Ciclic

5 respostas para quem vai começar a investir!

Conhecer o seu perfil de investidor ajudará a dar os primeiros passos rumo a uma vida financeira mais confortável

Todo mundo fala sobre como um bom investimento pode transformar a sua vida financeira. Se você está considerando começar a investir para buscar essa mudança, é preciso pensar muito bem!

Realizar um investimento realmente é muito recomendado por economistas, grandes empresários e pessoas de sucesso. Porém, nem todos começaram a investir da mesma forma, pois, para que o investimento dê certo, ele precisa ser adequado para cada um.

É por isso que aquela aplicação incrível que seu colega de trabalho indicou pode não ser a melhor opção para você iniciar o seu próprio investimento.

Antes de começar a investir, você precisa se questionar e entender o seu momento. Chamamos isso de perfil de investidor. Saiba como descobrir o seu:  

Em que fase da vida você está?

Você ainda é jovem ou está perto de se aposentar? Já concluiu os estudos e começou a trabalhar? Tem uma carreira consolidada ou está chegando lá? Ou na verdade vai investir para o futuro do seu filho?

Apesar da idade influenciar nas decisões, a forma como você lida com o dinheiro é o principal fator a se considerar.

começar a investir

Veja mais – Começar a investir no futuro: nunca é cedo para pensar na aposentadoria!

Como você lida com perdas?

Nem todo mundo lida com perdas da mesma maneira, principalmente quando estamos falando de dinheiro!

Se a possibilidade de perder algum dinheiro em um investimento de risco é capaz de tirar o seu sono à noite, talvez essa não seja a melhor opção para você. Agora, se você é mais tolerante e possui uma boa quantia, essa incerteza pode não te abalar tanto, o que permitirá se arriscar mais.

Quais são os seus objetivos?

Toda aplicação deve ter um objetivo. Investir por investir geralmente não é uma boa ideia, pois é fácil perder o foco e abandonar o investimento. Portanto, tenha em mente a sua meta.

É possível estabelecer quantos objetivos você quiser. Pagar a faculdade, casar, fazer uma viagem de volta ao mundo, comprar um carro, dar entrada em uma casa, poupar para os primeiros anos da vida do seu filho, ter uma aposentadoria mais confortável… tudo é possível se você se programar.

Em quanto tempo você espera o retorno?

Cada investimento possui um período para se rentabilizar. É o que chamamos de liquidez. Quanto maior a liquidez, maior o tempo você precisa esperar para retirar o seu dinheiro. Lembre-se: geralmente os investimentos de baixa liquidez são os mais arriscados.

É essencial que a aplicação esteja alinhada com o prazo em que você usará o dinheiro. Caso contrário, retirá-lo antes da hora vai ocasionar em multas e taxas, um mau negócio para o seu bolso.

Se você é jovem e está pensando na aposentadoria, por exemplo, um investimento de maior liquidez é indicado. Agora, se você precisa do dinheiro para os próximos cinco anos, não faça a mesma aplicação; pense melhor.

Quanto você tem para começar a investir?

Não é preciso ter um alto valor para começar a investir, pois existem modalidades que não requerem um investimento mínimo ou apenas um baixo aporte. Porém, algumas opções demandam sim, uma boa quantia inicial.

Além disso, é preciso considerar que, dependendo do investimento, você precisará manter uma certa regularidade. Se você não tiver o dinheiro todos os meses ou se tiver interesse em aumentar o valor investido, por exemplo, é preciso analisar e conferir a flexibilidade do negócio.

começar a investir

Não deixe de ver – Corretora de Investimentos Ciclic: previdência privada com as menores taxas!

Conheça os perfis de investidores

Depois de responder honestamente a cada uma dessas perguntas, confira qual é o seu perfil de investidor e inicie as suas aplicações:

– Perfil conservador: é aquele que prioriza a segurança de seus investimentos. Para ele, o ideal é manter o dinheiro em aplicações de baixo risco. Uma pequena parte pode ser investida em aplicações de médio risco. A rentabilidade virá no médio e/ou longo prazo.

– Perfil moderado: esse investidor também busca segurança, mas aceita colocar seus investimentos em risco caso haja uma melhor rentabilidade. Diversificar os investimentos para diminuir o risco das aplicações e variar a liquidez é uma boa estratégia.

– Perfil arrojado: é aquele que busca ganhos expressivos e não tem medo de se arriscar. Geralmente é um investidor mais experiente. O indicado é manter uma pequena parte nos investimentos mais seguros para garantir o patrimônio e apostar nos de alto risco.

Agora que você já compreendeu o que precisa fazer para iniciar os seus investimentos, é a hora de conhecer a Ciclic e como podemos te ajudar com um plano de previdência privada.

Por exemplo, um dos diferenciais da Ciclic é que a taxa de Carregamento é inexistente. Isso mesmo, 0%. Ficou curioso para conhecer mais vantagens e benefícios da Ciclic? Faça a sua simulação agora mesmo!

Deixe seu melhor e-mail para receber nossos conteúdos