A ideia de realizar um intercâmbio é muito comum entre os brasileiros que estão na faculdade ou na reta final do ensino médio. Apesar disso, essa experiência não tem idade definida para que aconteça – basta ter um planejamento e vontade.
Mas mesmo sendo uma ideia muito comum, não são muitos os jovens que realmente realizam esse sonho, seja por falta de recursos, planejamento ou, até mesmo, por não saber como fazer e pelos medos de viver em um local tão diferente e sozinho.
Dito isso – e se você está nessa situação -, separamos algumas dicas de como planejar um intercâmbio. Confira!
Planejar um intercâmbio é uma tarefa complicada, porque você estará definindo qual será a sua casa pelas próximas semanas, meses ou anos. Apesar disso, essa experiência não precisa ser estressante e vista como algo impossível. Conheça 07 dicas:
Defina um local e o idioma
Além de definir um idioma e um local para realizar o intercâmbio, neste momento, o orçamento também deve ser considerado. Países com maior procura, como Estados Unidos, Reino Unido e Irlanda, costumam ser mais caros.
Além disso, pense sempre em desenvolver uma língua estrangeira – a oficial do país e a mais falada pelos nativos. Por exemplo: se você busca um intercâmbio em língua inglesa, países como a África do Sul, não são tão recomendáveis pelo fato de que o inglês é falado em apenas algumas regiões e existem outros diversos dialetos locais que acabam influenciando até mesmo no inglês.
Escolha o tipo de intercâmbio
Se você quer focar no aprendizado de uma língua estrangeira, procure opções de intercâmbio que te ofereçam cursos de idioma.
Mas se o seu objetivo é aprimorar o idioma e adquirir fluência, não se preocupe tanto com cursos, mas em vivência. Em casos como esse, um intercâmbio com uma host family, no qual você será alojado em uma casa de família e viverá com aquelas pessoas, pode ser a solução.
Decida o tempo do intercâmbio
Quando você não sabe a duração de algo, não consegue se planejar financeiramente e emocionalmente, podendo ter frustrações ao final. Por isso, defina o tempo do seu intercâmbio, mas lembre-se: a imersão em uma cultura ou idioma pode ser feita em duas semanas, em um ano ou mais – tudo dependerá da intensidade e do quão motivado a aprender você estará.
Aprenda sobre a cultura local
Aprender sobre a cultura local é um fator muito importante, já que existem uma série de gestos, sinais e expressões em cada lugar.
Por exemplo: durante diversos voos, é oferecido no avião ou é comum os passageiros terem em seus bolsos um chiclete, mas esse item é proibido de ser comercializado e consumido em Cingapura.
Outro exemplo é que na Alemanha é bastante comum os metrôs e trens não terem catracas ou roletas, como aqui no Brasil, mas isso não significa que o acesso é gratuito. Lá, é comum que fiscais entrem nos trens de surpresa para checar quem possui ou não os bilhetes.
Entre em contato com intercambistas
Essa dica é bastante importante, principalmente se você não conhece muito sobre o país, a cultura e a situação política. Logo, entrar em contato com um intercambista de modo prévio pode abrir portas e facilitar todo o processo, já que ele provavelmente passou por tudo aquilo que você está passando e/ou irá passar.
Utilize a tecnologia para conhecer pessoas
Essa prática é bem comum em intercâmbios de modelo au-pair ou host family. Nesses casos, é importante que, antes de viajar, você realize um primeiro contato para conhecer as pessoas e criar algum laço com elas antes de ir, já que elas serão a sua família durante o intercâmbio e você pode precisar da ajuda delas em algum momento.
Vale ressaltar que podem existir casos de incompatibilidade com a família e seus membros e, caso isso seja percebido antes da viagem, é muito mais fácil se reorganizar e procurar um novo local.
Contrate um seguro viagem
Um seguro viagem de qualidade é extremamente importante para que o seu foco seja apenas estudar e se aprofundar na cultura local, sem ter que se preocupar com possíveis imprevistos. E o Seguro Viagem da Ciclic é o ideal pra você:
- Cobertura completa para viagens nacionais, internacionais, aéreas, marítimas e terrestres;
- Suporte 24h em português;
- Reembolso em atraso de voo ou bagagem;
- Cobertura para mala extraviada;
- Despesas médicas e hospitalares;
- Telemedicina;
- Cobertura complementar para COVID-19;
- E muito mais!
Conheça melhor o Seguro Viagem Ciclic, simule para o seu próximo destino e contrate já!