Com a modernidade que a tecnologia traz, o celular à prova d’água está cada vez mais comum. Porém, ainda existem muitas dúvidas relacionadas a esses aparelhos.
Primeiro de tudo, todos os aparelhos resistentes à água são equipados com as certificações IP67 ou IP68, que indicam que alguns dispositivos podem ser resistentes aos respingos ou à imersão de água por quanto tempo e em qual profundidade.
Quer saber mais sobre o assunto? Aqui, vamos mostrar a você os melhores tipos de celulares à prova d’água, tirar suas dúvidas sobre o tema e mostrar alguns mitos e verdades. Continue a leitura!
Quais são os celulares à prova d’água?
Existem vários modelos de celulares à prova d’água, mas vamos citar os cinco melhores nos dias de hoje:
Samsung Galaxy S20 FE
Esse modelo é, atualmente, o mais comprado da Samsung, com um processador Exynos 990 e contando com uma resistência maior à água, com a certificação IP68.
Samsung Galaxy A52
Esse celular é um dos mais acessíveis pra compra nessa linha da Samsung e também é um dos poucos intermediários que contam com a tecnologia à prova d’água, com uma certificação IP67, sendo capaz de aguentar acidentes que podem ocorrer no cotidiano sem que cause danos ao aparelho.
Apple iPhone 11
O iPhone 11 possui uma certificação IP68, podendo ser submerso até 1,5 m de água por um tempo de 30 minutos.
Samsung Galaxy S21
O Galaxy S21 é considerado, atualmente, como um dos melhores celulares, principalmente por ser resistente à água. A certificação dele é IP68, sendo o nível mais alto, e ele garante uma maior durabilidade, podendo estar submerso em até 1,5 metro por até meia hora.
Apple iPhone 12
Esse é um dos celulares que também possui a certificação IP68 e pode ser submerso em até seis metros de profundidade por meia hora.
3 mitos e verdades sobre o celular à prova d’água
Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, vamos dizer a você o que é verdade ou mito relacionado ao celular à prova d’água:
O celular não pode ser levado no mar
É verdade. Como falamos acima, as certificações em smartphones são de IP67 e IP68, que permitem a proteção apenas contra água doce. Então, a água do mar é nociva para o dispositivo, afinal, o sal pode corroer as peças.
Colocar o celular no arroz ajuda a secá-lo
Isso depende. Segundo especialistas, o arroz cru ajuda a absorver a umidade e isso pode te ajudar caso tenha abusado muito do smartphone à prova d’água. Porém, essa absorção vai depender de quais peças do aparelho foram atingidas e o tempo em que ele ficou dentro da água.
Pode tomar banho com o celular
Mito. Por mais que o celular possua a tecnologia de resistência à água, os fabricantes não recomendam que as pessoas tomem banho com ele, pois a umidade pode acabar o danificando internamente.
A garantia da marca cobre danos ao celular à prova d’água?
Não é só porque o celular é equipado com certificação à prova d’água que significa que a garantia da marca ofereça cobertura caso aconteça algum acidente. A Apple, por exemplo, deixa claro que a garantia não vai cobrir qualquer dano causado por água ou outros líquidos no iPhone.
Sendo assim, é importante que você leia atentamente as recomendações do fabricante e, se realmente você não contar com essa cobertura, procure por um bom seguro de celular.
Seguro Celular cobre danos por líquidos?
O Seguro Celular da Ciclic oferece cobertura para os aparelhos quando há imersão ou derramamento de água ou outra substância líquida de maneira involuntária ou, até mesmo, oxidação. Quer saber mais sobre essa proteção? Clique aqui e acesse o site do Seguro Celular Ciclic! Mas já vou te dar um spoiler: além de cobrir esses danos por líquidos, ele também protege o seu eletrônico contra outros problemas e situações inesperadas do dia a dia, como roubo, furto e quebra acidental – e o melhor: nacional e internacionalmente.