Ciclic

Como economizar em casa: 13 dicas para fechar o mês com dinheiro!

Atitudes simples podem fazer com que sobre um pouco mais de dinheiro no seu bolso no final do mês

“Como economizar em casa?” –  você se pergunta isso todos os meses, quando percebe que os gastos para manter a residência não param de subir? É realmente difícil manter a qualidade e o conforto no lar alinhadas com um gasto consciente, mas não precisa deixar as coisas saírem de controle para tomar uma atitude.

Com ações simples, é possível manter o equilíbrio entre conforto e custo. O que acontece é que muitas vezes não nos damos conta do quanto desperdiçamos dinheiro em nosso dia a dia, seja de forma consciente ou inconsciente.

Sabe aquela vitrine, com aquele sapato lindo que você não resistiu? Opa, o foco aqui é em casa né? Isso é tema para outro artigo. 🙂

Voltando…

O simples fato de centralizar as despesas em um só lugar já ajuda bastante a evitar muitos problemas. Abaixo, listamos 13 dicas que você pode seguir para fechar o mês com o caixa positivo na sua residência. Envolva toda a sua família e comece a poupar. 

1 – Desligue a TV e o monitor se não estiver usando

Quando se trata de economizar em casa, qualquer real que você deixar de gastar já é um bom negócio. Uma ação que não vai mudar nada no seu dia a dia, mas vai ter um impacto positivo no bolso é a de desligar a TV e o monitor do PC se você não estiver usando.

Deixar tudo ligado representa um consumo desnecessário e que pode ser evitado. Acredite, essa ação pode te fazer economizar até 7 reais na sua conta de luz, todo mês.

2 – Renegocie pacotes de TV a cabo

Será que você precisa mesmo dos 200 canais de TV a cabo que o seu pacote oferece? A maioria das pessoas assiste a pouco mais de cinco canais de TV.

Em geral, é comum que você pague por um conteúdo a que muitas vezes não assiste. Repense esse gasto e busque pacotes com preços mais acessíveis. Até porque, né gente… Netflix tá aí pra isso. 🙂

3 – Anote todas as despesas

Não tem jeito. Não há como manter o controle sobre as despesas da casa se você não anotar cada detalhe dos gastos.

Somente a partir disso é que você compreenderá melhor o que é supérfluo e o que é essencial na sua vida. Depois de 30 dias você já pode fazer os primeiros cortes de despesas nos itens que impactam menos no seu cotidiano.

Você pode anotar suas despesas em planilhas no Google Drive ou em aplicativos próprios para isso.  

Tem uns aplicativos ótimos para fazer isso. O Organizze é um deles.

4 – Use lâmpadas de LED

Elas podem até custar um pouco mais caro, mas são mais duráveis e consomem menos energia.

Claro que você não precisa trocar todas da sua casa de uma vez, mas é uma boa cogitar usar as de LED na medida que as suas atuais precisarem ser trocadas. As lâmpadas de LED são uma tendência para o futuro, assim como as lâmpadas brancas, e praticamente substituíram por completo as incandescentes. Ah, e se não estiver no cômodo, apague as luzes.

5 – Cuidado com a geladeira

A geladeira é um dos itens que mais consomem energia em sua casa e quando ela está aberta o gasto é ainda maior. Assim, evite abrir e fechar a geladeira a todo momento e verifique se as borrachas de vedação não possuem alguma entrada de ar.

Qualquer defeito nelas pode representar um aumento no consumo de energia. E lembre-se: não abra mais a geladeira só para pensar…

6 – Não desperdice água

Evite deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes. Além disso, também desligue o chuveiro enquanto estiver se ensaboando.

Essa água desperdiçada custa caro no final do mês. Por fim, evite usar mangueira ou jatos de água para lavar o carro ou a calçada. Essa uma das maneiras mais inteligentes de como economizar em casa.

7 – No verão, deixe o chuveiro no frio

Muitas pessoas acabam esquecendo da possibilidade de mudar a temperatura da água na hora de tomar banho.

Em dias quentes, não há necessidade de deixar o chuveiro na posição “inverno”. Mude a chave para “verão” e veja uma economia significativa na sua conta de luz.

8 – Faça uma lista de compras

Quando vamos a um supermercado com apenas “alguns itens em mente” e sem uma lista de compras definida, a tendência é que você acabe comprando mais do que precisa, incluindo muitos itens que não precisa. Por isso, faça uma lista antes de sair de casa e procure se manter atento a ela.

Ah, outra dica importante é: Não vá ao mercado com fome. Se isso acontecer provavelmente você vai comprar além do que precisa.

9 – Procure planos de telefonia familiares

Grande parte das operadoras de telefonia têm hoje planos que oferecem tarifas mais atraentes quando mais de um membro da família utiliza a mesma conta.

Certifique-se de que todos da família terão a mesma operadora e busque planos mais atrativos. No final das contas será possível economizar bastante nesse item.

 

10 – Crie um fundo de emergência

Eventualidades acontecem em qualquer residência. Uma calha entupida, uma tomada que estraga e assim por diante. Para evitar que esses incidentes pesem no seu bolso, tenha um fundo de emergência para essas despesas, reservando uma pequena quantia todos os meses para esses pequenos problemas.

11 – Tenha um planejamento de gastos

Você não precisa fazer estoques em casa de itens que demoram para ser gastos. Comprar mais para pagar menos dá uma falsa sensação de economia, afinal você transforma um dinheiro que poderia estar na sua conta rendendo em mercadoria que vai ficar guardada no armário. Tenha um planejamento e compre itens que serão usados em no máximo três meses.

12 – Aproveite a luz do sol

Muitas pessoas ficam em casa com as janelas fechadas e, em razão disso, acendem as luzes mesmo durante o dia. Evite fazer isso. O ideal é que durante o dia você abra bem as janelas e aproveite a luz natural. Além de economizar energia você vai ainda renovar o ar do ambiente, garantindo maior qualidade de vida.

13 – A economia é um dever de todos

Não há como economizar em casa se todos os membros da família não participarem ativamente dessa missão. Assim, reúna seu parceiro e seus filhos e explique os motivos pelos quais vocês pretendem economizar.

Dessa forma, todos se comprometem a fazer alguma coisa para minimizar os gastos. É comum nos sentirmos desconfortáveis com o assunto, entenda melhor por que temos vergonha de falar sobre dinheiro e quebre esse tabu.

Conhece mais alguma dica valiosa para economizar em casa?

Compartilhe conosco e já aproveite para visitar o site da Ciclic para fazer seu investimento!
>> Simulação de Investimento na Previdência privada <<

Deixe seu melhor e-mail para receber nossos conteúdos