Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços
Celular novo

7 dicas para escolher um novo celular

Diante de uma sociedade capitalista, existe um fenômeno conhecido como obsolescência, que pode ser natural ou programada, na qual algum produto ou serviço acaba se tornando defasado de maneira voluntária ou involuntária pela ação de diversos fatores. Esse fenômeno acaba sendo um grande regulador da nossa maneira de consumir produtos tecnológicos, e é por isso que é muito comum haver uma rotatividade na compra de aparelhos, uma vez que eles se tornam defasados rapidamente. Desse modo, você deve se atentar a diversos fatores na hora de trocar de celular

Na hora de comprar um celular novo, você deve se atentar a diversos aspectos relacionados ao mercado, à novas tecnologias, e também às suas necessidades. Portanto, as dicas abaixo servirão para te auxiliar nesse processo que pode ser bastante custoso, que é trocar um telefone. Confira!

Woman Hand holding smart phone blank screen. Copy space. Hand holding smartphone isolated on white background.

1. Entenda o motivo pelo qual você deseja realizar a troca

Esse primeiro ponto é essencial, principalmente para quem tem o orçamento mais apertado, entender o motivo de você querer trocar de aparelho pode ser, muitas das vezes, um sinal de que a motivação era apenas uma vontade e não uma necessidade.

Não há problema algum em trocar pela vontade, mas normalmente pessoas que possuem um orçamento mais baixo, começam a procurar defeitos que justifiquem a troca do aparelho por uma questão de necessidade, quando na verdade, aquela necessidade é criada para justamente “mascarar uma vontade”

Dentre as reais motivações, podem estar: danos no aparelho, defasagem tecnológica real, necessidade de adaptar o seu dispositivo móvel a uma nova vida ou emprego e diversos outros fatores. 

2. Escolha as ferramentas que você mais utilizará no aparelho

A escolha das principais ferramentas a serem utilizadas falará muito a respeito do tamanho da tela que você precisa, mas também do sistema operacional que você deve buscar. Dentre os principais estão IOS e o Android (e suas variações), que apresentam formatos e públicos totalmente distintos, fazendo com que muitas das vezes, quando um usuário troca seu telefone e muda o sistema operacional, ele acaba se sentindo meio perdido ou insatisfeito com o que é oferecido.

Além disso, existem diversas exclusividades de apps para android e também para IOS, portanto se existe algum aplicativo fundamental para a sua vida, confira se ele é compatível com ambos sistemas operacionais, antes mesmo de pesquisar modelos e preços.

3. Avalie a capacidade de armazenamento

Outro fator bastante importante na hora de trocar de telefone é pensar na capacidade de armazenamento que você precisa. Com o passar dos anos, as pessoas têm utilizado cada vez mais a memória de seus dispositivos: isso inclui tanto a memória interna, e externa, quanto os sistemas de armazenamento na nuvem, tais como Google Drive e o iCloud. Portanto, existe uma ideia de “quanto mais melhor” que é bastante válida, mas isso afeta diretamente no preço do aparelho. 

4. Avalie preços

Os preços de cada dispositivo vão variar de acordo com a marca, inovações tecnológicas, obsolescência programada, e diversos fatores externos. Você deve sempre levar a obsolescência programada como um dos principais aspectos. Se você, em 2022, tem duas opções de telefones com o mesmo preço, mas de anos diferentes, dos quais um dos dispositivos foi lançado há 4 anos e já existem 6 modelos na frente daquele, e outro que foi lançado esse ano, mas possui um pouco menos de funções e ferramentas que o mais antigo, a decisão de optar pelo mais antigo normalmente é a mais comum. 

O preço dos dispositivos sofre uma depreciação com o tempo justamente por questões relacionadas a obsolescência, na qual a empresa com o passar do tempo vai sucateando aquele dispositivo para “obrigar” os usuários a comprarem novos, e com o passar dos anos, a tendência é que a “duração” dos aparelhos seja cada vez menor, como é possível ver pelos diversos lançamentos de iPhones nos últimos anos, fazendo com que um iphone 8, seja considerado obsoleto, mesmo tendo sido lançado a pouquíssimo tempo atrás.

5. Vejam avaliações e reviews

Atualmente existem diversos espaços na web dedicados a postagem de reviews e avaliações acerca dos dispositivos. Nesse espaço, você normalmente encontrará opiniões reais e imparciais, diferentemente daquilo que você ouvirá dos vendedores nas lojas. Portanto, isso serve para mostrar diversas funções que acabam sendo até desconhecidas, mas também para que você consiga avaliar se vale ou não a pena adquirir tal telefone celular. 

6. Procure suporte técnico próximo a você, e faça um orçamento médio

Umas das principais questões referentes à compra de novos dispositivos, é que cada vez mais novos problemas surgem, e com isso a procura por conserto é sempre grande. Portanto, cabe a você avaliar se existem lojas autorizadas ou algum tipo de suporte técnico próximo a você para caso você precise realizar algum tipo de reparo no seu dispositivo.

Além disso, é muito importante também, avaliar quanto custa, em média, para reparar esse dispositivo, já que muitas vezes esses aparelhos são fabricados para dificultar o reparo, fazendo com que o custo seja elevado e em grande parte dos casos, a única solução seja realmente comprar um aparelho novo. 

7. Avalie vontades e necessidades

A vontade fala muito mais alto do que as necessidades. Apesar disso, você deve igualar a emoção e a razão na hora de pensar em consumir algo. Portanto, se você quer uma câmera muito boa, você pode focar nisso, mas não pode esquecer de procurar por um telefone que consiga também suprir outras funcionalidades. Mas, se há uma necessidade por um dispositivo que tenha câmera boa, porque você trabalha com isso, ou algo do tipo, você vai precisar abrir mão de outras características do dispositivo para conseguir encontrar algo dentro de um orçamento limitado. 

Agora que você já sabe no que você deve se atentar na hora de trocar de celular, fica muito mais fácil não ter dor de cabeça por conta disso. Pensando nisso, conheça a Ciclic. Cobrindo desde furtos e roubos até incidentes com quedas ou com água, a Ciclic te oferece a possibilidade de usufruir do seu dispositivo sem se preocupar com possíveis sustos. Para saber mais informações acerca do serviço oferecido, acesse o site e faça já o seu orçamento!