Ciclic

5 antivírus grátis para celular que podem te salvar

Você sabia que o seu smartphone precisa ser protegido internamente? É isso mesmo! E, por isso, a procura por antivírus grátis para celular está aumentando cada vez mais atualmente.

O Android, por exemplo, é o sistema operacional para celular mais popular hoje em dia e isso, infelizmente, também o torna mais suscetível a ataques de criminosos que criam vírus e aplicativos suspeitos. Esses hackers se aproveitam de falhas de software e de aplicativos instalados ou até mesmo erros dos usuários, como a falta de cuidado com o que baixa no dispositivo e a falta de soluções de segurança.

Os golpes podem focar em contas bancárias, aplicativos de compras (como Ifood e Uber, por exemplo) e, também, na sua própria privacidade, incluindo o WhatsApp.

O antivírus grátis para celular é uma ótima ferramenta sem custo para você conseguir se proteger e blindar seu aparelho contra ameaças digitais. Continue lendo para saber mais como o antivírus para celular funciona e qual melhor antivírus para celular!

Usar antivírus grátis para celular é uma solução para se proteger de golpes digitais. | Foto: Freepik.
Usar antivírus grátis para celular é uma solução para se proteger de golpes digitais. | Foto: Freepik.

O que faz um antivírus?

De primeira, já vamos esclarecer que o antivírus para Android não é igual a um de Windows. A plataforma Android é completamente diferente, portanto, o funcionamento do antivírus grátis para celular vai acontecer de outra forma, adaptando-se a esse sistema operacional.

Nessa plataforma de smartphone, o acesso às informações, processos em execução e, também, algumas áreas do sistema, como no Windows, são bem mais limitadas.

Isso significa que mesmo conseguindo monitorar o que acontece no aparelho e nos aplicativos que ele possui, um antivírus grátis para celular não terá o mesmo funcionamento profundo de um antivírus convencional para Windows.

Mas, de qualquer maneira, ter um antivírus grátis ainda é essencial para você se proteger de ameaças digitais e seu smartphone ficar menos vulnerável a cibercriminosos que se aproveitam de brechas para infectar aparelhos com malwares.

No geral, o antivírus grátis para celular pode detectar comportamentos fora do comum de um aplicativo malicioso, bloqueá-los por segurança e, ainda, avisar o usuário antes que prejuízos maiores possam acontecer.

Um bom exemplo são os golpes de phishing (ameaças virtuais ou crimes cibernéticos, nos quais pessoas de má intenção se aproveitam de outras na internet), identificados por antivírus que monitora toda a navegação digital do smartphone, alertando o usuário quando páginas falsas surgem.

Vale ressaltar que um antivírus grátis para celular é também muito importante em aparelhos corporativos, pois eles contam com demandas do trabalho e dados da empresa.

Como o antivírus funciona?

O antivírus grátis para celular possui um banco de dados com todos os vírus já detectados e estudados. Dessa maneira, ele lê e analisa se algo no seu aparelho é um vírus ou não.

Imagine que você acessou um site que tem todo um aspecto suspeito. O sistema do antivírus grátis para celular vai entender se a página possui um vírus conhecido ou não. Infelizmente, há o perigo do vírus passar despercebido, caso seja novo e não esteja no banco de dados.

Por que ter um antivírus?

Normalmente, hackers acessam computadores para conseguir informações, porém, hoje em dia, tudo está conectado e o celular também se tornou fonte principal de dados.

Aplicativos de banco, de entrega, de compras ou de transporte possuem tanto informações pessoais quanto dados financeiros, o que torna um perigo deixar seu aparelho sem uma proteção. 

Se você é uma pessoa que:

● Acessa links sem saber se são confiáveis ou não;

● Salva informações importantes no seu dispositivo;

● Baixa diversos aplicativos sem conhecer a procedência deles;

● Usa redes Wi-Fi desconhecidas com frequência;

● Instala apps fora da Play Store ou Google Play;

● Usa aplicativos ilegais que burlam o sistema operacional;

● Acessa sites que podem ser impróprios, como os de conteúdo adulto;

● Utiliza todos os recursos disponíveis em seu celular. 

