A tosa nos cachorros é, sem dúvidas, um ato de cuidado e limpeza que promove conforto para o pet! Ademais, ela também pode ser feita por uma questão de estética.
No mundo pet, existem vários tipos de tosa e, hoje, você vai saber mais sobre cada uma, além de descobrir como decidir qual é a melhor para o seu!
Tosa higiênica:
Você sabe o que é tosa higiênica? Ela é um método que busca aparar os pelos do cachorro em partes específicas do seu corpo, por exemplo: barriga, perianal e anal. Nessa técnica, ainda são aparadas as almofadas das patinhas, os olhos e as orelhas. Além disso, na tosa higiênica, muitas vezes o profissional também limpa os ouvidos do cão e lixa suas unhas.
Deu pra perceber que a tosa higiênica, como o próprio nome propõe, é voltada à higienização do cachorro, principalmente os mais peludos, pois ela mantém a pelagem do pet limpa por bastante tempo e essa limpeza oferece mais saúde ao cão, impedindo a proliferação de fungos e bactérias.
Além disso, é importante ressaltar que, em cachorros de pelagem longa, a tosa higiênica é obrigatória e o descaso com esse tipo de cuidado pode causar aglomeração de sujeira, fungos e bactérias, colocando em risco a saúde do pet.
Vantagens da tosa higiênica:
Como vimos, além da limpeza da pelagem e todos os riscos à saúde que são evitados na tosa higiênica, a técnica também é útil para a estética do cão. Isso porque ela busca manter os traços naturais da pelagem do pet, deixando o corte o mais uniforme e agradável possível.
Outra vantagem é a segurança, uma vez que, quando os pelos da região dos olhos do cachorro estão muito compridos, eles impactam de modo negativo a visão do pet. Além disso, os pelos localizados embaixo das patas também são um problema para o andar dos cães, fazendo com que eles não tenham um andar fixo e seguro. Ademais, a tosa dos pelos das patas ainda auxilia na transpiração do pet, ajudando no processo de secagem entre os dedos e evitando que os pelos fiquem úmidos.
Tosa completa:
Agora que você entendeu o que é tosa higiênica, é interessante descobrir do que se trata a tosa completa. Diferente da primeira, todo o corpo do pet é tosado.
Dessa forma, essa modalidade é bastante indicada para cachorros de pelos compridos, porém, existem determinadas raças que não devem ser tosadas de modo completo, por isso, é importante consultar um médico veterinário antes de tomar qualquer atitude, pois tosas que não respeitam os traços naturais do pelo do pet, ao invés de manter a saúde do animal, a prejudicam e acabam, ainda, comprometendo sua estética.
Vantagens da tosa completa:
O método da tosa completa foca na direção do comprimento da pelagem do cachorro, logo, quando realizada por um responsável eficiente, deixa o pet com uma aparência uniforme.
Mas assim como a higiênica, a tosa completa também mantém a estabilidade da saúde do animal, uma vez que evita bastante o acúmulo de fungos, bactérias e impurezas.
Ademais, a tosa completa ainda é muito útil no combate à doenças, como as de pele.
Como vimos, entre os cuidados que temos que ter com nossos pets, fazer a tosa é fundamental. Outros deles são: exames, aplicação de vacinas e consultas. E sabe onde você encontra esses demais serviços? No Saúde Pet Ciclic, plano de assistência pra cães e gatos com cobertura nacional e médico veterinário online 24h. Acesse o site, conheça mais sobre essa proteção e garanta para o seu pet!