Como sabemos, o fim de ano é recheado de festas e celebrações, afinal, é mais um ano que está acabando e outro que se inicia. Porém, esse mesmo período é um grande problema para as pessoas que possuem animais em casa. Por mais que o final de ano seja lindo com o show de fogos de artifício, para os pets pode ser horrível, devido ao medo e trauma que eles podem adquirir, causando tremedeira, choro e agitação. Por isso, é muito importante que você saiba como acalmar cachorro com medo de fogos.
Mas como ajudar cães e gatos com medo de fogos? Existem dicas para esse período ser menos traumático pra eles? Separamos algumas e te ajudaremos a entender melhor o que acontece com eles quando escutam os fogos. Continue a leitura!
Por que cachorros têm medo de fogos?
Um dos principais motivos dos cachorros terem medo de fogos é por conta do barulho dos rojões, devido à audição deles serem muito mais sensíveis do que a de um humano. Assim, para aqueles que não possuem muito contato com sons diferentes, o medo pode ser muito maior.
Quando os cães escutam o barulho alto dos fogos, eles acreditam que estão em perigo. Sendo assim, podem ficar agressivo ou ter um gatilho para suas crises de ansiedade e estresse.
Vale ressaltar que os fogos não são os únicos motivos para os animais sofrerem com esse trauma de barulhos fortes. Muitos deles possuem também medo de trovão, chuvas fortes e sirenes.
Como acalmar o cachorro durante os fogos?
Para acalmar um cachorro durante os fogos, é preciso que, primeiramente, você esteja calmo e encare a situação com tranquilidade, ou seja, as suas ações, diante de um cão com medo, devem ser positivas, então, tente não o obrigar a fazer as coisas, não o reprima por estar com medo e deixe-o fazer o que ele se sentir mais confortável e seguro naquele momento.
Outra ótima opção é entretê-lo fazendo carinho ou utilizando alguns petiscos e brinquedos. Além disso, se possível, coloque o cachorro em um cômodo da casa com portas e janelas fechadas, pois isso irá diminuir o barulho e o brilho dos fogos.
Mas existe uma outra técnica de acalmar um cachorro. Veja abaixo se conhece:
Amarre uma faixa no corpo do cachorro
Essa técnica é conhecida como Tellington Touch (TTouch) e consiste em passar uma faixa em certos pontos do corpo do cachorro para que ele se sinta seguro, já que os pontos e as compressões feitas pela faixa no corpo dele funcionam como uma terapia, pois, além de acalmá-lo, o distrai do medo. Confira o passo a passo de como fazer:
- Coloque a faixa na altura do peito do animal;
- Cruze as pontas na região dorsal do animal, depois do pescoço;
- Faça o mesmo para baixo, sob a região dorsal;
- E, por fim, dê um nó firme para finalizar perto da coluna.
É importante que a faixa esteja bem presa ao corpo do animal. Ao amarrá-la, lembre-se de deixá-la firme, pois é isso que fará com que o cachorro se sinta seguro. Mas, claro, não aperte demais para evitar riscos à circulação sanguínea de seu cão. Ah! E quando finalizar com o nó, deixe-o sempre na lateral do corpo e nunca na coluna.
É possível acostumar o cachorro aos fogos?
Acostumar um cachorro ao barulho dos fogos é um processo lento e gradual, então, é preferível que comece desde cedo. Vamos sugerir algumas dicas que podem ajudar:
- Comece com vídeos e áudios de fogos e rojões, colocando o som bem baixo no ambiente em que o cão está;
- Ao mesmo tempo, tente o distrair com brinquedos e mordedores;
- Se o cachorro não ficou abalado com o barulho, aumente o som aos poucos e sempre tentando distrai-lo para que ele consiga associar o barulho a coisas boas;
- Continue fazendo isso até que perceba que o pet ainda está se sentindo seguro diante do barulho.
Esse procedimento vale para aqueles que ainda são filhotes e não tiveram nenhum trauma e também para os que já foram expostos ao som dos fogos e acabaram desenvolvendo algum medo, mas para esses, levará um pouco mais de tempo para que o cachorro comece a se sentir seguro e associe o som a brincadeiras e petiscos.
Tinha curiosidade sobre isso? Gostou de saber? Então, temos mais uma dica pra você: cuidar do seu pet pode ser ainda mais fácil e não pesar no seu bolso.
Acesse já o site do Saúde Pet Ciclic, o plano de assistência completo e de cobertura nacional para cães e gatos de todas as idades!