Você já pensou em viajar com pet? Pode ser uma experiência ótima, porém, é necessário tomar certos cuidados para que o momento seja agradável para o seu animal também.
Por isso, antes de decidir fazer a viagem, é muito importante pensar em como será a rotina e em maneiras de adaptar os seus horários sem interferir na vida que o seu pet já se acostumou.
Quer saber mais sobre como viajar com pet? Leia aqui!
Como transportar o pet na viagem?
Antes de tudo, é necessário que você só saia de casa com o seu pet devidamente identificado, pois, infelizmente, existe o risco de vocês se separarem por acidente e, com essa identificação, ele pode ser encontrado de forma mais fácil.
Se você for viajar com pet de carro, faça uso das caixas de transporte, cestas e também cintos de segurança que são adequados para a espécie e porte do seu animal. Em caso de viagens longas, sempre faça pausas frequentes.
Mas se você for viajar de avião, deve consultar um médico veterinário antes. Em alguns casos, a viagem pode representar um risco à saúde e à vida do seu animal e apenas um profissional pode avaliar se o pet realmente está apto.
Fora isso, sempre procure saber com muita antecedência quais são as regras estabelecidas pela companhia aérea para o transporte de animais e as exigências do país que vão adentrar, se for uma viagem internacional.
Ah! E se o seu pet é do tipo que pode se estressar com facilidade durante viagens, pesquise com o médico veterinário formas para que ele possa ficar mais tranquilo durante o trajeto.
Como proteger seu animal na viagem?
Garantir a proteção na hora de viajar com pet é fundamental e, como já vimos anteriormente, isso começa na hora de sair de casa.
Usar um cinto de segurança próprio para pets é extremamente importante e pode garantir o bem-estar do animal em algum acidente ou caso ele caia do banco. Você pode encontrar esse acessório em qualquer loja de pet shop e para usar é só encaixar uma parte no prendedor do cinto de segurança do carro e a outra na coleira do animal.
Outro artigo para viajar com pet em segurança é a cadeirinha. Assim como as que são usadas para fazer o transporte de bebês e crianças, a específica de animais também previne acidentes e quedas. Ela também fica presa no cinto de segurança e deve ser colocada sempre no banco de trás. Dessa forma, o seu pet pode ir sentado ou deitado durante toda a viagem.
Vale ressaltar que o seu pet pode demorar um pouco para se acostumar com passeios dentro do carro e, por esse motivo, você deve começar com trajetos mais curtos no seu bairro até que ele se adapte completamente.
Um último cuidado que pode ser tomado é a adoção de uma alimentação leve. Assim como os humanos, os pets também podem passar mal por conta do movimento do carro. Por essa razão, dê a ele uma refeição que seja mais leve e muita água.
03 dicas de viagem para pets
Confira algumas dicas para viajar com pet em segurança e conforto:
Hotel pet friendly
Por conta do crescimento de pessoas que querem viajar com pet, mais hotéis e pousadas têm se convertido em ser pet friendly, porém, muitas delas começaram a aceitar os animais sem ter preparo para isso.
Por isso, sempre procure estadias que sejam referências. Pesquise e confira os serviços que são oferecidos e se eles são realmente executados. Além disso, verifique todos os comentários negativos e positivos.
Vacinação preventiva
Essa não é apenas uma exigência da sua hospedagem pet friendly, mas também uma forma de proteger o seu animal de doenças.
A carteirinha de vacinação é essencial para viajar com o pet, já que ela comprova que ele não é um risco à saúde de outros animais e vice-versa.
É preciso, então, estar sempre atento a quais são as regras do transporte e da hospedagem quanto às vacinas e aos atestados antes de viajar com seu pet. Sem a carteirinha em dia, a entrada do seu animal não será permitida em muitas companhias aéreas ou rodoviárias.
Priorizar a identificação do animal de estimação
Como já vimos anteriormente, se você quer viajar com seu pet em segurança, não poupe esforços na identificação dele. Para isso, use uma coleira especial para viagens que possa identificá-lo com: nome do pet, seu nome e seu número de telefone. Além disso, você também pode adicionar informações como o nome e o endereço do seu hotel e o número do quarto.
Agora, sabe onde você pode garantir ainda mais cuidado com a saúde e a segurança do seu animal de estimação? Com o Saúde Pet. Conheça os planos e contrate agora!