Muitas pessoas têm o sonho de conhecer vários países do continente europeu, mas não sabem quais são os meios de transporte na Europa para viajar lá por dentro. Se você é uma dessas pessoas, continue a leitura, pois, abaixo, vamos mostrar quais são eles!
Por que escolher andar de ônibus na Europa? Vantagens e desvantagens:
Esse transporte público é o mais utilizado na Europa e vamos explicar o porquê:
Preço
As passagens costumam ter promoções, sendo assim, é possível encontrar uma passagem de ônibus por apenas 2 euros.
Localização
As estações de ônibus ficam próximas à região central das cidades, dessa forma, fica mais fácil para as pessoas terem acesso a esse meio de transporte.
Viagens noturnas
Existe uma frota somente de ônibus noturno, fazendo com que seja possível viajar durante a noite toda para, durante o dia, chegar no novo destino.
Porém, da mesma maneira que existem as vantagens, existem algumas desvantagens de andar de ônibus na Europa. Veja:
Conforto
Existem alguns ônibus, como os low cost, ou seja, de baixo custo, que não possuem um completo conforto. Esse tipo de ônibus costuma não contar com poltronas tipo leito e, normalmente, ficam com todas as poltronas ocupadas, fazendo com que não seja possível esticar no assento do lado.
Tempo
Se você é uma daquelas pessoas que não gosta de fazer uma viagem muito longa, isso pode ser uma desvantagem para você. Afinal, as viagens de ônibus costumam durar um tempo a mais.
Como funciona o transporte público na Europa?
Como dissemos acima, o ônibus possui um baixo custo e traz mais facilidade ao viajante.
Caso a viagem de ônibus seja mais rápida e/ou doméstica, ou seja, dentro do próprio país, os serviços podem ser reservados no local: no ponto ou na rodoviária. Mas se a viagem for de longa distância e até internacional, é melhor reservar o lugar no ônibus de forma online.
Mas quer saber quais são as outras opções de transporte na Europa e quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas? Continue a leitura:
Avião
O avião é uma ótima escolha para quem deseja viajar de maneira mais rápida. Além disso, é possível achar voos mais baratos em empresas low cost, como a Ryanair e a Easyjet – essas empresas costumam lançar promoções de passagens aéreas, fazendo com que o preço possa chegar a até 5 euros por trajeto.
No entanto, os aviões possuem também a sua desvantagem: as companhias aéreas são restritas com as bagagens que o passageiro pode levar. Se você precisa carregar uma maior, por exemplo, vale a pena comprar a opção de mala externa junto com o bilhete.
Outro ponto negativo são as localidades dos aeroportos que, normalmente, são distantes dos centros das cidades.
Trem
A locomoção de trem pela Europa é uma das melhores opções, pois diferente do avião, essas estações estão sempre localizadas próximas aos centros urbanos, facilitando a locomoção e proporcionando mais tempo para conhecer o destino e suas atrações.
Além disso, os trens são espaçosos, o que ajuda a levar todas as bagagens necessárias, e eles não possuem controle em relação à quantidade de malas que o viajante pode levar. Então, devido a isso, por mais que os bilhetes de trens sejam mais caros do que de avião ou de ônibus, por exemplo, é um meio que vale a pena considerar.
Outro ponto é que as estações de trem possuem diversos horários de viagens, então, caso o passageiro se atrase e perca o trem da manhã, terão outros horários para trocar a passagem.
Porém, a viagem de trem apresenta uma desvantagem para as pessoas que preferem viagens rápidas, pois ela costuma tomar muito mais tempo do que outros meios de transporte.
Ficou com interesse em viajar de trem pela Europa? Temos outro conteúdo especial com dicas de rotas. Clique aqui e conte com a gente pra preparar o seu roteiro!
E claro, não esqueça de contratar um bom seguro viagem também. O da Ciclic oferece cobertura pra viagens aéreas, marítimas e terrestres, ou seja, suas viagens de avião, navio, carro, ônibus, moto ou trem!
Pra saber mais sobre a proteção, acesse o site do Seguro Viagem Ciclic!