Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Viagem Portugal: tudo o que você precisa saber ao fazer uma viagem para Portugal. | Foto: Pexels.

Conheça os melhores lugares para visitar em Portugal!

Viajar é sempre um planejamento gostoso de fazer. Desde escolher o destino até a estadia, todo o processo deve ser visto com calma e pensando no melhor para você e suas companhias.

Por falar em viagens, Portugal é um dos lugares mais procurados por brasileiros. Além da facilidade da língua, as cidades do país são um misto de beleza arquitetônica, história, paisagens incríveis, ótima comida e um dos melhores custo-benefício da Europa. 

Continue a leitura e saiba tudo sobre esse destino: qual é a melhor época para viajar, quanto custa uma viagem para Portugal, onde se hospedar, onde visitar e, ainda, como está a situação da COVID-19 no país.

Viagem Portugal: tudo o que você precisa saber ao fazer uma viagem para Portugal. | Foto: Pexels.
Viagem Portugal: tudo o que você precisa saber ao fazer uma viagem para Portugal. | Foto: Pexels.

Quando ir para Portugal?

A melhor época para fazer uma viagem para Portugal é entre maio e setembro. Isso porque é um período onde as temperaturas já estão mais altas, com grandes chances dos dias serem ensolarados.

O fim da primavera e todo o verão marcam a alta temporada no país europeu, onde há festejos populares, festivais de música e cinema. Os turistas se encontram por todos os lugares, porém, seguindo a lógica, também é a época em que os preços estão mais elevados.

Já nos outros meses do ano, se você escolhe fazer uma viagem para Portugal, as temperaturas são mais baixas e chove um pouco mais, porém, não é o mesmo frio de outros países da Europa. No outono e no inverno, por exemplo, as regiões de praia ficam bem vazias, mas as cidades de Lisboa, Porto, Évora, Coimbra e Braga continuam recebendo um bom número de visitantes.

Onde se hospedar?

As principais cidades do país contam com inúmeras opções de hospedagem, desde hotéis de redes internacionais, hostels e quartos ou apartamentos inteiros alugados como Airbnb. Nos vilarejos turísticos, também é comum encontrar pousadas familiares com café da manhã.

As nossas dicas para escolher bem a sua hospedagem são: pesquise nos melhores sites de reserva, peça indicações de amigos que já visitaram o país, considere o quanto você pode gastar com isso e decida com antecedência, principalmente em alta temporada.

Onde visitar?

A viagem para Portugal está marcada, mas como saber em quais lugares ir?

O país europeu tem inúmeras opções de passeios, pontos turísticos, restaurantes e museus. Listamos alguns dos mais legais para você visitar. Confira:

Lisboa e região (Cascais, Sintra, Serra da Arrábida)

Certamente, Lisboa é um dos lugares mais procurados entre os turistas. A região une história, modernidade, vistas panorâmicas incríveis, praias e serra com direito a friozinho e neblina mesmo nos dias mais quentes do ano.

Em pouco tempo, de três a quatro dias, é possível conhecer os principais pontos da cidade, como Belém, a Baixa Lisboeta e seus incríveis locais turísticos – Arco da Augusta, Elevador de Santa Justa e Praça do Rossio -, a Alfama e seus vários mirantes e o Castelo de São Jorge.

Cidades do norte (Porto, Braga, Guimarães, Vale do Douro)

Procura áreas cheias de charme? O norte português é o local perfeito.

Em Porto, a maior cidade da região, o dia amanhece com neblina e depois dá espaço ao sol, que destaca lindamente o colorido dos azulejos azuis que revestem várias das construções da cidade.

Nessa área do país, dá para conhecer tudo em dois ou três dias e as principais atrações são: Torre dos Clérigos, Livraria Lello, Igreja da Sé e, claro, as caves do vinho do Porto, em Gaia. Além disso, pode-se aproveitar uma incrível gastronomia de frutos do mar e pratos característicos da região.

Cidades do centro (Coimbra, Aveiro, Óbidos, Nazaré, Fátima, Tomar e Batalha)

Se sua viagem para Portugal precisa ser rica em atrações turísticas e religiosas, que também combinam história e gastronomia, seu destino fica entre Lisboa e Porto.

A cidade mais famosa dessa área é Coimbra, que já foi capital portuguesa e, hoje, preserva ruínas românicas e uma das mais importantes universidades de Portugal. Passeando um dia pela cidade, já é possível aproveitar tudo do melhor clima universitário, bons bares e restaurantes.

Mas você também pode se deslumbrar com as vistas lindas das regiões de Aveiro, conhecida como Veneza portuguesa, e Nazaré, conhecida pelas ondas gigantes que atraem surfistas de todo o mundo.

Outros lugares

Alentejo (Évora, Estremoz, Elvas e Marvão) e as praias do Algarve (Lagos, Albufeira e Faro) também são ótimos lugares para visitar em Portugal.

Planejamento financeiro para a viagem 

Uma viagem para Portugal já foi um destino mais barato, assim como diversos outros países, mas ainda é um dos que oferecem aos seus visitantes serviços mais em conta, quando comparado com outras nações europeias.

Para que você tenha uma noção do planejamento financeiro ao fazer uma viagem para lá, siga o exemplo:

  • Passagem para Portugal: entre R$ 1.700,00 e R$ 2.600,00 (preços considerados em conta); 
  • Refeição: entre oito e 15 euros (restaurantes mais sofisticados serão mais caros);
  • Hospedagem: as opções mais em conta são hostels e pousadas, a partir de 30 euros por pessoa. Quartos duplos em hotéis bem localizados e com boa avaliação custam, em média, entre 100 e 150 euros para o casal (diária);
  • Museus e outras atrações: ingressos entre seis e 10 euros; 
  • Transporte: passagens de metrô e ônibus nas cidades custam, em média, 1,50 euro.

Como está a situação com a COVID-19? 

Se você está planejando uma viagem para Portugal ou já está até com a passagem comprada, mas não sabe como está a situação da COVID-19 no país, não se preocupe, pois nós vamos esclarecer:

  • Obrigatoriedade da apresentação de teste de antígeno ou PCR negativo para todos os passageiros que chegam ao país por via aérea;
  • O antígeno deve ser realizado até 48 horas antes do embarque e o PCR em até 72 horas;
  • O exame só é obrigatório para quem chega ao país de avião;
  • Obrigatoriedade de apresentação de certificado digital de vacinação ou recuperação para acesso a restaurantes, estabelecimentos turísticos, alojamento local, hotéis, espetáculos culturais, eventos com lugares marcados e academias.

Na prática, o certificado brasileiro ainda não é aceito, pois os governos do Brasil e de Portugal não chegaram a um acordo para o reconhecimento mútuo do documento. Porém, há relatos de que alguns estabelecimentos estão aceitando. Sendo assim, não esqueça de levar o seu certificado Conecte SUS, mas caso ele não seja aceito, você terá que fazer um teste rápido de COVID-19 para entrar nos estabelecimentos.

Agora que você já sabe tudo sobre o país e está preparando a sua viagem para Portugal, conheça o Seguro Viagem da Ciclic para uma viagem tranquila, segura, sem imprevistos e preocupações.