Ciclic

Conheça a lista dos cães mais inteligentes do mundo!

Muitas pessoas acreditam que os cães mais inteligentes são aqueles que fazem vários truques impressionantes, repetição de movimentos e, principalmente, obedecem seus donos a qualquer comando. Apesar disso, novos estudos apontam que essa é apenas uma pequena parte da complexidade de inteligência dos nossos companheirinhos.

Os cientistas afirmam que não existem raças mais espertas do que outras, mas, sim, existe um cachorro que possui um perfil individual de inteligência. Na hora de selecionar os cães mais inteligentes, então, vários fatores são levados em consideração.

Ao longo da matéria a seguir, você verá a lista dos cães mais inteligentes do mundo que preparamos com base nos estudos do especialista em comportamento animal na Universidade da Colúmbia Britânica, Stanley Coren. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Conheça a lista de cães mais inteligentes do mundo no artigo. | Foto: Freepik
Conheça a lista de cães mais inteligentes do mundo no artigo. | Foto: Freepik

O que faz um cachorro ser inteligente?

Afinal de contas, o que torna um cachorro em um ser inteligente? Essa é uma questão bastante levantada por várias pessoas, tutores, mamães ou papais de pet.

Os estudos quanto à cognição e inteligência dos cachorros começaram a ser mais aprofundados quando centros de pesquisas em relação ao tema deram início à atitude de reunir alguns biólogos, antropólogos e psicólogos que estavam dispostos a entender melhor a mente desses animais e se havia alguma diferença entre eles e suas percepções.

Stanley Coren, em 1994, publicou a obra A inteligência dos cães, em que classificava 110 raças diferentes. Esse ranking foi embasado em uma pesquisa com cerca de duzentos treinadores, os quais consideravam a inteligência dos animais com base no grau de facilidade ou dificuldade para aprender os comandos.

Com isso, essa edição de sucesso popularizou a possibilidade de existirem raças mais inteligentes do que as outras. Já os cientistas possuem uma conclusão totalmente oposta a essa hipótese. Para eles, a inteligência de um cachorro é uma noção complexa definida como um conjunto de habilidades que os caracterizam.

Ao trabalharem apenas com dados mensuráveis para que seus testes cheguem a conclusões, eles escolhem algumas habilidades caninas (podendo ser memória ou atenção, por exemplo). No entanto, existem diversos tipos de cachorro inteligente e tudo irá depender de seu tutor quanto às tarefas finais.

Inclusive, há alguns cães que podem ser mais dependentes social e emocionalmente, conforme os estudos. Esses, geralmente, aprendem com mais calma e são muito mais receptíveis aos nossos comandos, porém, possuem pouca inteligência intuitiva – ou seja, um cachorro de raça, por exemplo, embora não seja receptivo, possui sentidos superiores de visão e olfato do que aqueles que não possuem uma raça definida – ou seja, são frutos de cruzamentos entre raças diferentes.

Tamanho do cão e inteligência: qual é a relação?

O cachorro inteligente: confira a lista de cães mais inteligentes do mundo e como alguns fatores influenciam para essa inteligência. | Foto: Freepik.
O cachorro inteligente: confira a lista de cães mais inteligentes do mundo e como alguns fatores influenciam para essa inteligência. | Foto: Freepik.

Ainda não é comprovado que os tamanhos entre as raças dos cães interfiram na sua inteligência.

Apesar disso, o especialista Coren publicou um artigo em que os estudos apontam que a maioria dos cães de grande porte podem ser mais inteligentes – devido ao fato de possuírem uma memória melhor para decorar os aprendizados.

Em vista disso, é importante lembrar que nossos queridinhos de quatro patas foram criados para terem suas características particulares. Logo, a inteligência pet se torna bastante específica.

Raças mais inteligentes

Agora que você compreendeu melhor sobre o que torna os cães mais inteligentes, confira a lista de cães mais inteligentes do mundo que preparamos com base nos estudos de Stanley Coren:

1. Collie

Uma raça dócil e excelente amigo para toda a família. O Collie é uma ótima companhia para crianças pequenas e cheio de energia para brincar. Possui fácil convivência e adaptação com outros tipos de cachorro, entre outras espécies.

