Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Diferença do Android para iOS: confira tudo sobre os dois sistemas operacionais. | Foto: Pixabay.

Android x iOS: quais as diferenças entre esses sistemas?

Você sabe qual a diferença entre Android e iOS? Ambos possuem diversas desenvolturas, mas são diferentes entre si. 

Podemos iniciar essa questão falando que o primeiro celular com sistema iOS foi lançado em 2007, em um aparelho muito mais prático e funcional do que os que já existiam na época. Em pouco tempo, o iPhone já era um sucesso no mundo todo.

Em contrapartida, o Android sempre teve uma proposta diferente, pois foi pensado como um sistema mais flexível, aberto e customizável, podendo funcionar em diversos celulares e acessórios de diferentes marcas. 

Para entender melhor qual é a diferença entre Android e iOS, como cada um funciona, quais marcas utilizam cada sistema e outras curiosidades é só continuar a leitura!

Diferença do Android para iOS: confira tudo sobre os dois sistemas operacionais. | Foto: Pixabay.
Diferença do Android para iOS: confira tudo sobre os dois sistemas operacionais. | Foto: Pixabay.

O que é Android e iOS?

Android

O Android é um sistema operacional que se baseia no Linux e foi criado principalmente para smartphones e tablets em 2005 pela Android INC e vendido para a Google.

O software é responsável por gerenciar todas as tarefas do celular, além de fornecer uma interface visual para que seja possível sua utilização. 

No ano de 2007, o sistema foi apresentado à Fundação Open Handset e, depois de muito desenvolvimento, o primeiro aparelho móvel com Android ficou disponível para venda em 2008. 

Diante disso, em 2011, 50% da população mundial já usava aparelhos Android e, no ano de 2012, a loja de aplicativos Google Market foi trocada pela Play Store. 

Uma curiosidade interessante é que o nome do sistema faz alusão ao romance de Philip K. Dick: “Androides sonham com ovelhas elétricas?”, onde é contada uma história futurista em que existem androides superinteligentes e semelhantes aos seres humanos.

iOS

O iOs também é um sistema operacional, porém, foi desenvolvido exclusivamente para dispositivos da Apple. De início, era chamado de iPhone OS 1 e sua arquitetura era projetada para ser uma versão miniatura do Mac OS X que já existia, naquela época, em computadores Mac.

Além disso, o iPhone OS 1 teria base em tecnologia de toques múltiplos na tela, o que foi uma inovação na indústria de smartphones. Os usuários poderiam utilizar os dedos para realizar tarefas simples, como ampliar uma foto com gesto de pinça ou deslizar para abrir a Central de Notificações. 

Com o lançamento do iPhone 3G, o iPhone OS 1 começou a ganhar muita popularidade até atingir uma grande fama. Antes, a loja virtual possuía 500 apps disponíveis e, hoje, conta com mais de 2 milhões de aplicativos e gera receita de US$ 15 bilhões à Apple. 

Em 2010, em sua quarta geração, o iPhone OS evoluiu e, assim, a Apple decidiu colocá-lo também em outros dispositivos da linha, como o iPad e o iPod Touch. Foi nesse momento que seu nome se tornou iOS. O sistema atualiza, aproximadamente, uma vez a cada ano e, de lá para cá, houve diversas mudanças em sua interface gráfica e adição de novas tecnologias. 

O termo “OS” é uma sigla para Operating System (Sistema Operacional, traduzido para o português). A letra “i”, famosa tradição da Apple iniciada em 1998 pelo criador Steve Jobs, tornou-se um prefixo simbólico para representar os produtos da empresa, como o iMac, iPod, iPhone e iPad.

Quais as marcas que utilizam esses sistemas?

Como mencionamos, o sistema iOS foi criado exclusivamente para produtos da Apple, portanto, ele funciona nos seguintes aparelhos (na versão atual iOS 14): iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone SE, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone X, iPad Air, iPad Air 2, iPad (2017), iPad mini 2, iPad mini 3, iPad mini 4, iPad Pro (12,9 polegadas), iPad Pro (9,7 polegadas), iPad Pro (10,5 polegadas) e iPod Touch (6ª geração).

Enquanto isso, o Android funciona em diversas marcas de smartphones e tablets. Algumas delas são: Samsung, Motorola, Asus, Xiaomi, Realme, LG, Huawei, etc.

Existe diferença nos aplicativos em cada sistema?

O processo que envolve o desenvolvimento e submissão de um app para cada uma das lojas de aplicativos é diferente em cada um dos sistemas.

Um aplicativo Android deve ser feito apenas em linguagens específicas: Kotlin e Java. Isso faz com que o desenvolvimento seja mais complexo, devido à quantidade de modelos de smartphone que o app tem que rodar, com diferentes telas e hardwares. 

Enquanto isso, um aplicativo para iPhone apenas utiliza a linguagem Swift e Objective-C e, assim, a programação acaba sendo mais tranquila e assertiva. 

Mas a verdade é que a diferença entre Android e iOS não está apenas na criação do app, como também na sua publicação. Quando se vai “postar” um aplicativo em uma das lojas, há taxas a serem pagas. Na Play Store, essa taxa é única, de U$ 25; já na App Store, essa taxa é anual, no valor de U$ 99.

Além disso, os termos da Apple são mais rigorosos na hora de aprovar um app, o que leva mais tempo. Na Play Store, esse processo é menos burocrático e se tem muito mais liberdade de conteúdo.

Quais as funções específicas de cada um?

Android

Tem vantagem na liberdade e nas possibilidades de conexão com diversos dispositivos e no mundo dos aplicativos para a Play Store, como vimos anteriormente.

Além disso, as funções podem variar entre celulares com Android de fabricantes diferentes, em razão de algumas ferramentas exclusivas que as versões ganham ao longo do tempo.

iOS

Design e usabilidade são os pontos fortes do iOS. Uma das principais vantagens para quem tem aparelhos Apple é aproveitar a conectividade com outros equipamentos e gadgets da marca sem quase nenhum esforço de configuração.

Agora você já sabe qual é a diferença entre Android e iOS e outras informações sobre esses sistemas. Isso é muito importante na hora de escolher um novo celular ou dispositivo.

Depois de entender as diferenças entre os sistemas e escolher o ideal para você, que tal ter mais cuidado com o seu aparelho e investir em um bom seguro de celular? O nosso oferece uma cobertura completa e internacional contra roubo, furto qualificado, quebra e danos por líquidos. Conheça melhor o Seguro Celular da Ciclic e contrate!