de memória que cada app está utilizando, o que te ajudará a decidir qual deve ser desinstalado.

2. Preste bastante atenção à limpeza do cache

O cache é um armazenamento temporário feito por aplicativos para que eles sejam inicializados um pouco mais rápido. Ou seja, após a instalação completa, o cache se torna desnecessário, então, não haverá nenhum problema em apagá-lo.

Para limpar o cache, você deve verificar, individualmente, o de cada aplicativo. Para isso, acesse a lista de apps e clique em “Armazenamento”. Prossiga selecionando o que você deseja analisar e, por fim, clique em “Limpar cache”.

3. Utilize serviços de armazenamento em nuvem

Os serviços de armazenamento em nuvem são uma ótima alternativa para quem gosta de tirar fotos e vídeos. Mesmo que esses arquivos sejam pequenos, em excesso podem causar problemas à memória do celular. Sendo assim, é interessante armazená-los em um serviço de nuvem para garantir mais espaço no aparelho.

4. Use programas de limpeza

Os programas de limpeza podem ser benéficos para quem busca um espaço maior na memória do celular. Eles costumam ser gratuitos e oferecem algumas ferramentas como, por exemplo, reajustes em fotos para diminuir o peso delas.

5. Compre um cartão externo

Por fim, a última dica para liberar espaço na memória do celular é investir em um cartão microSD, item que citamos no início deste artigo e que é uma ótima opção para aquela pessoa que não quer mexer nos arquivos ou apagá-los.

Está interessado em cuidar ainda mais do seu celular, garantindo segurança quando ele apresentar algum problema? Então, conheça o Seguro Celular Ciclic! Só ele oferece a melhor cobertura: completa e internacional.