Além disso, o que tem grande marca em sua personalidade é a sua alta inteligência e instinto de proteção. Esse companheiro de quatro patas pode ser facilmente adestrado e obedecer bem aos comandos do tutor.

Assim, são ótimos brincando com crianças, mas quando deixados sozinhos, são bons escavadores e mastigadores.

Collie - cachorro inteligente. | Foto: Unsplash.
Collie – cachorro inteligente. | Foto: Unsplash.

2. Border Collie

Esse cachorro vem de uma raça recente, criada há pelo menos cem anos na Grã-Bretanha, e foi desenvolvido para que fossem pastores de ovelhas. Os tipos de cachorro dessa raça são altamente ativos e espertos, sem contar a sua impressionante obediência.

Sendo assim, para gastar toda essa energia que eles possuem, precisam praticar muitas atividades, e frequentemente.

Uma curiosidade é que essa raça aparece no filme brasileiro Mato sem cachorro (2013), com a participação de Leandra Leal e Bruno Gagliasso, uma comédia dirigida por Pedro Amorim.

Border Collie é um dos cachorros inteligentes. | Foto: Unsplash.
Border Collie é um dos cachorros inteligentes. | Foto: Unsplash.

3. Poodle

Na França, nosso queridíssimo cãozinho disfarçado de ovelhinha foi capaz de caçar patos e foi o preferido da classe mais abastada, por volta dos anos 1800.

Apesar desse cachorro parecer frágil, não deixa se levar pelas aparências. Dessa forma, os cachorros Poodle também já foram acompanhantes, sendo ótimos como cães-guias, puxadores de carroças. Inclusive, os cães da raça até chegaram a ser uma atração de circo.

Essa raça é extremamente brincalhona e, provavelmente, é uma das mais populares no Brasil e no mundo todo.

Poodle - cachorro inteligente. | Foto: Unsplash.
Poodle – cachorro inteligente. | Foto: Unsplash.

4. Pastor Alemão

Um cachorro muito apreciado por sua bravura e proteção, o Pastor Alemão é um dos cães de guarda mais conhecidos por sua valentia.

Além do mais, sua raça aparece em diversas produções cinematográficas, como nos clássicos Rin-Tin-Tin (1954), e roubando a cena no filme K-9 – Um policial bom pra cachorro (1989), com a participação de James Belushi, e na ficção científica em Eu sou a lenda (2007), com a participação do famoso e aclamado Will Smith.

Pode não parecer, apesar de lembrar alguns detalhes de um lobo, o pastor alemão é uma raça de cachorro até que recente.

Pastor Alemão é um cachorro inteligente, inclusive, a polícia o utiliza em sua equipe, para farejar drogas e até encontrar pessoas desaparecidas. | Foto: Unsplash.
Pastor Alemão é um cachorro inteligente, inclusive, a polícia o utiliza em sua equipe, para farejar drogas e até encontrar pessoas desaparecidas. | Foto: Unsplash.

5. Golden

Os fofíssimos e apreciados Goldens são muito parecidos com os Labradores e são indicados para apartamentos, visto que são bem mais calmos. Muitas pessoas, aliás, acreditam que a raça Golden seja idêntica aos Labradores, uma vez que têm o tamanho parecido, mas apresentam pelos longos – o que não ocorre com os Labradores.

Apesar de serem cachorros considerados de grande porte, os Goldens são dóceis e fazem amizade facilmente com outros animais e até com pessoas desconhecidas para eles. Essa é uma das raças preferidas dos norte-americanos. Além do mais, a raça protagoniza a sequência de filmes de aventura Bud, o cão amigo (1997).

Golden - cachorro inteligente e muito apreciado. | Foto: Unsplash.
Golden – cachorro inteligente e muito apreciado. | Foto: Unsplash.

