Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Tipos de câncer de pele. | Foto: Freepik.

Câncer de pele: saiba quais são os tipos

No texto de hoje, vamos ter uma conversa importante sobre a nossa pele, o maior órgão do nosso corpo, e sobre um tema que não dá para deixar de lado: o câncer de pele. Vamos conhecer os diferentes tipos de câncer de pele, desmistificar conceitos e, o mais importante, fornecer ferramentas para que você possa cuidar da sua pele de maneira consciente e proativa.

Tipos de câncer de pele. | Foto: Freepik.
Tipos de câncer de pele. | Foto: Freepik.

O que é o câncer de pele?

Basicamente, ele é uma condição em que as células da pele decidem se rebelar e começam a se multiplicar descontroladamente.

Os dois tipos de câncer de pele principais são o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular, que geralmente se originam nas camadas mais externas da pele. E, claro, não podemos esquecer do melanoma, um tipo mais agressivo que pode se espalhar para outras partes do corpo.

A grande questão é que, quanto mais cedo identificarmos essas células rebeldes, melhor. Por isso, é essencial observar a pele, ficar atento a mudanças, manchas ou pintas.

Quais são os tipos de câncer de pele?

Carcinoma Basocelular

Ele é o tipo mais comum e, felizmente, o menos agressivo. Geralmente aparece em áreas mais expostas ao sol, como rosto e pescoço.

Carcinoma Espinocelular

O carcinoma espinocelular gosta de se manifestar nas áreas expostas ao sol, mas pode ser mais agressivo.

Melanoma

O melanoma surge nas células produtoras de melanina e pode se espalhar para outras partes do corpo. É o menos comum, mas o mais perigoso.

Conheça algumas medidas preventivas para o câncer de pele

A prevenção é o melhor remédio, especialmente quando o assunto é o nosso escudo diário, a pele. Então, a seguir, vamos conhecer juntos algumas medidas que podem fazer toda a diferença na batalha contra o câncer cutâneo.

Use protetor solar

Use um bom protetor, especialmente nos momentos de maior exposição solar, protegendo a pele dos raios UV, que causam estragos.

Evite o sol forte

Sabe aquela hora em que o sol está mais intenso? Esse é o horário mais perigoso para a nossa pele. Evitar a exposição direta nesses horários é uma estratégia inteligente.

Proteja-se com roupas

Roupas de manga longa, chapéus estilosos e óculos de sol são acessórios que te protegem contra os raios solares.

Faça um autoexame

Conhecer a sua pele é essencial, então, faça do autoexame uma rotina. Fique atento a qualquer mudança na pele, pintas novas ou alterações nas pintas já existentes. Se algo parecer suspeito, não hesite em buscar a orientação de um especialista.

Visite o dermatologista

Ter um dermatologista como seu guia nessa jornada é fundamental. Consultas regulares podem detectar problemas antes mesmo deles se tornarem grandes desafios.

Você viu que entender como se proteger do câncer de pele é o primeiro passo, né? E o quanto identificar os tipos dessa doença é primordial. Por isso, esteja sempre atento e cuide-se sempre, principalmente nas épocas do ano onde o sol e o calor são mais fortes.

Mas antes de finalizar esse artigo, temos mais uma dica de proteção: contrate o Saúde Protegida da Ciclic. Essa assistência é mais um cuidado que você precisa ter com a sua saúde e bem-estar, pois proporciona consultas via telemedicina ou presenciais com diversos médicos especialistas, exames, descontos em medicamentos e muito mais!