Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
LGPD o que é e como isso impacta o seu dia a dia na internet. | Foto: Freepik.

A LGPD realmente mudou tudo?

A Lei Geral de Proteção de Dados, mais conhecida como LGPD, virou tendência mundial por ser uma via mais protetiva dos dados na internet.

Com essa mudança no Brasil, é necessário que usuários, empresas e instituições entendam o que é LGPD, como ela interfere em suas vidas e como pode mudar a forma em que navegamos na internet no dia a dia.

Dito isso, esse artigo vai cessar todas as dúvidas que ainda possam existir sobre o tema, mostrar o que mudou na navegação e qual foi seu impacto!

LGPD o que é e como isso impacta o seu dia a dia na internet. | Foto: Freepik.
LGPD: o que é e como isso impacta o seu dia a dia na internet. | Foto: Freepik.

Antes de entender se realmente a LGPD mudou tudo na internet, você deve saber o que ela é.

A LGPD ou Lei Geral de Proteção de Dados foi imposta em 2018, mas o que isso mudou (e vem mudando) no dia dia?

Todos nós entramos em algum site ou aplicativo. Nessa hora, antigamente, seus dados eram fornecidos para terceiros que poderiam usá-los com outra finalidade. Mas é aí que a LGPD entrou: para determinar a autoridade desses canais.  

Imagina acessar um site ou app, ter seus dados roubados e ainda ter isso usado contra você? A LGPD foi imposta justamente para que esse tipo de problema não aconteça, por meio de regras mais fortes que inibem os canais de usar os dados. 

Sendo assim, agora, a transparência da empresa para com o usuário é maior, mostrando de forma clara como os dados serão usados e oferecendo total liberdade para que a pessoa entenda todo o processo, ou seja, os sites e apps devem avisar ao usuário quais dos seus dados serão utilizados, com quais finalidades e com quem esse conteúdo será compartilhado, além de ter os termos de uso e as políticas de privacidade atualizados. 

Por isso, vale lembrar que, antes de acessar algum site, é importante ler como serão usados seus dados e quais são suas políticas de privacidade.

Impactos da LGPD

A LGPD é claramente sentida por diversas empresas que precisam reformular o jeito que utilizam os seus sites e aplicativos.

Com o uso da LGPD, é comum ver em diversos sites a opção de “aceitar cookies” ou “aceitar as políticas”. Outro fator que impactou e continua impactando é que, agora, é possível ter a exclusão dos seus dados e, dessa forma, tirar todas as informações que foram concedidas para determinados sites ou apps. 

Além desses, existem mais impactos que ocorreram por conta da LGPD. Veja a seguir: 

Portabilidade

Você pode mudar algumas informações por conta de insatisfação, como o e-mail, mas sem trocar o endereço, ou seja, você muda o provedor do e-mail e não perde a comunicação com quem deseja. 

Anonimato

Como o nome já diz, essa técnica traz o usuário ao anonimato em determinado site, ou seja, algum dado pessoal e/ou sensível é transformado em anônimo.

Depois de falar tanto em proteção e segurança, existe outro serviço que pode te ajudar com isso. Afinal, não adianta você proteger os seus dados, mas não proteger o seu aparelho eletrônico, não é mesmo?

Sabia que, para isso, existe o Seguro Celular e Equipamentos Portáteis da Ciclic? Com ele, seu celular, notebook, tablet e smartwatch ficam cobertos contra roubo, furto qualificado, quebra e danos por líquidos – em sinistros no Brasil e no exterior. Conheça agora e garanta proteção em dobro!