6. Dobermann

Quem aí já sentiu um medinho de um Dobermann? Esse cachorro é um excelente cão de guarda e possui um instinto enorme de proteção e, por isso mesmo, costuma desconfiar mais de estranhos e desconhecidos.

Conhecidos como bravos e agressores, os Dobermanns, assim como quaisquer outros cachorros, podem ser adestrados com muito amor e carinho, para que evitem machucar alguém.

Sua origem vem da Alemanha e provavelmente do cruzamento entre Pastor Alemão e Pinscher Alemão – razão pela qual também o chamam de Doberman Pinscher.

O Dobermann é tido como um dos maiores destaques da lista de cachorro inteligente. | Foto: Unsplash.
O Dobermann é tido como um dos maiores destaques da lista de cachorro inteligente. | Foto: Unsplash.

7. Labrador

O labrador é uma raça popularmente conhecida no mundo todo. Um pouco mais agitados que os Goldens, o cachorro Labrador é muito simpático e brincalhão – apesar de seu tamanho.

A raça também é muito conhecida por conta do emocionante filme Marley & Eu (2008), que traz como protagonistas Jennifer Aniston e Owen Wilson.

Labrador - um dos exemplos de cachorro inteligente. | Foto: Unsplash.
Labrador – um dos exemplos de cachorro inteligente. | Foto: Unsplash.

8. Rottweiler

Essa raça de origem alemã possui uma fama de cachorro bravo e até mesmo violento. Tudo isso em razão de seus elevados instintos de guarda e alerta. Se você procura uma raça para ficar de cão de guarda a fim de proteger sua residência, o Rottweiler é o cachorro ideal que você precisa.

Lembre-se de que essa raça não se relaciona facilmente com outros cães. O Rottweiler tende a ser muito territorialista. Além disso, esses cães adoram aprender e seu treinamento exige uma pessoa firme e capacitada para esse desafio.

Rottweiler - cachorro inteligente. | Foto: Unsplash.
Rottweiler – cachorro inteligente. | Foto: Unsplash.

9. Boiadeiro-australiano

O cachorro Boiadeiro-australiano – como seu nome diz – é de origem australiana. Além de fiel, costuma ser muito ativo – o que exige muitas atividades para o cãozinho. Essa raça é bem mais independente em comparação às outras apresentadas e tais cães costumam ser bem incansáveis.

Boiadeiro-australiano - cachorro inteligente. | Foto: Unsplash.
Boiadeiro-australiano – cachorro inteligente. | Foto: Unsplash.

10. Schnauzer

Essa raça de origem alemã é bastante doméstica. O cachorro que pertence à raça Schnauzer é muito curioso e, normalmente, tem um ótimo comportamento dentro de casa. Por ser um ótimo companheiro, fiel e comportado, socializa muito bem com outros animais e crianças.

Schnauzer - cachorro inteligente. | Foto: Unsplash.
Schnauzer – cachorro inteligente. | Foto: Unsplash.

11. Springer Spaniel

Por último, mas não menos importante, o Springer Spaniel é uma raça muito obediente e inteligente. Apesar de levar “espanhol” em seu nome, a versão mais aceita é de que sua origem surgiu na Inglaterra. Assim como os demais cães apresentados, ele se destaca por sua inteligência e conquista o coração de seus donos com sua obediência e bom comportamento.

Springer Spaniel - cachorro inteligente. | Foto: Unsplash.
Springer Spaniel – cachorro inteligente. | Foto: Unsplash.

Se você gostou de conhecer os cães mais inteligentes do mundo e é apaixonado ou apaixonada por essas belezuras de quatro patas, que tal prezar ainda mais pela saúde do seu pet?

Entre em contato agora mesmo por meio do site da Ciclic e conheça as melhores opções de planos do novo Saúde Pet ​para o seu amiguinho. Com uma empresa especialista do ramo, que atua com a proteção completa por meio de um atendimento 100% digital, fica ainda mais fácil o cuidado com o seu cachorro!