Comece a economizar agora com esses 6 hábitos

Por Ciclic0

Repensar os gastos do dia a dia é o primeiro passo para se ter uma vida menos consumista – e uma conta bancária cada vez maior

Boa parte dos brasileiros deseja que 2018 seja um ano com menos gastos e mais economia de dinheiro. Um levantamento recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que 45% dos entrevistados pretendem fazer uma reserva financeira neste ano, e outros 27% querem se livrar das dívidas.

Para que isso seja possível, é fundamental repensar os gastos mensais. O orçamento familiar varia muito de um caso para outro, mas é fato que boa parte dos ganhos vão embora sem que se perceba, diluídos em pequenos hábitos e despesas do dia a dia. Então, quando você se dá conta, o dinheiro já não está mais lá.

Muitos gastos pequenos geralmente são como furos na caixa d’água. Uma comprinha aqui, outra ali. O problema está na quantidade e regularidade desse hábito”, explica o consultor de finanças pessoais e educador financeiro Phillip Souza. “Por exemplo, se todo dia eu passo na padaria ou em uma loja e deixo R$ 5, já são R$ 160 no final do mês”.

A seguir, Souza elenca seis atitudes de hábitos de consumo que podem ser repensados para te ajudar a economizar e ficar sempre no azul. Confira:

1. Compras impulsivas

São momentos em que você gasta dinheiro sem se dar conta – e, na maioria das vezes, sem necessidade –, seja por hábito ou por impulsividade. Pode ser desde o cafezinho de todo dia após o almoço até uma bolsa nova que você não estava precisando. A dica aqui é sempre se questionar se aquilo realmente vale a pena e ponderar quanto a mais você teria no bolso ao final do mês se não fizesse tal compra. Se organize da melhor forma possível com a ajuda de uma plataforma de investimento.

2. Quanta beleza!

Itens de maquiagem e cuidados com o corpo, além de serviços relacionados à estética (depilação, cabeleireiro, manicure), trazem altos gastos mensalmente. É claro que se cuidar é positivo, mas tudo o que é excessivo não faz bem – inclusive para o bolso!

Tentar trocar produtos caros por outros mais acessíveis já ajuda muito. Outra dica é diminuir a ida aos salões de beleza: quando a pessoa consegue fazer a unha, o cabelo ou a depilação por conta própria de vez em quando, por exemplo, acontece uma boa economia no orçamento. Faça as contas!

3. Meu amado carro

Muitos gastos também se concentram nos cuidados exagerados com o automóvel. Geralmente, as pessoas nem se dão conta, mas acabam vivendo em uma eterna competição com os amigos e familiares para mostrar quão bom é o seu veículo.

Essa postura, seja consciente ou inconsciente, leva a trocas frequentes de carro por modelos cada vez mais novos ou compra desenfreada de acessórios para melhorá-lo, como rodas, sistema de som, lavagens especiais. Rever a necessidade desses hábitos fará sobrar muito mais dinheiro na conta bancária. Veja 10 hábitos que realmente funcionam para guardar dinheiro.

4. Festas, festas, festas

Se divertir é preciso, mas o fato é que as festas e baladas podem causar um rombo em seu orçamento, por motivos óbvios. Ser constantemente o anfitrião envolve a compra de alimentos e bebidas para vários convidados – o que não sai barato. Isso quando não é necessário também investir no aluguel de um espaço para a festa, como uma churrasqueira ou salão.

Ainda que você não dê as festas e seja apenas convidado para elas com frequência, também há gastos que costumam passar batido: presente do aniversariante, roupas novas, um vinho ou pack de cerveja que você leva para o dono da casa, a sobremesa que comprou para não chegar de mãos vazias, o valor do estacionamento ou o táxi até o local. Selecionar melhor os eventos e diminuir sua participação neles faz toda a diferença em seu orçamento doméstico. Pode testar!

5. Comer fora

Quem não gosta de ir a restaurantes? E como se gasta dinheiro neles! Calma. Nada de cortar completamente as refeições fora de casa – afinal, os momentos de lazer são necessários para a qualidade de vida – mas que tal escolher opções menos caras e com uma frequência um pouco menor? Calcule e veja quanto dinheiro pode sobrar em seu bolso. 

6. Viajar sem planejamento

Viajar é uma delícia, mas, por envolver valores muito elevados, requer um bom planejamento financeiro. Em situações de férias, o ideal para economizar é tentar viajar fora de temporada, porque os preços ficam mais acessíveis. Para quem tem filhos e precisa seguir o calendário escolar (que coincide com as épocas mais caras de viagens), a principal dica é fechar a passagem e hotel com bastante antecedência.

De última hora, tudo fica mais caro. Quanto mais distante estiver a viagem, menores tendem a ser os preços e mais tempo você tem para pagar. Pesquisar opções mais econômicas de acomodação, como pequenas pousadas ou aluguel de apartamentos, também ajuda a diminuir o valor das viagens. E lembre-se: nunca entre em dívidas para bancar um padrão de vida que não condiz com sua realidade. Que tal se inspirar em outros empreendedores? Saiba como poupar para viajar e realize seus sonhos!

Agora que você já sabe como poupar seu dinheiro, irá investir? Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião!

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

veja também outros posts de Finanças pessoais

Comer saudável + economizar: qual é a relação entre esses dois objetivos?
Finanças pessoais / 29 de outubro de 2018
Comer saudável + economizar: qual é a relação entre esses dois objetivos?
Um prato saudável e um bolso cheio podem ser os grandes aliados da casa Comer saudável é, muitas vezes, uma atividade inconstante na vida...
Preparando o casamento: cuidados essenciais ao economizar na festa!
Finanças pessoais / 25 de outubro de 2018
Preparando o casamento: cuidados essenciais ao economizar na festa!
Pesquise preços, busque referências e desconfie de fornecedores com valores muito abaixo do mercado Casar-se nunca esteve tão em alta! O mercado de festas...
Tipos de aposentadoria: Mitos e verdades para você ficar por dentro!
Finanças pessoais / 25 de outubro de 2018
Tipos de aposentadoria: Mitos e verdades para você ficar por dentro!
Tudo o que você precisa saber sobre um dos benefícios mais importantes da vida de todo trabalhador. Todo mundo fala sobre aposentadoria, mas você...

Veja algumas idéias do que você pode conquistar