Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços

Vai viajar? 8 dicas espertas para economizar dinheiro

Confira os conselhos de uma blogueira de viagens que é especialista em conhecer o mundo gastando pouco dinheiro

Viajar é o sonho de muita gente. No Brasil, em 2017, foram realizados 1,2 milhão de embarques para o exterior e mais 4,3 milhões de brasileiros embarcaram para destinos nacionais. Os dados são da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.

Mas nem todo mundo acredita que pode realizar esse sonho. A maioria das pessoas acha que precisa de muito dinheiro para isso.

Sim, claro que é necessário desembolsar uma certa quantia para conhecer lugares novos. A boa notícia é que você não precisa ser milionário nem ir à falência! Tudo depende da duração, destino e estilo da viagem. Quer ver só?

Entrevistamos a blogueira Juliane Soares, autora do blog Viajar com Pouco e ela deu dicas imperdíveis para você fazer uma bela viagem gastando menos do que imagina. Confira:

1.Faça seu próprio roteiro

Vale muito a pena! Primeiro pela economia em relação às agências que oferecem pacotes prontos, com guias turísticos e roteiros que incluem passeios muito caros. Em segundo lugar, ao criar seu próprio cronograma você pode ajustar o itinerário de acordo com seus gostos pessoais e necessidades financeiras.

roteiro de viagem economizar dinheiro

2.Cozinhe sempre que possível

Aproveitar a gastronomia do país faz parte da experiência de viagem, mas isso não precisa ser feito em todas as refeições, todos os dias. A dica é cozinhar, sempre que possível – isso é viável quando você fica hospedado em casa alugada ou hostel, por exemplo.  

Ainda que sua opção seja ficar em hotel, é válido fazer alguns lanchinhos para levar na mochila comer ao longo do dia. Isso ajudar a economizar dinheiro.

Não deixe de ver: 05 super dicas para organizar sua vida financeira.

3.Pesquise bem e faça contas

Compare preços, leia, pergunte, se informe, pesquise sobre o destino e faça as contas – antes de embarcar. Não esqueça de pesquisar bem as casas de câmbio antes de comprar moeda estrangeira.

Tome cuidado para não querer economizar dinheiro demais ao escolher hospedagens muito afastadas dos lugares que deseja visitar. Dependendo do caso, você terá de gastar mais para se transportar até as atrações e, no fim das contas, pode ficar mais caro, além de cansativo.

4.Não compre por impulso e nem a prazo!

Isso é uma grande cilada que encarece as viagens! Geralmente, em destinos como Estados Unidos e Europa, as roupas, eletrônicos, perfumes e vários outros itens são realmente mais baratos do que no Brasil. Mas a consequência disso pode ser uma compra desenfreada de coisas que você talvez não precise.

Por isso, o consumo deve ser consciente e de acordo com seu planejamento, ou você correrá o risco de se endividar por besteira.

Confira aqui: Preciso mesmo fazer uma compra? Como pechinchar e economizar?

5.Leve poucas malas

Excesso de peso na bagagem é cobrado pelas companhias aéreas. Portanto, pegue leve na hora de fazer suas malas. Além disso, ao viajar com pouca bagagem você economiza, principalmente em alguns voos dentro da Europa, onde é preciso pagar uma taxa extra para despachar malas maiores do que as de mão.

6.Descubra as atrações gratuitas

Grandes cidades turísticas sempre têm uma porção de atrações bacanas que não custam nada. Basta procurar dicas em blogs, sites, redes sociais e revistas de turismo.

Na maioria das cidades, por exemplo, há muitos museus que podem ser visitados gratuitamente em dias específicos do mês – e outros têm entrada livre sempre. Procure aproveitar os passeios ao ar livre também. Curta a arquitetura, os bairros charmosos e as belezas naturais das cidades. Ande a pé!

Veja também: Quanto custa ir para Disney – A gente te ajuda a realizar esse sonho.

7.Apps da economia

Procure por sites e aplicativos que possam ajudar a economizar dinheiro, como o Rome2Rio (para saber qual a melhor opção de transporte entre uma cidade e outra), o Skyscanner (para passagens aéreas) e o Booking (para fazer comparação de reservas de hotéis).

app para economizar dinheiro

Use essas ferramentas como modo de pesquisa e, para efetuar a comprar, vá diretamente ao site do site do hotel ou da companhia aérea – o que trouxer mais vantagens financeiramente.

8.Use suas milhas e pontos

Saiba aproveitar as milhas de seu cartão de crédito! Em alguns casos, você realmente pode conseguir pagar bem pouco em passagens aéreas utilizando o programas de pontos, ou até mesmo não pagar nenhum centavo por elas.

O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários a sua opinião e aproveite para conhecer os planos de previdência privada da Ciclic!