Ciclic

“Fim de semana é para gastar mesmo”! 5 conselhos para você esquecer esse ditado

Diversão é essencial, mas evitar apuros financeiros e garantir o seu futuro também são importantes para a sua vida

Todo mundo espera pelo fim de semana, afinal, depois de muito trabalho e/ou estudo, é chegado o momento de gastar uma grana e esquecer dos problemas, certo? Errado!

Saber como economizar dinheiro aos sábados e domingos também é essencial para evitar as preocupações e ter uma vida financeira muito mais tranquila!

Segundo a Associação de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas do Paraná (Abrabar), por exemplo, esses estabelecimentos chegam a registrar 40% do faturamento mensal apenas no primeiro fim de semana, que coincide com o 5º dia útil, período que muita gente recebe o salário.

Ou seja, aos fins de semana, mesmo sem perceber, você realmente gasta mais. Isso não quer dizer, no entanto, que não dá para se divertir. Saiba como economizar dinheiro, aproveitar os dias de folga e ainda, equilibrar o seu orçamento:

Passe um tempo em casa

A sua casa também é um lugar para você se divertir. Por isso, pense em formas de levar as suas atividades favoritas para dentro dela.

Por exemplo, você pode comprar comidas no mercado, fazer uma decoração caprichada com itens que você já tem e convidar os amigos para uma festa. Peça para que cada um leve a própria bebida para economizar ainda mais.

Não deixe de convidar aqueles amigos que sabem cantar ou tocar violão para a noite ser ainda mais agitada.

Aos fins de semana você também pode aproveitar para ficar só e aproveitar a sua própria companhia. Que tal fazer um dia de beleza? Ou ler aquele livro que está na estante há tempos? Ou dar mais atenção para o seu bichinho de estimação?

como economizar dinheiro

Veja mais – 5 erros comuns no uso do cartão de crédito!

Faça passeios gratuitos

É claro que você não precisa passar o fim de semana todo trancado em casa: busque programas gratuitos – ou, no máximo, aqueles no qual você pode ir gastando somente com o transporte público.

As cidades estão repletas de atrações gratuitas. Parques, quadras poliesportivas, trilhas, bibliotecas, feiras culturais e muitas outras opções com certeza podem ser encontradas no local onde você vive para curtir o fim de semana.

Para quem tem crianças, algumas opções são ir com os pequenos ao playground ou levá-los para brincar na casa de um amiguinho.

Importante: quando se fala em passeios gratuitos, muita gente pensa em ir ao shopping, afinal, você não paga nada para entrar e sair. Não cometa esse erro!  Esse tipo de lugar está cheio de armadilhas para incentivar o consumidor a gastar, por isso, dificilmente você sairá de lá sem comprar ao menos um sorvete.

Entenda melhor – Desconto hiperbólico é uma alternativa do cérebro para te fazer gastar mais!

Procure descontos

Embora não sejam tão populares quanto antigamente, os sites de descontos continuam na ativa e contam com boas ofertas para quem deseja economizar em itens como restaurantes, salões de beleza e atividades de lazer.

Você pode encontrar um cupom de desconto para jogar boliche, por exemplo. Além de economizar, você terá uma experiência diferente e muita diversão no seu fim de semana.

Outra dica para economizar nos dias de folga é procurar programas que ficam mais baratos quando feitos em dois ou em grupo. Se você pretende jogar boliche, o aluguel da pista por pessoa ficará muito mais em conta se você dividir com mais quatro amigos, por exemplo.

Separe uma verba para a sua diversão

Divertir-se é importante, portanto uma parte de sua receita mensal deve ser destinada para os fins de semana.

Durante o mês, basta distribuir muito bem esse valor ou ter consciência que, se você extrapolar logo no primeiro dia, você não terá dinheiro nos próximos sábados e domingos.

Para fazer isso, você pode experimentar a técnica do Kakeibo, que consiste em separar suas despesas em setores, estabelecer um teto de gastos e registrar tudo o que gasta em um diário. Para ser ainda mais eficiente, separe o valor limitado aos fins de semana em um envelope.

como economizar dinheiro

Descubra formas de ganhar dinheiro

Ao invés de se lamentar por não saber como economizar dinheiro, use o fim de semana para algo bem mais produtivo: pense em alternativas para ganhar mais! Assim você poderá economizar e ter o estilo de vida que você deseja.

Encontre formas imediatas de lucrar mais, mas não esqueça de pensar sobre o seu futuro financeiro.

Por exemplo, você pode fazer uma faxina no guarda-roupa e vender os itens que você não usa mais na sua garagem ou na internet.

Para ter dinheiro daqui a alguns anos e aproveitar o fim de semana e outros momentos do seu jeito, abra um plano de previdência privada. Ele vai ajudar a poupar para uma viagem ou para a sua aposentadoria, por exemplo.

O fim de semana está logo aí! Que tal colocar essas dicas em prática e economizar muito mais? Conte com a Cicilic para fazer o seu dinheiro render e aproveite despreocupado o seu merecido descanso.

Deixe seu melhor e-mail para receber nossos conteúdos