Se você gosta muito de animais e está pensando em ter um novo pet em sua casa, existem algumas dificuldades que você pode encontrar para que ambos se acostumem com a presença um do outro e se tornem amigos.
Por isso, é preciso saber bem como introduzir um novo animal em casa e é aí que surgem as dúvidas.
No texto abaixo, vamos te mostrar dicas de como fazer para um animal se acostumar com o outro, sendo da mesma espécie ou de espécies diferentes. Confira!
O que faz os animais se estranharem?
No geral, não tem como saber como será o encontro entre o animal da casa com o novo devido a cada um demonstrar uma personalidade, hábitos e predisposições.
Ademais, apresentar dois animais da mesma espécie já é desafiador, então, conciliar pets de espécies diferentes é mais desafiador ainda. Mas com cuidado, atenção e as próximas dicas, é possível fazer com que os dois animais se deem bem e saibam conviver um com o outro. Veja mais abaixo!
Como fazer um animal se acostumar com outro?
Uma das formas mais convencionais é deixar os animais em um ambiente controlado e não soltos pela casa, livres para correr, ou seja, tente isolar um dos pets e permita que o outro fique livre pelo ambiente, podendo sentir o cheiro do novo companheiro. Depois disso, inverta as situações e deixe que o animal que estava isolado também ande pelo ambiente para poder sentir o cheiro do novo.
Além disso, um outro exemplo é deixar o seu pet atrás de um portão e segurar o novo em seus braços, fazendo com que eles cheguem perto e o da casa o cheire enquanto você está segurando.
Ah! E lembre-se de não economizar nos carinhos e incentivos para que os dois animais interajam e se comportem. Também é muito importante não repreender os pets por mais que os dois avancem ou rosnem, pois eles precisam ter a chance de entender os limites estipulados.
Por fim, vale ressaltar que todo esse processo pode durar dias ou semanas, então, é muito importante que você seja paciente, pois cada animal tem o seu tempo.
Como fazer os pets serem amigos?
Abaixo, estão alguns passos que podem ajudar a facilitar o processo de dois animais se conhecerem:
- Garanta que cada pet possua sua própria caminha, potinho de ração e entre outros acessórios, como brinquedos. Isso ajuda a evitar disputas pela posse dos itens.
- Se for possível, tenha difusores de feromônios, pois isso ajuda a deixar os animais mais calmos em situações novas e, possivelmente, estressantes.
- Na hora de apresentar um pet ao outro, prefira um local sem muitas coisas e faça acontecer o primeiro contato visual deixando que eles se conheçam por meio de um vidro.
- Depois do contato visual, é hora do contato físico, mas com alguma barreira, como um portão. Assim, eles conseguirão sentir o cheiro um do outro pra se conhecerem melhor.
- Com a ajuda de alguém, deixe um dos pets na coleira e permita que ambos criem um contato e interajam. Dependendo de como for esse contato, é possível soltar os dois e ver como está a interação sem nenhuma proteção.
- Por mais que o animal novo peça muito por atenção em um primeiro momento, não esqueça de dar muito carinho para o primeiro pet.
- Principalmente num primeiro momento, participe e garanta muitos momentos de brincadeiras com petiscos para os dois. Isso fará com que eles associem a presença do outro com experiências agradáveis.
Mas se mesmo com esses pontos você ainda estiver com dificuldades em socializar um pet com o outro, a melhor opção é procurar a ajuda de um especialista. Em consultas, seu médico veterinário dará mais dicas.
E se você está justamente nesse momento de pedir a ajuda de profissionais no assunto, saiba que o Saúde Pet da Ciclic pode te auxiliar! Com esse plano de assistência, seu cão ou gato de qualquer idade pode ser atendido em qualquer lugar do Brasil, presencialmente ou online e, principalmente, na clínica que você já tem confiança.
Pra saber mais sobre como isso funciona, acesse o site do Saúde Pet Ciclic!