Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços

Quer controlar gastos? Saiba como acompanhar suas finanças!

Anotar os gastos dia a dia: entenda o poder desse hábito

Não espere mais para começar a acompanhar de perto suas finanças

Você confia apenas na memória para gerenciar o seu orçamento? Se a resposta for sim, talvez seja hora de repensar essa prática. Os gastos do dia a dia são tantos e tão variados que é preciso se convencer: anotar tudo é o primeiro passo para manter as finanças em ordem. “Esse hábito é fundamental. As pessoas acham que conseguem guardar as informações de cabeça, mas isso é ilusão”, explica o palestrante, consultor e educador financeiro André Massaro.

“É comum esquecermos os pequenos gastos. Nossa memória nos engana e não computa os parcelamentos e aquelas compras de menor valor, mas que acabam pesando quando somadas”, diz. “Quem não anota o que consome costuma fazer as contas do mês com informações incorretas e incompletas”.  

Apenas 51% dos brasileiros controlam os gastos

Mesmo sendo tão básico e importante, esse hábito só faz parte da vida de metade dos brasileiros. Um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, divulgada em janeiro de 2017, revelou que apenas 51% das pessoas afirma ter um controle sistemático do orçamento.

Entre os entrevistados que não anotam o que gastam, 27% dizem fazer as contas apenas de cabeça, 19% não têm nenhum tipo de controle e 2% dizem que outra pessoa faz isso por eles. Não deixe de conferir 10 hábitos que realmente funcionam para guardar dinheiro.

Anote suas despesas em tempo real

Vale tudo. Planilha no computador, aplicativos no celular ou até mesmo em uma agenda de papel. O importante é não deixar nenhum gasto de fora. E atenção: as anotações devem ser feitas sempre no mesmo lugar, para você não fazer confusão e não perder o controle.

O ideal é anotar em tempo real, assim que fez a compra“, informa Massaro. Deixar para depois – especialmente quando foi pago em dinheiro – pode levar a esquecimentos.

Seja na planilha ou no caderninho, não se esqueça de colocar os itens básicos do controle mensal: data da compra, valor, forma de pagamento e a “categoria” do gasto (por exemplo: supermercado, lazer, presentes, vestuário…). Tudo isso ajuda a visualizar para onde está indo o seu dinheiro e facilita a tomada de decisões na hora de cortar o que é supérfluo. E se você está em apuros, veja como limpar seu nome em 2018.

Descubra o poder do hábito, acompanhe suas finanças!

De estranho a divertido: o hábito de controlar gastos

Quem não tem o hábito de controlar as finanças costuma sentir desconforto quando começa a anotar todas as compras. É normal. E a boa notícia é que isso passa.

É difícil mesmo criar esse hábito, principalmente se a pessoa dá algumas escorregadas nas compras e depois precisa encarar o que fez. Não é agradável, mas precisa insistir, forçar-se. Muitos evitam olhar para planilha porque sabem que verão números que não querem“, explica André Massaro.

Com o passar do tempo, quando você tiver incorporado a prática de controlar de perto o orçamento e perceber o quanto isso é positivo para seu bolso, sentirá a satisfação de ter o esforço recompensado.

“Chega um ponto em que a pessoa para de achar o controle chato e desagradável e passa a enxergar o benefício de tudo aquilo. Anotar os gastos é um hábito poderoso para as finanças pessoais, especialmente quando isso entra no ‘piloto automático’ e faz refletir sobre gastos desnecessários”, diz o especialista.

“Ver quanto dinheiro foi economizado mês após mês, é motivador: quanto mais se economiza, mais se quer economizar”, afirma Massaro. Agora imagine você entrando nesse ciclo positivo de sempre ter mais e mais dinheiro sobrando ao final do mês. Por que não começar hoje mesmo? Sempre é tempo de poupar e investir em seus sonhos. Se inspire em histórias empreendedoras e saiba como poupar dinheiro.