Blog Ciclic: Dicas e informações sobre seguros e serviços

09 lugares no sul do Brasil que você tem que ir!

O Brasil é um país majoritariamente tropical. Essa característica faz com que grande parte da população more em locais quentes e úmidos. Mas mesmo que o brasileiro possa desfrutar de um dos climas mais agradáveis do mundo, às vezes, dá aquela vontade de curtir um friozinho, por isso, muita gente procura por lugares para viajar no sul do Brasil.

Mesmo que a procura por “destinos sul do Brasil” seja frequente, muitas pessoas ainda acham que uma viagem internacional para algum país frio compensa mais, entretanto, essa é uma visão equivocada, já que existem lugares para conhecer no sul do Brasil que se equiparam a uma viagem internacional ou sejam até melhores.

Ah! E além de fazer belíssimos roteiros por lá, ainda existem vários lugares baratos para viajar no sul do Brasil que fazem com que os turistas possam passar boas temporadas de frio e apreciar lindas paisagens sem pesar muito no bolso. Vamos conhecer?

Saiba os melhores destinos no sul do Brasil para curtir um friozinho. | Foto: Freepik.
Saiba os melhores destinos no sul do Brasil para curtir um friozinho. | Foto: Freepik.

09 lugares para viajar no sul do Brasil

São muitos os lugares para conhecer no sul do Brasil, seja no inverno ou no verão, entretanto, separamos alguns que pulam aos olhos e oferecem os melhores roteiros:

Gramado

Essa é uma das cidades mais famosas e, de fato, o local faz valer sua fama. Em Gramado, todo o visual tem referências europeias e, assim, as construções são todas charmosas, únicas e especiais. A comida também é muito boa e a cidade possui uma série de restaurantes famosos.

No inverno, Gramado fica ainda mais famoso pela possibilidade de se ver neve, mas, de forma geral, as temperaturas ficam entre 10 e 17 graus. Então, se você pretende ver gelo caindo do céu, é legal se programar de acordo com as previsões.

Canela

Essa também é uma cidade bem famosa, mas a verdade é que sua fama é derivada de Gramado, já que as duas só tem 7 km de distância. Assim, quem vai visitar uma, acaba dando uma passadinha na outra. 

Canela é menor e tem menos atrações que Gramado, mas é muito bonita também e tem o mesmo clima temporal e visual, sendo uma opção para aqueles que querem fugir da badalação que é Gramado – mas é bom lembrar que, em alta temporada, as duas cidades ficam bem cheias. 

Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é para aqueles que simpatizam com a cultura italiana. A região em que essa cidade está localizada é conhecida como Toscana Brasileira, por isso, é um bom destino para quem quer se aproximar da Itália daqui do Brasil – na arquitetura e na comida. 

Garibaldi

Garibaldi também está na região da Toscana Brasileira e, por isso, é um dos lugares para viajar no sul do Brasil que tem características italianas fortes. Com uma temperatura que vai de – 5 até 20 graus no inverno, o local é conhecido pelas geadas e os turistas costumam transitar entre Bento Gonçalves e Garibaldi devido sua proximidade. 

Cambará do Sul

Os lugares mencionados anteriormente costumam ser atrativos devido à boa comida e às belíssimas construções. Cambará do Sul, contudo, se difere delas porque oferece atrações voltadas para a natureza. Quem for viajar para essa cidade, precisa conhecer as suas diversas serras.

Morretes

Morretes é ideal para quem deseja desfrutar de uma arquitetura belíssima, já que a cidade conta com construções de estilo colonial muito lindas e bem conservadas.

Urubici

Esse é um dos lugares para viajar no sul do Brasil para quem quer realmente passar frio e ver a neve, pois foi nessa região que foi registrada a menor temperatura do país.

Urupema

Também é um dos lugares para quem quer passar frio, pois se localiza na mesma região de Urubici. A cidade ainda não é muito receptiva aos turistas, mas já existem belíssimas construções, uma boa gastronomia e alguns festivais de temporada.

São Joaquim

Assim como Urubici e Urupema, São Joaquim está localizada na região mais fria do país. Pelo fato dessas três cidades serem tão perto, é possível visitar todas em uma só viagem, o que é uma boa opção para aproveitar tudo o que cada uma tem a oferecer.

Roteiros de viagem no sul do Brasil!

Os lugares para viajar no sul do Brasil são cheios de pontos turísticos charmosos, mas a realidade é que o frio impossibilita o banho em vários dos rios e lagos que muitas dessas cidades têm. Mas, mesmo que você não entre na água, é legal marcar um dia de piquenique nesses ambientes para curtir a natureza.

Outro bom programa é, sem dúvidas, comer comidas bem quentinhas. A maioria desses lugares contém restaurantes típicos que oferecem fondue e outras especialidades, além de serem bem bonitos para tirar fotos e aproveitar a estética.

Com cidades turísticas, o sul do Brasil costuma ser muito bonito e está sempre enfeitado para os visitantes, então, é ideal colocar no roteiro uma volta no centro das cidades para realmente conhecer a história e seus pontos turísticos. 

Mas para conhecer os lugares do sul do Brasil com muita tranquilidade e sem se preocupar com mais nada, é necessário ter um bom seguro viagem. Para isso, você pode contar com o da Ciclic e sua cobertura completa para viagens nacionais e internacionais.

Conheça os detalhes do Seguro Viagem Ciclic e faça já o seu, independente do destino!