Todo ano você faz tudo sempre igual e suas metas ficam todas no papel? Saiba como fugir disso!
O ano de 2018 está quase no fim, e nessa época é muito comum começar a bater aquela nostalgia, e ao mesmo tempo a vontade de mudar completamente a vida. Você, por exemplo, vai me dizer que nunca fez promessas, como economizar para o ano novo?
Diz que vai se permitir. Fazer viagens, trocar de carro, conseguir um apartamento melhor. Mas, se o seu tato com o dinheiro não for dos melhores, o ano termina sem essas realizações e com novas promessas na lista
Calma, a falta de organização com dinheiro não precisa ser um fardo na sua vida. Aprender a lidar melhor com as suas finanças pode fazer revoluções na sua qualidade de vida, trazendo mais tranquilidade e conforto.
Para te ajudar a conseguir implantar hábitos saudáveis para a sua vida financeira, e te poupar de se frustrar em todo fim de ano, separamos estas super dicas para começar a praticar agora mesmo:
Tenha metas para curto, médio e longo prazo
O problema não é ter planos, o problema é nunca agir para poder colocá-los em prática. Sonhe, tenha desejos, planeje coisas que você quer fazer ou ter. Crie o hábito de ter metas para o curto (até um ano), médio (até 5 anos) e longo prazo (mais de 5 anos), sejam elas fáceis, um pouco mais difíceis ou bem improváveis.
Na verdade, saber aquilo que você deseja pode ser um agente impulsionador para que você consiga passar por momentos um pouco adversos nesse processo. Então, a nossa primeira dica é esta: coloque no papel as suas metas.
Leia mais: Comece a economizar agora com esses 6 hábitos
Guarde Dinheiro
Viver sem guardar um dinheirinho é bem perigoso para a saúde da sua vida financeira. Pense sempre: onde eu vou buscar dinheiro caso algum dia precise de última hora? Crie o hábito de guardar dinheiro, nem que seja pouco.
Comece poupando, no mínimo, 10% do seu rendimento. Se não for possível parta para os 5%. O importante mesmo é criar o hábito. Quando isso estiver um pouco mais fácil para você, já podemos dizer que está passando para um nível mais estável da sua saúde financeira.
Estude sobre finanças
Quanto mais você souber sobre como administrar bem o seu dinheiro, mais essa tarefa pode ser prazerosa porque você vai começar a ver os resultados da sua dedicação. Preste mais atenção na sua forma de usar e de gastar dinheiro.
Se você quiser mudar a sua situação financeira, comece agora mesmo a aprender tudo o que puder sobre o assunto. Leia livros, faça cursos, assista a entrevistas, assista vídeos que falam sobre este assunto. Mergulhe de cabeça neste universo.
Planeje sua vida financeira
Coloque tudo o que gasta numa planilha. É fundamental saber para onde o seu dinheiro está indo. Se você for um comprador impulsivo, então, é que deve mesmo se colocar essa disciplina. Comece a atrelar essa impulsividade a uma indisciplina financeira e comece a agir com mais razão. De verdade, tudo é uma questão de hábito.
Todo o dinheiro que você ganha deve ser bem planejado, e uma vez que você estiver com as suas planilhas vai começar a ter um gasto muito mais consciente.
Confira – Livros de finanças pessoais: Veja o top 04 e mude agora mesmo!
Viva dentro dos seus limites
Coloque na cabeça qual o padrão de vida que é confortável para você e se esforce para não sair dele. Não compre coisas que estão fora do seu orçamento, não se mime demais. Nada de inventar jantares ou compras fora do que você se propôs a já fazer por mês.
Você vai ver que com o tempo a frustração de se “privar” de algo pode na verdade te trazer a segurança de saber que está poupando para algo melhor e maior no futuro. Algo que você planejou e está buscando alcançar.
Complemente a sua leitura: Mude sua vida financeira aprendendo a fazer economia pessoal!
Invista o seu dinheiro
Aprenda a investir o seu dinheiro da melhor forma, com todas as suas limitações e todas as suas possibilidades. Todo mundo hoje pode investir, e não precisa ter medo. Depois desse intensivo de práticas, você já vai estar craque para começar a ganhar dinheiro com investimentos.
Depois de um ano inteiro fazendo tudo isso, a sua preocupação em dezembro com certeza vai deixar de ser economizar para o Ano Novo, porque, como falamos anteriormente, os hábitos fazem com que tudo fique menos doloroso nesse processo.
O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários a sua opinião e aproveite para conhecer os planos de previdência privada da Ciclic: