Bem-casado ainda é tradição nos casamentos?

Por Marketing Ciclic0

O docinho ainda é o preferido, mas não faltam opções mais econômicas para substitui-lo durante os casamentos

Se você está planejando o seu grande dia, com certeza está pensando no bem-casado para casamento como forma de presentear a agradecer a presença dos seus convidados. O tradicional bolinho, no entanto, já não é mais unanimidade nas bodas.

O bem-casado surgiu na Europa no século XVII e, até hoje, é feito artesanalmente por confeiteiros habilidosos em unir uma massa suave e macia a um delicioso doce de leite, além de finalizá-lo com uma embalagem delicada.

O doce representa a união entre duas partes, que são seladas pela cumplicidade e pelo respeito. Ao entregá-lo aos convidados, o casal terá sorte e felicidade, e quem saboreia o quitute recebe os mesmos sentimentos.

Bem-casado para casamento: o que aconteceu com a tradição?

Os brasileiros gostam tanto de bem-casado que há versões adaptadas para qualquer ocasião: bem-nascidos para chá de bebê, bolo de bem-casado para aniversário, bem-formados para as formaturas, e por aí vai.

A preferência é tanta que, nos eventos, é frequente que seja contabilizada uma grande quantidade de bem-casados, pois o docinho é ótimo para ser degustado tanto na hora do casamento quanto no dia seguinte, especialmente por quem está sofrendo com a ressaca após tanta comemoração.

Além disso, o bem-casado tem se reinventado. Já existem versões com a massa crocante, recheadas com Nutella, embrulhadas em papel importado e muitas outras variações que fogem do comum, mas que não deixam de ser deliciosas.

Esses doces são tão deliciosos quanto bonitos, tanto que ocupam lugar de destaque no casamento e costumam ter uma mesa reservada só para eles!

Apesar de tanto apelo, o docinho já não é mais unanimidade para servir como lembrancinha nos casamentos.

É claro que os bem-casados para casamentos continuam sendo a lembrança mais comum dos casórios, porém, eles têm sido substituídos especialmente devido ao seu alto custo e à grande quantidade que precisa ser adquirida – o que pode tornar um casamento simples bastante caro.

Em substituição a esses deliciosos doces, os noivos estão oferecendo outros itens, dos mais úteis aos mais inusitados. Que tal conferir algumas alternativas, inovar no seu grande dia e, de quebra, economizar nas lembrancinhas?

Amêndoas

Muito antes do bem-casado, a tradição mandava entregar aos convidados amêndoas confeitadas no fim da festa. Cada amêndoa representa um voto que o casal deseja, como felicidade, saúde, riqueza, fertilidade e longevidade.

As amêndoas podem ser entregues em caixinhas ou saquinhos de organza. Essa combinação sai muito mais em conta do que os bem-casados para casamento, além de ser um verdadeiro resgate às tradições.

Chinelos

Após longas horas em cima do salto ou com os pés dentro de calçados apertados, nada melhor do que aliviar esse incômodo calçando um bom chinelo e continuar aproveitando o casamento. Essa é a ideia dessa lembrancinha!

Os chinelos, além de demonstrarem preocupação com o conforto dos seus convidados, podem ser utilizados após o casamento, fazendo a memória do grande dia durar muito mais tempo.

Dependendo da quantidade e da personalização a ser feita, podem sair o mesmo preço que um bem-casado elaborado. Se você quiser, também pode entregar os dois, um no meio e um no final da festa. Confira também, o excesso de itens na mudança de casa pode prejudicar suas finanças!

Suculentas

As suculentas estão em alta: são plantas baratas, resistente, fáceis de cuidar e se adaptam a qualquer ambiente. Por isso, podem servir como decoração do seu casamento e, no final, ser levadas para casa com os convidados como lembrancinhas.

Para que essas plantas tenham essa função, o ideal é que elas estejam acondicionadas em vasinhos individuais customizados especialmente para o casamento. Deixe um recadinho avisando aos convidados para pegarem uma ao sair da festa.

noivo colocando aliança no dedo da noiva

Kit ressaca

Uma das lembrancinhas mais úteis nos casamentos é perfeita para ser desfrutada no dia seguinte. É o kit ressaca, que vai ajudar os convidados mais animados a se recompor após uma noite de muita comemoração.

Um kit ressaca é formado de remédios para dores de cabeça, dores no corpo e fígado. Coloque também, água, chocolates e um saquinho de chá. Para guardar tudo isso, uma caixinha ou um saquinho são suficientes.

Você também pode gostar de: Sua viagem de lua de mel não precisa ser cara!

Chocolates

Chocolates nunca saem de moda, agradam a todos e são lembrancinhas tão comestíveis quanto os bem-casados. Portanto, se quiser inovar, mas sem ousar demais, separe alguns bombons para os seus convidados levares para casa.

Uma variação é aumentar a quantidade de docinhos para a festa – o que torna o custo individual dessa delícia mais barato – e colocar um ou dois docinhos em embalagens para viagem.

Nada!

Ao contrário do que você imagina, não entregar lembrancinhas aos convidados não é deselegante! Afinal, você já terá proporcionado momentos de muitas emoções e diversão a todos.

Se você precisar eliminar algum custo ou simplificar a programação do grande dia, não hesite em cortar a lembrancinha. Depois os recém-casados podem enviar uma mensagem agradecendo individualmente a participação de cada um.

Se você não consegue parar de pensar no bem-casado, aqui estão algumas dicas para escolher a melhor lembrancinha para o seu casamento:

- Calcule a quantidade certa do doce. Ao menos dois por convidado é a quantidade mínima que o casal precisa adquirir.

- Só compre os bem-casados de fornecedores que prezem pela qualidade do produto. Ele é extremamente perecível, portanto, todo cuidado é pouco para não causar um mal-estar nos convidados.

- A embalagem deve ter a ver com a decoração do seu casamento, mas lembre-se de mantê-la simples para que o doce possa ser degustado de forma prática.

Independente da sua escolha, lembre-se de fazer uma boa negociação nas lembrancinhas e não começar a vida a dois repleta de dívidas. Para isso, separamos as melhores dicas de como organizar sua vida financeira!

E aí? Já decidiu se vai manter a tradição no seu casamento? Conte para nós nos comentários e já aproveite para conhecer os serviços de investimentos na previdência privada Ciclic!

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

veja também outros posts de Especiais

5 itens mais caros em casamentos – e como lidar com eles
Especiais / 6 de junho de 2018
5 itens mais caros em casamentos – e como lidar com eles
Está preparando uma festa para celebrar sua união? Entenda o que mais pesa no orçamento e descubra dicas para gastar menos Casamento é coisa...
Pensando em casamento? 6 dicas para celebrar sem se endividar
Especiais / 6 de junho de 2018
Pensando em casamento? 6 dicas para celebrar sem se endividar
Se você não abre mão de uma festa para marcar a união, precisa conhecer esses segredos O Brasil pode até estar passando por dificuldades...
Mini wedding: descubra esse estilo glamouroso e econômico
Especiais / 5 de junho de 2018
Mini wedding: descubra esse estilo glamouroso e econômico
Casamento para poucos convidados permite caprichar em outros elementos que deixam o grande dia deslumbrante Na hora de dizer o “sim”, nada melhor do...

Veja algumas idéias do que você pode conquistar