Ciclic
Aplicativos de organização

Conheça 4 aplicativos de organização para quem quer adquirir melhores hábitos!

Ser organizado é uma característica fundamental para quem busca resultados melhores, seja na vida pessoal ou profissional. Quando nos organizamos, estamos otimizando melhor o tempo.

Para te ajudar a se organizar, trouxemos quatro aplicativos que vão aprimorar a sua rotina. Veja!

Quais os tipos de organização?

A organização pessoal é muito importante para que o indivíduo consiga manter o foco na conclusão de um projeto. Em vista disso, foram desenvolvidos métodos que podem ser incluídos na rotina para auxiliar a organização e o foco para a realização do que é realmente importante. Logo, é essencial conhecer os tipos para identificar o que é mais adaptável para a sua rotina e perfil pessoal.

Aplicativos de organização ajudam a aumentar a produtividade
Aplicativos de organização ajudam a aumentar a produtividade – App organização. | Foto: Pixabay.

Antes de apresentarmos os métodos disponíveis, precisamos lembrar que eles existem com o propósito de ajudar as pessoas a estabelecerem prioridades, criarem metas e fazerem listas de tarefas. Os métodos de organização podem facilitar no combate à procrastinação e ao excesso de distração.

Continue a leitura para conhecer os dois métodos de organização que separamos para você!

Método GTD

O método GTD foi criado por David Allen com o intuito de aumentar a produtividade e manter o foco nas tarefas. Ele serve para esvaziar a mente dos problemas e pensamentos que impedem a dedicação às atividades.

Para colocar esse método em prática, basta apenas encontrar um lugar confortável e tomar nota de todas as atividades importantes que você deve lembrar-se de cumprir. As anotações podem ser feitas em agendas ou em aplicativos de celular. Ao tomar essa iniciativa, o cérebro será esvaziado daquelas informações que causam desgaste mental, transferindo-as para outro lugar.

É de extrema importância mencionar que, uma vez por semana, você deve revisar todas as tarefas que anotou e colocá-las em categorias. Separe-as entre as que você deve fazer agora, aquelas que necessitam de agendamento e as que você depende de outra pessoa para fazer. Com essa conduta, você vai garantir que sempre saberá quais são as tarefas que precisam ser realizadas em um curto período de tempo, ou seja, as mais urgentes.

Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro é feita tendo como base a criação de sequências de trabalho divididas em blocos, com o objetivo de incentivar o foco e o aprimoramento da agilidade do cérebro. Cada bloco deve durar 25 minutos, sendo cumpridos com pausas de 5 minutos entre cada.

Como aplicativos podem ajudar a se organizar?

Os apps para organização podem colaborar para quem está procurando organizar a rotina e otimizar o tempo. Ao optar pelo uso de um app de organização, a pessoa atingirá resultados mais satisfatórios seja na vida profissional ou nas variadas tarefas que fazem parte do dia a dia. Nesse sentido, queremos deixar claro que é sempre bom manter os recursos tecnológicos como aliados.

Existem vários aplicativos que podem ajudar a organização, criando listas de tarefas, lembretes e mais itens para que as atividades sejam cumpridas. Mas destaca-se que cada pessoa possui o seu jeito de se organizar, ou seja, é um aspecto muito pessoal.

Em razão disso, o ideal para aqueles que querem aderir aos apps para organização é procurar os que parecerem mais interessantes e que atenderem às demandas. Como queremos colaborar com o seu processo de organização pessoal, resolvemos apresentar para você quatro aplicativos que visam facilitar a rotina do usuário e ajudar na produtividade. Mas, antes, saiba que não existem “melhores aplicativos de organização”, tudo depende das suas necessidades e de como você irá utilizá-lo.

Google Agenda, Trello e Todoist são exemplos de aplicativos organização.
Google Agenda, Trello e Todoist são exemplos de aplicativos organização. | Foto: Freepik.

4 aplicativos para melhorar sua organização

1. Evernote

O Evernote é um aplicativo bem conhecido. Nele, é possível criar anotações separadas por cadernos e incluir textos formatados. Outra funcionalidade bem útil do Evernote é a possibilidade de adicionar datas de lembretes para as anotações, assim como etiquetas para categorização.

É prático de ser utilizado e oferece integração com outros aplicativos, como: Gmail, Google Drive, Trello, entre outros. O Evernote pode ser utilizado individualmente e em equipe. Esse aplicativo é interessante para quem adota o método GTD, já que, nele, você consegue fazer as anotações.

2. Google Agenda

O Google Agenda é um dos principais aplicativos lembrados quando o assunto é organização. O aplicativo oferece a possibilidade de sincronização com o Slack e Asana (ferramentas de gestão de projetos).

Uma vantagem do Google Agenda é a notificação que ele manda quando alguma tarefa ou evento iniciará. Por ser um aplicativo bem completo, por ele também é possível criar reuniões online e ainda contar com a função de criar múltiplos calendários.

O Google Agenda pode ser útil para quem quer adotar o método pomodoro, pois ele tem o recurso de notificação que pode ser configurado para funcionar ao final de um período de tempo, funcionando como um “alarme”.

3. Trello

O Trello consiste em um recurso tecnológico de gerenciamento colaborativo de projetos, podendo ser editado por todas as pessoas envolvidas. Ele é formado por listas compostas por cards, nos quais as tarefas são distribuídas e podem ser editadas facilmente.

Para aprimorar mais a organização, ainda é possível mover os cards dentro dos quadros de gestão de projeto. A vantagem dos cards é que eles possuem várias funcionalidades, entre elas, a possibilidade de anexar arquivos e fazer comentários.

O Trello não depende de instalação, visto que pode ser acessado a partir dos navegadores. No celular, ele pode ser acessado por meio de aplicativos.

4. Todoist

O Todoist funciona organizando as ideias, as metas diárias e os planos para o futuro. Ele possui uma versão paga que conta com funcionalidades mais complexas, mas os recursos disponíveis na versão gratuita também são úteis. Mesmo sem gastar nada, ainda é possível fazer sincronização com até dez plataformas, manter 80 projetos e organizar, em prioridades, as tarefas.

Ao abrir o Todoist, o usuário se depara com todas as suas tarefas, inclusive as que estão atrasadas. Além de tudo isso, o Todoist também disponibiliza a criação de atividades recorrentes.

Dentro do seu celular, você pode instalar aplicativos de organização que prometem melhorar a sua produtividade. Contrate o Seguro Celular da Ciclic e garanta que o seu grande aliado na organização pessoal esteja em segurança! Além disso, confira um conteúdo relevante que sugerimos para você: Como proteger o celular no dia a dia.