O cinto de segurança é um item totalmente indispensável hoje em dia por um motivo muito importante: salvar vidas.
Então, entender a importância do cinto de segurança veicular é tarefa obrigatória por todos os motoristas. Desse modo, este artigo foi escrito para que todos tenham um bom entendimento sobre o assunto e para que possam se conscientizar melhor sobre o uso desse item, além de aprender a maneira correta de utilizá-lo. Continue a leitura e saiba mais!
O uso do cinto de segurança é uma lei obrigatória para todos os ocupantes de um carro que esteja em movimento. Essa lei, nº 9.503 (CTB – Código de Trânsito Brasileiro), foi aprovada em 23 de setembro de 1997 e é válida por todo o território do Brasil.
Por que o uso do cinto de segurança é tão importante?
Como falamos anteriormente, precisamos ter total consciência que o cinto é um item de proteção que deve ser usado em todos os momentos que o carro estiver em movimento e, claro, por todas as pessoas que estão ocupando o veículo – muitas pessoas sentam no banco de trás e não fazem a utilização do cinto de segurança, colocando suas vidas em risco.
Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada no ano de 2021, revela que apenas 54,6% de pessoas que possuem mais de 18 anos fazem a utilização do cinto de segurança quando estão sentadas no banco de trás. Além disso, 79,4% usam o item quando estão nos assentos da frente.
Outra pesquisa que também deve ser levada em consideração foi feita pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), onde os dados mostram que pessoas que estão ocupando os bancos traseiros e utilizam o cinto de segurança diminuem em 75% a chance de óbito. Para os passageiros que estão no banco da frente, esse número é de 45%.
O que acontece se não usar o cinto de segurança?
Quando o motorista ou os passageiros de um veículo não utilizam o cinto de segurança, algumas consequências podem ocorrer.
Uma delas é a multa de cinto de segurança, vista como uma infração grave dentro do sistema do CONTRAN. Seu valor é de R$ 195,23 e, além disso, o condutor recebe 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Mas outro ponto mais grave do que uma multa e ganho de pontos na CNH é a perda da vida. O uso do cinto de segurança tem a função de evitar que possíveis acidentes causem óbitos nos passageiros, ou seja, funciona como uma proteção daqueles que estão sempre na estrada. Por isso, use sempre!
Quer estar sempre com essa sensação de segurança, além de usar o cinto dentro do carro? Visite o nosso site e conheça o Seguro Auto Ciclic! A cobertura é completa, a contratação é 100% digital e a economia é de até 50%. Aproveite!