Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Saiba como resolver problemas na bateria do seu celular. | Foto: Freepik.

Bateria do celular viciada: saiba como resolver

Algumas pessoas vivem debatendo sobre vantagens e desvantagens de certos modelos de celular, melhorias, fabricações e as baterias podem ser a principal queixa delas, principalmente se com pouco tempo de uso, ela começar a apresentar defeitos.

Hoje, no nosso post, você vai descobrir tudo sobre bateria viciada, além de dicas para solucioná-la e muito mais!

Saiba como resolver problemas na bateria do seu celular. | Foto: Freepik.
Saiba como resolver problemas na bateria do seu celular. | Foto: Freepik.

O que é “bateria viciada”?

Antigamente, as baterias contavam com Níquel Cádmio (NiCd) ou Hidreto Metálico de Níquel (NiMH) em sua composição. Esses compostos, além de tóxicos e prejudiciais à natureza, causavam o que se conhecia por ‘efeito memória’.

O efeito memória ocorre quando o dispositivo é colocado para carregar antes de apresentar necessidade, o que leva a uma geração de resíduos na bateria, especificamente, blocos de cádmio, que acabam limitando sua capacidade máxima.

Mas a boa notícia é que as baterias que são fabricadas atualmente possuem lítio em sua composição, o que evita que elas fiquem viciadas, então, é possível dizer que as atuais podem resistir a algo entre 300 e 500 ciclos de carga e descarga.

Como saber se o meu aparelho está com a bateria viciada?

Para descobrir isso, você pode tentar realizar quatro testes diferentes:

Analise o seu carregador

Muitas vezes, as fontes de energia de certos dispositivos não são as originais. Caso esse seja o seu caso, saiba que é exatamente isso que pode estar causando problemas. Para ter certeza, observe o tempo de vida útil da bateria com diferentes tipos de cabo. Aquele que se destaca muito dos outros é o que está lhe dando essa dor de cabeça.

Cheque o seu dispositivo

Se você fizer o teste dos cabos com vários carregadores e nenhum apresentar problemas, é provável que seja o seu próprio aparelho que esteja com defeito. Vale a pena investigar.

Observe o pino conector de carga

Não é raro que o pino conector de carga fique com mal contato e não deixe os dispositivos carregarem direito. Para descobrir se esse é o problema, você deve buscar atendimento direto com a loja onde você adquiriu o aparelho para maiores orientações.

Calibre a bateria

Não são só os pneus de carro que precisam ser calibrados. A bateria de lítio, quando calibrada, faz com que todos os polímeros de lítio liguem entre si, o que torna possível aproveitar sua capacidade plena. Então, toda vez que você notar a perda de desempenho da bateria ou trocá-la por outra mais nova, deve calibrá-la – isso significa que basta carregar e descarregar a bateria por completo seis vezes seguidas.

Bom, se o problema com a sua bateria não for nenhum dos que falamos anteriormente, é quase certo que você terá que trocá-la por outra mais nova. Mas atenção: se a nova não for de qualidade ou igual à original, o problema continuará existindo.

Mas além de uma bateria viciada, sabemos que outros imprevistos podem acontecer com um celular, né? Ele pode cair e trincar a tela, pode ser furtado ou roubado e um líquido pode até cair em cima dele.

E você sabe como resolver esses problemas? Pra começar, o primeiro passo é contratar um bom seguro de celular que proteja seu aparelho de tudo isso: o Seguro Celular Ciclic, que oferece até cobertura internacional e com o melhor preço do mercado. Confira!