É bom ficar atento! Se você faz todas essas coisas da lista ou pelo menos algumas delas, já é motivo para instalar um antivírus grátis para celular para garantir sua segurança e se prevenir de cair em armadilhas digitais.

Observe também alguns sinais que podem indicar que seu dispositivo está com vírus:

● Aumento no uso de dados;

● Aparelho travando constantemente;

● Pop-ups começam a aparecer com muita frequência;

● Aplicativos desconhecidos (são disfarçados como apps falsos);

● Aumento na conta de celular;

● Superaquecimento do aparelho;

● Maior consumo da bateria;

● Ações que você não reconhece (mensagens suspeitas que você não lembra de ter enviado, por exemplo);

● Pedidos constantes de atualização.

5 antivírus grátis para te salvar

Não poderia faltar dicas de qual antivírus grátis para celular baixar, certo? Para obter uma boa segurança no seu smartphone, é importante ter um sistema de qualidade. Confira nossa lista com alguns dos melhores antivírus grátis para celular:

1. Kaspersky Mobile Antivirus

Em resumo, o app oferece dois recursos: o primeiro é a verificação automática de aplicativos e arquivos, além de bloquear sites suspeitos e links perigosos. O segundo é que ele permite ativar um alarme no dispositivo remotamente, caso ele seja roubado, podendo ainda bloqueá-lo e localizá-lo no mapa. Além disso, ele pode tirar uma foto da pessoa que está usando o celular.

2. ESET Mobile Security & Antivirus

Esse antivírus destaca-se entre outros, pois, depois de realizar a instalação dele em seu celular, você ganha 30 dias gratuitos, automaticamente, para experimentar os recursos premium (pagos).

A versão grátis oferece os seguintes serviços: escaneamento em tempo real, relatório de segurança, log de atividades, bloqueador e sirene (alarme) remotos e, ainda, suporte para tablet.

3. Avast Antivirus Android

Essa alternativa protege contra malware que exibe pop-ups e anúncios indesejados. Além disso, o app emite um alerta se você instalar aplicativos do tipo spyware e adware (que podem conter vírus), protege contra ataques de phishing pelo e-mail, ligações telefônicas, sites infectados e mensagens SMS.

Incluso no antivírus, ainda há outras ferramentas, como: bloqueador de chamadas, rastreio de celular, cofre de fotos, economia de energia, app Locker, revisão de permissões de privacidade, limpeza de arquivos indesejados, escaneador de Wi-Fi e, ainda, teste de velocidade.

4. AVG Antivírus Gratuito para Android

O app protege contra os vírus mais novos, malwares, spyware, configurações e aplicativos marcados como perigosos e chamadas indesejadas. Outras funções oferecidas são: bloqueador de apps com senha, rastreio de celular ou tablet com o Google Maps, bloqueador de celular remotamente e alarme com volume baixo em caso de perda ou roubo.

Esse aplicativo também mostra quem está tentando desbloquear seu celular por três vezes, tirando uma foto secreta, que é enviada diretamente para seu e-mail com hora e local do acontecido. 

5. Malwarebytes Antivirus & Anti-Malware

Esse app de segurança bloqueia, automaticamente, malwares, ransomware com uma detecção profunda e, até mesmo, agressiva de adware e programas que normalmente são indesejados.

O antivírus também faz uma auditoria de privacidade e informa quais aplicativos estão de olho nos seus movimentos digitais. O sistema ainda inclui a identificação de apps que não estão sendo utilizados, ou seja, que são inúteis, para liberar seu dispositivo do lixo “bloatware” (aplicativo inútil que só ocupa espaço de armazenamento interno, consome processamento e RAM).

Além de tudo isso, para finalizar, o Malwarebytes verifica se há phishing em URLs do Google Chrome e alerta quando algo fora do comum for detectado na web.

Pronto! Agora você já sabe tudo sobre os antivírus grátis para celular, como esse sistema funciona e as melhores dicas para você poder instalar no seu dispositivo e se proteger de possíveis ameaças.

Gostou do nosso conteúdo? Agora, não esqueça de proteger o seu aparelho com o Seguro Celular Ciclic também.

A Ciclic é uma empresa brasileira, 100% digital e especialista em oferecer ao cliente uma plataforma de proteção completa.