Ciclic
Diferença entre CET e taxa de juros

Diferença entre CET e taxa de juros

Quando falamos de empréstimo aparecem alguns termos que são difíceis de identificar, e pensando nisso, trouxemos as diferenças de taxa de juros e CET para que você entenda a diferença de cada um.

Custo Efetivo Total – CET

É a junção das despesas e encargos, mostrando o quanto o cliente irá pagar no total pelo empréstimo que foi solicitado.

Quando você tem acesso ao CET fica mais fácil avaliar a melhor proposta de negócio e se planejar, toda instituição financeira que disponibiliza empréstimo, tem a obrigação de entregar ao cliente uma planilha com os detalhes do CET, para que a pessoa consulte antes de fechar o contrato. 

Taxa de juros

A taxa de juros normalmente é uma das principais preocupações no momento de fazer um empréstimo, mas cada instituição pode cobrar um valor diferente, é preciso saber também que os juros podem ser calculados entre juros simples ou compostos. 

Juros simples

A taxa de juros simples é com base no valor total do empréstimo, aplicada mensalmente em cima do valor das parcelas, por exemplo: Você pegou um empréstimo de R$ 5 mil, e a taxa de juros é de 3% por mês, então o valor que pagará será R$150 reais até acabar de pagar todas as parcelas.

Juros composto

Os juros compostos são baseados no valor total, juro sobre juro, então mensalmente o valor é calculado em cima da parcela que foi paga no mês anterior.

Antes de fechar um empréstimo leia com calma o contrato e entenda as taxas, assim você consegue evitar surpresas no futuro.

Deixe seu melhor e-mail para receber nossos conteúdos