Poucas coisas são melhores do que viajar, não é? Mas viajar com conforto é ainda melhor. Se a classe econômica do avião já é satisfatória, imagina as que prometem oferecer ainda mais comodidades?
Hoje, você entenderá quais as diferenças entre a classe econômica, a executiva e a primeira classe em um avião. Abaixo, vamos te contar se realmente vale o custo, além de te orientar sobre como escolher a melhor opção!
Econômica:
A conhecida classe econômica é onde a maioria das pessoas viajam e se trata de uma classe de serviço que promete te levar de um aeroporto a outro em um assento que, raramente, varia de avião para avião.
Esses assentos têm, entre si, um espaço limitado e uma pequena inclinação. Ademais, a organização das poltronas é variável, podendo ser 2-4-2, 3-4-3 ou 3-3-3, logo, nem todos os assentos darão acesso à janela ou ao corredor do avião.
Além disso, algo que a maioria das linhas aéreas oferecem na classe econômica é o acesso à rede Wi-Fi, além de fones de ouvido e telas digitais nos bancos que disponibilizam filmes, games, séries e músicas.
Essa classe de serviço também oferece entradas USB nos assentos para os passageiros recarregarem seus dispositivos eletrônicos e, em alguns voos noturnos, também podem ser concedidos lençóis e mantas para os passageiros.
Em relação às refeições, as companhias aéreas atuam de diferentes formas. No entanto, na classe econômica, em voos internacionais, o comum é que seja servida uma refeição em cada voo, a depender do tempo da viagem.
Em viagens com duração maior do que sete horas, são oferecidas duas refeições – a primeira após a decolagem do avião e a segunda poucas horas antes do pouso. Já em casos de voos com 13 horas ou mais, é comum oferecerem três refeições. A bebida de acompanhamento é variável, podendo ir de refrigerante a suco, café, chá ou, até mesmo, bebidas alcoólicas.
Classe Econômica Premium:
Algo que muitos desconhecem é a classe econômica premium, comum em voos de longa duração. Existe uma diferença entre um assento premium e uma classe econômica premium, pois o assento premium é uma poltrona confortável, com mais espaço nas fileiras e saídas de emergência. Já a classe econômica premium, costuma oferecer um assento maior e mais cômodo, com lugar de apoio para os pés dos passageiros e serviço de bordo mais integrado.
Executiva:
A classe executiva, muito conhecida como “Classe Business”, é voltada principalmente aos passageiros que costumam viajar a trabalho e, por isso, precisam de descanso. No entanto, por ter foco em pessoas que precisam de tranquilidade durante o voo, a também é uma opção para aqueles que só prezam por conforto.
Vale ressaltar que a diferença da classe executiva para as outras já pode ser notada no aeroporto. Isso porque os passageiros que aderem a essa classe possuem guichês exclusivos, com filas menores no check-in e uma regalia de bagagem especial, além de maior quantidade de milhas. Antes mesmo do embarque, em muitos aeroportos, os passageiros ainda podem esperar a hora do voo em salas VIP, com bebidas, comidas, rede de internet e espaço para relaxar ou tomar banho. E além disso tudo, para os passageiros da classe executiva, o embarque e desembarque também são diferenciados: em algumas companhias aéreas, os passageiros possuem passes de maior velocidade no controle de passaportes e nos “raio-x” de segurança.
No que diz respeito às poltronas, geralmente, os assentos dessa classe de serviço reclinam 180 graus para servirem como camas. A depender da linha aérea, todas as poltronas podem dar acesso ao corredor, mas isso varia. A tela de entretenimento – que também existe na classe econômica – possui maior tamanho e melhor resolução e os fones de ouvido também costumam ser diferenciados, com melhor qualidade.
Ademais, também são oferecidos travesseiros e mantas mais macias do que na econômica, além de ser concedida uma nécessaire com produtos de higiene e, em algumas companhias, até pijamas.
Em relação às refeições, o serviço de bordo é um ponto especial a ser destacado, pois na classe executiva, os passageiros costumam receber um menu de 3 a 5 opções de refeição principal e diversas escolhas de entrada e sobremesa. A depender do horário do voo, existem companhias aéreas que oferecem até café da manhã ou jantar.
Já sobre as bebidas, é comum servirem champagnes, espumantes e uma variedade de alcoólicas, mas para os que não consomem álcool, há refrigerantes, sucos, chás, cafés e outras opções.
Primeira classe:
A famosa e cobiçada primeira classe é desenvolvida com foco em passageiros superexclusivos que costumam voar em jatinhos privados. No entanto, pela qualidade da classe executiva, a tendência é que a primeira classe se torne cada vez mais rara nos voos atuais.
Se na classe executiva o passageiro encontra conforto e espaço, na primeira classe, além dessas comodidades, o passageiro encontrará privacidade e excelência máxima no serviço de bordo, nas refeições e no atendimento.
É comum ser servido um menu exclusivo de espumantes e vinhos e algumas refeições são feitas por mãos de chefs renomados. Até mesmo o check-in da primeira classe é especial, pois a depender do aeroporto, os passageiros contam com área, guichê e até mesmo um terminal exclusivo para eles.
Além disso, a sala VIP oferece um menu de refeições bem sofisticado, com bebidas caras e ornamentação refinada – também é comum que a rota da área VIP até o avião seja por meio de carros privados de luxo.
Nos voos de primeira classe, algumas suítes contam até com camas feitas com espuma de alta qualidade, além de roupas de cama de grifes de excelência. Nesses voos, ainda são oferecidos, em alguns casos, chuveiros para que os passageiros possam tomar banho durante a viagem e os banheiros costumam ser enormes.
Com tudo isso, o valor da primeira classe é elevado. Logo, para saber qual é a melhor opção para você entre a classe econômica, a executiva e a primeira classe, você precisa levar em conta não só seu orçamento, mas também sua disposição!
Já decidiu como vai viajar para o próximo destino? Uma coisa é certa: vá com o Seguro Viagem da Ciclic, a proteção mais completa para atraso de voo e/ou bagagem, despesas médicas e hospitalares – inclusive COVID-19, com suporte 24h em português e muito mais!