Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
banho pet

Banho pet: todos os cuidados que precisa saber

Será que existem diferenças de banho em pet shop ou em casa? Com certeza você já se deparou com essa dúvida, principalmente se você é mãe ou pai de pet, pois esses animais precisam ser higienizados e limpos com certa frequência para se manterem saudáveis.

Quer saber tudo sobre banho pet? Leia este artigo!

De início, vale ressaltar que a escolha entre banho pet em casa ou no pet shop é individual, mas é claro que uma opção oferece diferenças em relação à outra. Entenda sobre esse assunto aqui e ainda confira cuidados necessários caso você opte por dar banho no seu pet em casa. Veja!

Você quer saber tudo sobre banho em pet? Confira este artigo! | Foto: Pixabay.

Posso dar banho em casa no meu pet?

Manter a higiene dos animais de estimação é importante para que eles sejam saudáveis e fiquem longe de sujeiras e de doenças. Cada raça conta com uma frequência diferente para a realização de um banho e isso deve ser levado em consideração durante a sua escolha para ter um animalzinho.

Porém, se você está diante de uma situação que o seu pet precisa ser limpo, mas você não conseguirá levá-lo ao pet shop, deve estar se perguntando: como faço para dar banho em casa e quais são os cuidados necessários?

Saiba que essa tarefa não costuma ser bastante complicada. Com atenção e com os produtos ideais, o seu pet ficará limpo e cheiroso sem sair de casa!

Quais os cuidados necessários?

A escovação é fundamental

De forma resumida, o ato serve para garantir que os pelos do animalzinho sejam bem cuidados e saudáveis. Além disso, a escovação durante o banho pet também faz com que os pelos soltos sejam removidos.

Portanto, antes de iniciar o banho do pet, sempre faça uma escovação para melhorar a eficiência do xampu e dos cosméticos de tratamento. Nessa hora, tenha calma e paciência, visto que a escovação deve ser feita de maneira cuidadosa para não machucar o animalzinho. O ideal é começar da cabeça em direção ao rabo.

Fique atento aos produtos que serão utilizados

Para o banho pet, os produtos que serão utilizados devem ser específicos de acordo com a pelagem do animal.

O correto a se fazer é ir até um pet shop e escolher os cosméticos levando em consideração a necessidade de cada animalzinho, ou seja, se o seu tem alguma doença de pele ou alergia, também é importante que, para escolher os produtos, você conte com a orientação de um veterinário. Assim, o profissional pode te indicar um específico e especial para o tratamento do seu pet, fazendo com que você cuide ainda mais dele.

Hora do banho pet

Depois de ter se atentado à escovação e aos produtos específicos, é hora de começar o banho pet. Para isso, inicie escolhendo um local adequado. Essa decisão deve ser tomada levando em conta o porte do animal, para que ele se sinta confortável. Vale lembrar que existem banheiras que são próprias para pets e que podem ser uma ótima alternativa para o banho em casa.

A água deve ser morna para garantir que o xampu tenha mais efeito. No geral, os melhores horários para dar o banho pet em casa são os momentos mais quentes do dia, assim, a secagem do animal será mais rápida e ele não sentirá tanta diferença de temperatura.

Antes de começar o banho, proteja as orelhas do seu pet com bolas de algodão, evitando que a água entre, e também é legal que você aplique uma pomada oftálmica específica para proteger os olhos.

Depois de todos esses cuidados, molhe completamente o pet com a água e passe o xampu, espalhando bastante do pescoço ao rabo. Esteja atento para higienizar as patas, entre os dedos, a virilha e as dobras do animal. Para limpar a face, utilize um pano molhado com água e xampu, mas tome bastante cuidado com os olhos, pois o cosmético pode irritá-los.

Após ensaboar, enxágue o pet com água em abundância. Para finalizar, é interessante utilizar um condicionador para ter uma pelagem leve, sedosa e brilhante, mas isso é opcional.

O final do banho pet

Comece utilizando uma toalha para remover o excesso de água. Esfregue-a levemente no corpo do animal e passe primeiro na direção contrária do pelo e, em seguida, no sentido dele.

Se o seu pet tem pelos longos, o ideal é que você os escove para evitar que eles embaracem. E se ele permitir, também é interessante utilizar o secador. Durante o uso do equipamento, direcione o jato de ar morno, nunca quente, da raiz dos pelos até as pontas, enquanto os escova.

Um cuidado bastante importante que você deve ter para finalizar o banho pet de forma segura é manter o animalzinho aquecido até que ele esteja seco por completo, para garantir que ele não fique resfriado.

Ao final desse tópico, precisamos mencionar que também existe o banho a seco pet, que é feito com produtos que fazem a higiene do seu animalzinho de forma rápida e prática, o que pode ser uma opção interessante para quem tem uma rotina bastante agitada, mas quer manter a limpeza em dia.

Quanto tempo o banho tem que durar? E qual a frequência?

A frequência ideal deve ser definida levando em consideração o tamanho dos pelos, o estilo de vida e o estado de saúde do animal. Mas, no geral, a média é a cada 15 dias, visto que o banho pet em excesso pode causar consequências graves, como a remoção da oleosidade da pele, o acúmulo de umidade entre os pelos e a baixa imunológica.

Se você possui um animalzinho com pelagem curta, você pode dar banho com intervalos de 15 a 30 dias, pois ele costuma acumular menos sujeira em seu corpo. Em contrapartida, um animal com pelagem maior demanda um banho, no máximo, a cada quinze dias, pois os pelos embaraçam, juntando poeira e microrganismos.

Em relação ao estilo de vida do animal, para determinar a frequência do banho, deve ser levado em consideração se o pet tem o costume de se sujar, se passeia bastante, se possui o hábito de higienizar as patinhas ao voltar do passeio, entre outros aspectos.

O processo do banho pet deve durar em torno de 20 a 30 minutos, mas isso varia de acordo com o tamanho do animal.

Agora, é hora de descobrir quais os benefícios do banho pet em pet shop!

Benefícios do banho em Pet Shop!

O banho em um pet shop pode ser imprescindível para o bem-estar, higiene e beleza dos animais de estimação, pois ele oferece um pouco mais de atenção para detalhes que, às vezes, podem não ser reparados em casa. 

Veja os cinco principais benefícios do banho em pet shop:

1. Local adequado

Em casa, o animalzinho tomará banho em locais que não foram feitos para isso, o que gera insegurança e pode aumentar o estresse. Na hora do banho em pet shop, o espaço é feito especialmente para isso e é arrumado de forma cuidadosa para que o pet se sinta confortável e fique seguro.

2. Equipe qualificada

O banho em pet shop garante que o seu animalzinho terá a atenção de uma equipe qualificada e treinada que saberá lidar com todas as suas particularidades, proporcionando um banho com mais cuidado.

3. Corte de unhas

O ideal é que um profissional faça o corte de unhas do animalzinho, então, quando você opta por levar o seu pet para tomar banho em pet shop, esse procedimento é feito com calma e segurança.

4. Limpeza de orelha

A limpeza de orelha se trata de outro benefício que você tem quando decide levar o animalzinho para o banho em um pet shop.

5. Identificação de problemas

A capacitação dos profissionais do pet shop faz com que eles identifiquem problemas de saúde que estejam em estado inicial, evitando que a doença tome conta do organismo do animalzinho.

Se você leu esse artigo, acreditamos que você se preocupa com a saúde e o bem-estar do seu pet. Para te ajudar a cuidar ainda mais do seu animalzinho de estimação, a Ciclic criou um novo serviço! Acesse o site do novo Saúde Pet e confira tudo sobre essa assistência e as principais coberturas!