Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços

Diferença entre carros automáticos e manuais

Se você está pensando em comprar um novo veículo, mas está com a seguinte dúvida: “carros automáticos ou manuais?”, é indispensável conhecer bem cada um dos modelos e as suas principais diferenças. 

Primeiramente, o que difere um automóvel manual de um automático é que o primeiro possui marchas que devem ser trocadas pelo próprio motorista e o segundo faz esse exercício sozinho, ou seja, o condutor não precisa se preocupar com as marchas.

Mas essa principal diferença implica em uma série de outras distinções entre esses dois tipos de câmbios. Vamos conhecer todas?

O carro de câmbio  automático é mais seguro que o carro de câmbio manual. | Foto: Freepik.
O carro de câmbio automático é mais seguro que o carro de câmbio manual. | Foto: Freepik.

Confira abaixo as principais diferenças e singularidades de carros de câmbio automático e de câmbio manual:

Controle do carro

Devido ao fato da principal diferença entre carro automático e manual ser que um não precisa passar marcha e o outro precisa, a maior consequência será no controle do veículo. No câmbio manual, o motorista tem maior controle, enquanto que, no câmbio automático, a situação se inverte. 

Preço da manutenção

Os carros automáticos foram desenvolvidos depois dos manuais e essa diferença temporal ocorreu porque toda a forma de funcionamento de um veículo manual é bem mais simples do que a de um automático, logo, o preço da manutenção também será mais baixo. 

Uso de combustível

A característica do carro manual que garante ao motorista um maior controle na condução também oferece a ele um maior controle no uso de combustível. No câmbio manual, é possível que o condutor faça um balanço desse uso para abaixá-lo, também diminuindo o valor gasto. 

Valor do carro

Assim como a manutenção, todo o resto do carro manual também é mais barato. Como mencionado anteriormente, todo o sistema do câmbio manual é bem mais fácil de fabricar, assim, o valor final desses automóveis acaba sendo menor. 

Durabilidade

A questão da durabilidade adentra duas áreas: a durabilidade do sistema do carro e a durabilidade da sua funcionalidade, ou seja, se ele aguenta muito tempo sem quebrar.

Os manuais possuem maior durabilidade do sistema, pois o câmbio já é de um conceito mais antigo. Os automáticos, por sua vez, duram mais em relação à quebra de peças e não costumam estragar com muita frequência.

Propensão à lesão

Existem algumas pessoas que, por causa da profissão ou do estilo de vida, acabam dirigindo muitas horas do dia. Nesse caso, não é discutível que a troca de marchas é um exercício que deve ser realizado com frequência e, se essa ação for feita repetidamente, o motorista pode desenvolver uma lesão mais facilmente. 

Conforto

Não existe discussão a respeito do conforto que os carros automáticos oferecem. Essa característica se desenvolve pelo fato de não ser preciso ficar trocando de marcha toda hora. 

Além disso, os veículos automáticos, por serem mais novos e mais caros, são desenvolvidos para oferecer maior conforto mesmo. Ademais, a maioria desses automóveis são mais espaçosos. 

Curva de aprendizado

Para tirar a CNH, é indispensável demonstrar os conhecimentos de direção dentro de um carro que possui câmbio manual, independente do veículo que a pessoa tiver. Entretanto, é inegável que é bem mais fácil dirigir os automáticos.

Segurança

A questão da segurança é uma das mais discutidas na hora de comprar um carro. A verdade é que os automáticos são muito mais seguros do que os manuais, já que o primeiro modelo quase não quebra e, por isso, não há muita possibilidade de falhar durante um percurso e/ou causar acidentes. 

E ainda falando em segurança, independente do seu carro ser automático ou manual, é sempre muito importante pensar em um seguro para não ficar na mão em caso de algum acidente ou situação inesperada.

Ainda não tem um para o seu veículo e está pesquisando opções? Então, conheça o Seguro Auto Ciclic: cobertura completa, contratação 100% digital e economia de até 50%!